A euphorbia milli, ou coroa de cristo como é conhecida, é uma planta da qual sempre gostei, mas é grande e eu não podia simplesmente ter essa mocinha espinhenta na minha varanda, até que achei uma versão mini dela. Como eu adoro tudo que é mini não resisti, precisei comprar.
Desde que eu trouxe minha mini euphorbia para casa ela cresce e floresce sem parar. Quando a comprei tinha algumas poucas flores, mas a replantei em outro vaso maior e coloquei no parapeito da varanda para que tivesse sol pleno. Em poucos dias ela começou a dar sinais de satisfação com novos brotos e depois com muitas flores. Agora que já a cultivo há algum tempo posso falar sobre as necessidades e preferências da euphorbia milli mini.
Plantio
Apesar de ter o caule grosso e enormes espinhos a euphorbia milli é uma planta suculenta e não um cacto e ela é tóxica para animais por causa da seiva leitosa que escorre quando ela é cortada ou machucada, como já mencionei no post Plantas Venenosas para Animais.
Por ser uma planta suculenta recomendo para o plantio um substrato composto de substrato pronto (desses que compramos em lojas de jardinagem), húmus de minhoca e areia de rio média ou de construção. Primeiro faço a mistura do substrato com o húmus de minhoca em partes iguais, depois uso duas partes dessa mistura e uma parte de areia para preencher o vaso.
Como a euphorbia milli que eu cultivo é a mini ela pode ser cultivada em vasos, mas não muito pequenos. A que eu comprei veio em um mini vasinho daqueles minúsculos mesmo no qual vendem pequenas mudas de suculentas e cactos bem bebês. Eu a replantei em um vaso maior e ela cresceu bastante desde então. Euphorbias milli não são exigentes com espaço, mas o ideal é que tenham o suficiente para crescerem saudáveis.
Sol
Elas amam sol e vão precisar de um local que tenha sol pleno para viverem felizes. A minha muda, que está comigo há alguns meses, pega sol praticamente o dia todo e está com um ótimo aspecto.
Elas não são uma opção se o sol é escasso porque vão ficar estioladas, com menos folhas e flores e caules super compridos, dando um aspecto feio à planta.
Rega
Para a minha muda mantenho regas regulares em pouca quantidade, deixando o substrato secar entre uma rega e outra. As euphorbias não toleram encharcamento assim como a maioria das suculentas, portanto o ideal é ter cautela.
O fato de ser o ideal para elas deixar o substrato secar entre as regas não quer dizer para matar a planta de sede, apesar dela tolerar bem a falta de água. Eu prefiro regar mais vezes por semana em pequena quantidade do que regar em maior quantidade e ficar mais dias sem colocar água. O importante é sempre observar o substrato e as necessidades da planta.
Adubos
Assim como para as minhas outras plantas, uso para a euphorbia basicamente dois adubos: esterco bovino e húmus de minhoca misturados ao substrato ou como base para o adubo líquido que eu mesma faço. Também uso o leite diluído ou o kefir, que além de prevenirem fungos ainda agem como adubo foliar.
O esterco e o húmus de minhoca eu misturo ao substrato no plantio. Uso um adubo líquido também feito com húmus e esterco uma vez por semana e aplico junto com o leite diluído ou kefir. Todas as informações sobre dosagem e diluição estão nos links para os posts.
Pragas
Minha euphorbia nunca teve nenhuma praga. Ela é sem dúvidas uma planta muito resistente e de fácil cultivo, mas cochonilhas, pulgões, entre outras são pragas bastante comuns em qualquer planta, portanto sugiro a leitura dos posts correspondentes e também do post Guia de Defensivos Naturais.
Propagação
A propagação das euphorbias é feita facilmente a partir de estaquia. Basta cortar um pedaço do caule e deixar em local seco e fresco até estar cicatrizado, o que significa que a seiva leitosa que sai da planta deve estar bem seca. O corte deve ser feito com um estilete afiado, não recomendo usar tesouras ou alicates de poda. Após a cicatrização deve-se plantar na mistura de substrato adequada e manter todos os cuidados com sol e rega que a planta requer.
Outra forma de propagação é a partir de sementes, mas antes das sementes vem a polinização das flores e as euphorbias milli têm particularidades que tornam o processo bem interessante.
As flores são hermafroditas, mas não desenvolvem as partes macho e fêmea simultaneamente. Primeiro a flor desenvolve a parte feminina, ficando com os estigmas receptivos. Nesse momento também estão com muito néctar, tornando-se bastante atrativas para os insetos polinizadores.
À medida que as flores envelhecem desenvolvem a parte masculina, o pólen, que fica bem evidente. Nesse estágio o estigma da flor já não está mais receptivo, então o pólen deve ser usado para polinizar estigmas de flores mais jovens, recém abertas.
Apesar dessa característica a polinização não é difícil porque a euphorbia produz muitas flores e floresce praticamente o ano inteiro.
Por volta de três dias após realizar a polinização é possível observar claramente as cápsulas de sementes se formando. Quando elas estiverem bem gordinhas, totalmente formadas, deve-se retirar a flor e guardar em um pote em local seco e fresco. É necessário fazer furos na tampa do pote para arejar as sementes ou cobrir com um papel toalha e colocar um elástico para prender.
Isso deve ser feito porque quando as sementes estão prontas a cápsula explode, literalmente, e espalha as sementes muito longe da planta mãe.
Aliás não se preocupe se você perder algumas cápsulas que já explodiram (experiência própria) até descobrir o momento ideal de colher e guardar.
Olá,
Estou tentando germinar sementes de euphorbia milli, mas sem sucesso, alguém tem alguma dica..
Ou sabe onde eu possa compra mudas ou estacas de várias cores, principalmente branca.
Agradeço a todos
Elvis sementes de euphorbia Mello precisam ser muito frescas para germinar. Por isso, apesar de ter polinizado a minha optei por não vender na loja. Sugiro a compra das mudas mesmo ou estaquia se conhecer alguém que tenha mudas. Talvez andando pela sua cidade você encontre. São planta muito usadas no paisagismo urbano.
Abraços Floridos
Boa tarde,
Infelizmente já rodei a internet a procura da cor BRANCA e nada.
Se alguém tiver por favor entre em contato [email protected]
Oi Bruna! você já tentou o cultivo se rosas do deserto? Imaginei que por você morar em apartamento, você teria problemas com sol, mas nesse seu último post você disse que pega sol o dia todo na sua varanda, e como as rosas do deserto precisam de algumas horas de sol por dia, acho que daria certo o cultivo delas aí no seu aparmento.
Se não tentou ainda, acho que vale a experiência, principalmente por sementes, eu plantei inicialmente algumas e amei, estão crescendo lindamente e isso dá uma sensação de satisfação enorme(por isso comprei mais algumas dezenas). Abraços 😉
Lucas eu já plantei sementes e atualmente tenho mudas, mas as considero sensíveis. Se eu rego um tiquinho a mais já dá fungo nas folhas 🙁 , então ainda estou tentando me entender com elas, rs, quando eu conseguir faço um post. Mas você tem razão, é muito gratificante, a germinação é rápida, o crescimento também e as mudas são uma graça. : )
Abraços Floridos
Linda planta!