Eu recebo muitos e-mails com dúvidas sobre a queda das flores da pimenta e posso dizer que algumas vezes eu mesma já tive esse problema. Apesar de no meu caso não ser algo frequente e quando ocorre normalmente já sei o que é, como era uma queixa comum dos leitores decidi pesquisar mais sobre isso para encontrar respostas e testei algumas teorias com as minhas próprias plantas para escrever um post que pudesse ajudar quem sofre com esse problema.
Nesse post vou falar apenas das causas para o fruto não se formar, se a planta sequer dá flores ou floresce pouco os problemas são outros e nesse caso o post Pimentas vai ajudar.
Forth Enxofre. Excelente adubo e defensivo contra ácaros para pimentas. Clique na imagem para Comprar na Amazon!
Vou listar aqui todas as possíveis causas, então deve-se considerar cada uma delas e observar a planta.
Planta Muito Jovem
É comum que as primeiras flores da planta não vinguem. Nem sempre ocorre, mas é uma possibilidade.
Independente disso eu sugiro que se observe as demais causas, porque mesmo que a primeira floração não gere frutos, podem haver outros problemas.
Pragas
O problema mais óbvio é esse. Na verdade elas mal florescem quando têm pragas, mas se florescem os frutos não se formam ou se formam defeituosos, com tamanho reduzido e às vezes caem ainda pequenos.
É importante sempre observar a planta para verificar se não há pragas, especialmente cochonilhas, pulgões, moscas brancas, ácaros por baixo das folhas, etc.
Encontrando pragas, trate-as. Há inúmeros posts no blog explicando como combater cada uma. Pesquise pelo nome e todos os posts relacionados vão aparecer ou veja a categoria Pragas e Doenças.
Início de Ataque de Ácaros
Eu já falei sobre as pragas, mas essa merece atenção especial porque começa bem discreta e acabamos não percebendo que ela já está causando danos.
Às vezes as flores estão caindo sem formar frutos e não há pragas aparentes. Por mais que se observe não se vê sinais e não há nenhuma outra causa. Mas é fácil perceber se é o início de um ataque de ácaros, basta observar se as folhas estão nascendo mais estreitas e com as bordas levemente onduladas, ainda que não estejam deformadas por completo. Além disso alguns botões ficam marrons ou amarelam e caem antes mesmo de crescerem e das flores abrirem. Se for o caso deve-se usar enxofre e, como sempre, observar.
Polinização
Outra causa comum é a falta de polinização das flores, especialmente para jardineiros que moram em apartamento. Eu costumo polinizar manualmente minhas flores de pimentas e tomates todos os dias e sempre tenho frutos.
Já existe no blog um post detalhado sobre a polinização das pimenteiras e sugiro que alguma das técnicas mostradas no post seja usada, sempre observando a planta para verificar se os frutos vão se formar. Pode ser que nem todas as flores polinizadas gerem frutos, mas se for esse o problema deve haver uma melhora considerável, se não houver as outras possibilidades devem ser verificadas.
Temperatura
A temperatura é um aspecto de extrema relevância para a formação dos frutos das pimenteiras e elas são bastante sensíveis em relação a isso.
Para que a pimenteira floresça e frutifique a temperatura deve estar acima dos 24 graus e abaixo dos 35. Sim, o calor excessivo também prejudica a frutificação.
A questão é que a temperatura acaba sendo um fator que se considera por exclusão dos demais, exceto se estiver realmente muito quente ou muito frio e nenhum outro problema seja evidente.
Se a planta não tem pragas, já está desenvolvida e a polinização está sendo feita, a temperatura acaba sendo a resposta plausível para o problema e infelizmente não há muito que se possa fazer.
Se a temperatura estiver muito alta não vejo soluções. Se a temperatura estiver baixa simplesmente deixar a planta dentro de casa em local ensolarado, se houver sol, pode ajudar ou colocar em uma estufa.
Variações muito grandes de temperatura também afetam a frutificação. Dias quentes e noite muito frias também são um problema e nesse caso a melhor solução seria uma estufa ou simplesmente esperar uma estação mais quente com a temperatura estável quando a planta volta a frutificar normalmente.
Deficiências de Cálcio e Magnésio
A deficiência desses nutrientes costuma ser muito evidente. No caso do magnésio por evidente leia-se folhas amarelando e os veios verdes bem nítidos. No caso do cálcio fica evidente principalmente se o fruto chega a se formar, mas fica com a ponta escurecida e cai ainda pequeno.
Nem sempre as deficiências de cálcio e magnésio são evidentes a princípio então o ideal é já antecipar esse problema e usar o leite uma vez por semana como adubo foliar e acrescentar o sulfato de magnésio no borrifador. Essa não é só uma questão de tratar a queda das flores sem formar frutos, mas sim de contribuir para a saúde da planta de uma maneira geral.
Eu já uso o leite há algum tempo e ele realmente faz diferença deixando as plantas mais bonitas, mas o sulfato de magnésio passei a usar com mais frequência agora para testar se também vai fazer uma boa diferença no cultivo.
Excesso de Nitrogênio
Outra possível causa é o excesso de nitrogênio que pode fazer com que as flores não formem frutos. Isso ocorre normalmente quando se acaba de fazer uma adubação rica em nitrogênio e nesse caso as flores que se formam em seguida não vingam. É mais comum que ocorra após adubações químicas.
Tenho um pé de pimenta de cheiro que está dando a primeira florada (+/- 8 meses de vida), mas os botões não desenvolvem. Assim que vi os sinais de floração, adubei com borra de café, farinha de osso e casca de banana triturada (uma espécie de “NPK orgânico” priorizando o potássio em qtde). Sempre fiz aplicações preventivas de enxofre (e continuo aplicando) exatamente para evitar problemas com ácaros, mas algumas folhas estão aparecendo um pouco enrugadas mesmo assim… Não entendo.
A planta parece incrivelmente saudável (tem folhas verdes, grandes e viçosas), mas as flores brotam pequeninas e secam sem nem crescerem. Ficam literalmente marrons e caem. Minha última tentativa foi aplicar um adubo foliar esse último fim de semana e vou ver se surge resultado.
Agradeceria muito qualquer opinião e parabéns pelo conteúdo!
Olá Samuel!
Seu cultivo está ótimo! Excelente opção a de usar esse NPK orgânico, mas para a floração eu sugiro priorizar o fósforo da farinha de osso, para o que seria um 4-14-8, mas não recomendo aplicar durante a floração, pode fazer as flores caírem. Está bem característico o sintoma de ácaros. Recomendo continuar aplicando enxofre dimy como preventivo e aplicar por baixo das folhas onde ficam os ácaros e evitar a região dos botões. Além disso recomendo tirar as folhas afetadas e não aplicar mais adubos por enquanto. A planta está bem adubada e o excesso de adubo pode prejudicar. De resto é ter paciência para os adubos fazerem efeito e continuar vigilante com pragas. A única coisa que eu faria além de aplicar o enxofre dimy, é aplicar leite bem diluído, sempre pela manhã com sol, a cada 15 dias. Tem um post sobre o uso do leite para tomateiros aqui no blog, que explica bem o uso.
Abraços Floridos
Olá, tenho 10 pés de pimenta Carolina reaper e estou notando que os botões estão ficando mais finos na base e com o tempo caem. As pimenteiras são novas tem menos de meses e estão plantadas em vasos e são bem vigorosas, faço óleo de neem toda semana. E há três semanas fiz adubação com osmocote 15-09-12. As sementes de Carolina reaper vieram dos EUA. O que pode estar acontecendo?
Pode ser por ser apenas a primeira floração ou falta de nutrientes. A adubação que você fez não prioriza o fósforo, que na fase de produção é ideal que seja mais alto. Não recomendo fazer outra adubação porque pode criar problemas por excesso de adubo. O que poderia fazer é usar um adubo de aplicação foliar. Recomendo usar leite diluído, que é excelente para as plantas e traz ótimos resultados, ou esterco bem curtido e preparado para uso como adubo líquido como mostrei no post Adubo Líquido. Use uma vez por semana e observe.
Abraços Floridos
Olá, tenho uma pimenteira que está com as folhas perfeitas, nada de deformação, amarelidão mas as flores estão caindo, notei que parece que está infestada de umas pulguinhas verdes nas flores, o que poderia ser? É alguma praga conhecida, se sim e tiver post sobre já postado, poderia me informar o nome para que eu o leia. Grato!
Olá Julio Cesar! Pela descrição devem ser pulgões, tem um post sobre eles aqui no blog, com foto para ajudar a identificar. Recomendo o tratamento com óleo de neem.
Abraços Floridos
Bom dia tenho um pezinho de pimenta em um vizinho pequeno. Esta muito Veredinha e cheira ,encheu de flores muitas mwmo mas eles estão caindo ecom caule e tudo as flores não vingam. O que pode ser?
Cristiana pode ser qualquer uma das hipóteses do post, mas se for a primeira floração é comum que caiam mesmo. Caso não seja é necessário analisar o cultivo e se há pragas na planta.
Tenho várias pimenteiras no vaso, habanero, Jamaican red, bhut jalokia e outras… a folha estão intactas, bem verdes parecem saudaveis… mas notei que elas tem frutos e não chegam a amadurecer, ainda verdes caem. Agora estamos no inverno aqui em SC, será que a temperatura
Marisa é possível que seja sim, mas observe se não há nenhuma alteração nos frutos que possam indicar doenças específicas deles como podridão apical, etc.
Tenho uma planta de habanero que os botoes crescem, mas as flores nao abrem, ao observar eles ficam bem finos na base, como se secassem e caem antes mesmo de abrir, sabe o que pode ser?
Luiz Felipe isso tem cara de ácaro. As folhas estão normais? Recomendo usar enxofre dimy duas vezes por semana. Use bem diluído e aplique sem excesso, não deixe a planta pingando. Se não for ácaro o problema vai persistir e você me avisa e tentamos descobrir a causa, mas pelo menos estará dando um adubo foliar para ela rs, enxofre é um macronutriente.
Pior que acho que nao é acaro, as folhas estao normais, ainda estao se recuperando dos pulgoes.. Mas elas nao tem mancha nenhuma, estao só um pouco deformada por causa dos pulgoes. Ainda nao consegui achar o enxofre, assim que conseguir vou comprar
Pode ser que não seja e a deformação seja dos pulgões mesmo ou outra doença associada. De qualquer forma, enquanto não tem o enxofre, mantenha o olhar atento para novos pulgões e use um adubo foliar para ajudá-la a se recuperar. ; )
Boa tarde meu caso e minhas couves estavam lindas 13 centimetros + ou – de um dia p outro as folhas foram comidas olhei olhei e nao vi nada to arrasadoooo tanto cuidado carinho p nada. Obrigado
Bom dia. Pode ser algum inseto voador noturno. Algum tipo de gafanhoto (grilo). A melhor forma para identificar o causador do problema é procura-lo no turno em que ele está em atividade. Vai acha-lo… Fique na Paz.
Bruna, em um momento de seu post vc falou sobre um “leite” para tratar a deficiência de cálcio e magnésio. Que tipo de leite vc se referiu? E como eu poderia usa-lo em minhas plantinhas? Quantidade, diluição,… Obrigado… Estou gostando muito de ler seus posts… Abençoado dia para todos nós.
Gilson seria o leite de vaca. Aliás eu deveria ter colocado o link nesse post para o outro que explica em detalhes e agora por causa do seu comentário percebi que não coloquei. Graças ao seu comentário eu vou corrigir isso e te recomendo a leitura dos posts Fungos e Fungicida Natural para Tomateiros, neles você encontrará todas as explicações, mas caso tenha qualquer dúvida me avise e vou esclarecer : )
Abraços Floridos
o melhor leite é o cru, pois ele tem varias enzimas que ajuda muito as plantas e evitam varios tipos de pragas, mas se nao tiver acesso ao leite cru, prefira o pasteurizado o de caixa tem citrato de sodio que nao ajuda muito a planta. coloque também casca de ovo triturada ajuda bastanta para abaixar a acidez do solo.
Plantei pimenta dedo de moça no vaso. Uma deu frutos e outro pé cresceu grande e não produziu nada. Tem pé macho?
Não Nadir, o fato de não ter produzido pode estar relacionado a muitos fatores, mas as pimenteiras têm flores com partes macho e fêmea na mesma flor.
Abraços Floridos
Eu plantei pimentao depois de grande cail eu apri estava podre por dentro
Marcos isso pode ter acontecido por algumas causas, como fungos por exemplo, ou alguma praga que ataque os frutos.
Abraços Floridos
Parabéns pelo site.
Estou aprendendo muito sobre flores e pomares.
Continue assim.
Obrigada Reinaldo. : )
Abraços Floridos
Muitos reclamam como adubar,,,,,,,,,,porque que folhas e frutos caem , Minhas plantacoes nao acontecem nada disso, da uma visitinha nas matas do nosso Brasil, vc ja viu alguem adubar ou por calcario ou outro adubo nas matas, jamais isso acontece, POIS BEM ! dentro das matas tem cada frutinha docinhas deliciosas graudas, da agua na boca, eu costumo passear nas matas e levo minha cestinha e venho lotado de frutas, Entao , folhas pedacos de pau frutas que apodrecem capim que seca, tudo isso e o adubo das nossas matas, Voce viu como a natureza e perfeita ! Entao vai nas matas recolhe tudo que caiu no chao deixa secar bem, coloca dentro de um saco bate ate ficar tudo quase moidinho jogue na terra que vai plantar e aguando bem vc vai colher frutinhas maravilhosas sem gastar um tostao abs e tchau.
Meu pé de pimenta malagueta ta amanhecendo cada dia com menos folhas, da pra ver que tem uma folha ou outra comida caida, mas a maioria dele esta sem as folhas, já olhei e não vi formigas nem lagartas. O que pode ser?
Carla pode ser que sejam lagartas. Elas têm uma camuflagem perfeita! Use algum defensivo com ação repelente como o neem com alho curtido no álcool e olhe toda a planta para retirar as lagartas que encontrar. Pode ser que não sejam lagartas, mas pelo sintoma que você relata é provável. Se preferir me mande fotos e tento identificar.
Abraços Floridos
Bruna, tenho alguns pés de pimenta no quintal. Os mais desenvolvidos são os de pimenta dedo de moça que foram os primeiros que plantei. Tem um bem grandinho (uns 60cm de altura) e todo florido, outros um pouco menores sendo que um também florido.
Tenho polinizado manualmente e acho que tem umas frutinhas surgindo 🙂
Mas estou preocupada porque um pezinho sumiu de um dia para o outro, restou só um toquinho do caule com uma única folha. Não ficaram folhas caídas na terra então suponho que ele tenha sido devorado por algum bichinho. Não encontrei nada além de formigas andando neles e não sei identificar se esse tipo de formiga é cortadeira ou não, é bem pequena, me parece formiga comum.
Enfim, meu receio é que os outros que já estão até floridos sejam devorados também. Curioso que tenho couve manteiga exatamente ao lado e ela não foi comida. Seja o que for, tem paladar apurado e preferência por pimentas rs
Passei a aplicar o super combo defensivo que vi aqui no blog, nenhum pé foi devorado depois disso mas ainda vejo folhas “comidas”.
Supondo que seja formiga mesmo, o defensivo resolveria? E o que mais poderia dar conta de uma pimenteira de um dia para o outro?
Obrigada!
Nossa Patrícia esse devorador de pimentas é voraz, rs. De um dia para o outro é muito rápido e imagino que seja algo que ataca em bando, um bicho não creio que causaria tanto dano. Para afastar pragas desse tipo veja o post Cartilha de Defensivos Naturais. Lá você encontrar várias receitas que são repelentes.
Abraços Floridos
Patricia pode ser lesmas ..aqui nas minhas pimesnteiras aconteceu assim ai descobri que foi lesmas..
Boa tarde! Veja se não tem tatuzinho na terra. Eles devora a pimenteira, inclusive a raiz. É um bichinho cinza que parece uma carapaça de tatu. Boa sorte!
Lígia os tatuzinhos costumam ser inofensivos para as plantas. Só prejudicam as existem em quantidade muito grande. : )
Abraços Floridos
Você tem algum cuidado especial quanto à falta de boro?
Já li em vários locais que essa carência leva a queda de flores mas só encontrei soluções químicas, queria saber se existe alguma forma mais natural de contornar o problema.
Patrícia não tenho nenhum cuidado específico com o boro, mas antes de me preocupar com ele eu pensaria em todas as outras opções que mencionei no post, exceto se você já sabe que é mesmo deficiência de boro por alguma análise do solo. De qualquer forma infelizmente eu não sei dizer o que poderia ser usado.
Abraços Floridos