Plantar cebolas a partir das que compramos em mercados e feiras é super simples e é uma ótima opção para ter algo de rápida colheita na horta.
As cebolas podem até ser cultivadas com o objetivo de colher somente as cebolinhas, mas seria um desperdício não consumir as deliciosas cebolas, ainda que sejam pequenas, que se formam ao longo do crescimento.
O foco inicial desse post está mais na colheita das cebolinhas, já que elas são super saborosas e podem começar a ser consumidas apenas 15 dias após o plantio, às vezes em menos tempo, dependendo das condições de cultivo. Para quem está começando uma horta ou para quem está frustrado com os resultados, algo simples e rápido faz toda a diferença para trazer a satisfação que tanto buscamos ao cultivar nosso próprio alimento. De qualquer forma também vou falar sobre a colheita das cebolas propriamente ditas.
Enraizar
Antes de plantar as cebolas o ideal é enraizar na água. É possível plantar direto no substrato, mas particularmente prefiro os resultados quando é enraizada na água e depois plantada.
Enraizar na água é algo bem conhecido para a maioria das pessoas e eu até já passei essa técnica aqui no blog quando falei sobre como enraizar ervas. Com cebolas essa técnica é perfeita, funciona muito bem e os resultados são incrivelmente rápidos.
O processo é bem simples e consiste apenas em tirar a casca da cebola, cortar e colocar a parte com as raízes na água, mas antes de chegarmos a essa parte prática é bom explicar algumas questões sobre o corte.
Há quem corte no estilo vela, deixando todo o centro da cebola com o broto intacto e tirando somente as laterais, como se a cebola fosse o caroço de uma manga. Há quem corte somente a base com as raízes e aproveite todo o resto e há também quem corte ao meio, que é o que eu costumo fazer, usando uma metade para consumo e plantando a outra com as raízes.
As três opções de corte mencionadas são válidas e vão ser geradas novas cebolas, mas a grande diferença está na forma e tamanho das cebolas que são formadas ao longo do desenvolvimento de acordo com cada tipo de corte. Devo dizer que nunca fiz a experiência para testar todos. Eu testei somente cortando pela metade e cortando só a base e prefiro cortando a metade. Quando cortei só a base tive cebolas menores e que cresceram mais juntinhas. Cortando pela metade as cebolas se desenvolveram mais espaçadas e eram um pouco maiores.
Diz a lenda, mas nunca testei, que os melhores resultados vem quando a cebola é cortada nesse estilo vela ou caroço de manga, deixando a cebola bem maior.
Independente de como se prefira fazer o corte, daqui para frente todos as recomendações são as mesmas, então escolha de acordo com seu coração ou até faça a experiência e plante dos três jeitos.
Eu recomendo que primeiro seja retirada a casca da cebola, mas aqui também vale a preferência de cada um, porque há quem não tire.
Após tirar a casca faça o corte que preferir.
Feito o corte, coloque a parte com as raízes na água.
Recomendo colocar em um copo ou pote de vidro, desses de geléia que a gente guarda, porque a cebola costuma caber direitinho se a boca não for muito larga, mas qualquer pote serve, inclusive copos descartáveis, desde que somente a base da cebola fique em contato com a água. Ela não deve ficar completamente imersa, apenas parcialmente.
O recipiente com a cebola deve ficar em local seco e fresco sem sol direto, mas com muita claridade. O máximo que ela pode pegar é um pouco do sol da manhã.
Depois de poucos dias é possível ver novas raízes crescendo. Em todas as vezes que eu usei essa técnica demorou no máximo 3 dias para já ter uma pontinha branca, leia-se raiz nova. Tudo ocorre realmente muito rápido.
A água pode ser trocada todos os dias ou a cada dois dias, mas como é um processo muito rápido eu nem costumo trocar.
Após o início do crescimento das novas raízes mantenha a cebola na água por mais 5 a 7 dias e então plante-a no substrato.
Plantio
Recomendo o plantio em um vaso que tenha espaço suficiente para a formação das cebolas. O ideal seria algo com pelo menos 20 cm de altura para uma cebola poder se formar com um relativo conforto. Porém, se o plantio for feito em um vaso menor a cebola ainda irá se formar, nem que seja uma micro cebola, tipo um dente de alho. Em vasos maiores as cebolinhas também se desenvolvem mais, ficando maiores e mais grossas.
Para o plantio uso uma mistura de duas partes de substrato pronto de boa qualidade, duas partes de húmus de minhoca e uma parte de esterco bovino curtido.
Ao plantar eu cubro a cebola deixando uma camada bem leve de substrato por cima, de forma que ela fique parcialmente exposta. Quando o primeiro broto começa a surgir eu acrescento mais substrato cobrindo-a totalmente.
Sol
A cebola precisa de sol pleno para se desenvolver bem, então o ideal é que ela seja cultivada em local que tenha incidência de pelo menos 4 horas de sol por dia. Esse período é o mínimo necessário, mas quanto mais sol melhor.
Há casos, dependendo do cultivar, em que a cebola pode sofrer com o sol se ele for muito forte e direto por muitas horas. Nesses casos as cebolinhas começam a amarelar bem rápido e a planta vai ficando feia. Se for observado que não há pragas e as folhas amarelam como um todo, sem sinal de fungos ou outras doenças, experimente mudar o vaso para um local que tenha menos sol e observe a planta. Caso haja melhora vá mudando, na medida do possível, até ver onde ela se comporta melhor e você saberá que esse é o melhor local para cultivar cebolas sempre que quiser plantar.
Rega
Procuro deixar o substrato levemente úmido entre as regas, mas tudo depende das condições. Em dias quentes rego mais, em dias mais amenos rego menos ou nem rego. O equilíbrio e a observação são sempre importantes.
Mantenho uma leve umidade durante todo o crescimento, porém quando está próximo da colheita, momento em que a planta começa a secar e amarelar, suspendo totalmente as regas caso ela esteja sozinha em um vaso. Se a cebola está dividindo espaço com outras plantas, o que normalmente é o que acontece (#jardineiradeapartamento), eu continuo regando à medida que as outras precisam e vou observando as cebolas.
Adubos
Ao realizar o plantio das cebolas uso dois adubos misturados ao substrato, húmus de minhoca e esterco bovino curtido. Uso ambos na forma sólida na proporção que já mencionei quando falei do plantio.
Durante o cultivo, uso como adubos de manutenção o leite diluído e o adubo líquido, que é feito com húmus de minhoca e esterco bovino, entre outros orgânicos que podem ser adicionados.
O leite diluído aplico uma vez por semana pela manhã em dias de sol, usando a diluição que menciono no post específico sobre ele. O adubo líquido eu também uso uma vez por semana, porém aplico diluído nas regas.
Pragas
As minhas cebolas nunca tiveram pragas, em nenhuma das vezes que cultivei. Elas são plantas bastante fáceis de cultivar e resistentes. Nunca vi cochonilhas, pulgões ou ácaros nas minhas. Também nunca tive problemas com doenças, mas é relativamente comum que as cebolas tenham um fungo chamado ferrugem, e isso também vale para as cebolinhas do alho e para a própria cebolinha.
As características da ferrugem são bem marcantes. As folhas ficam amareladas e salpicadas com manchas cor de ferrugem, sendo que em alguns casos as manchas apresentam um pó da mesma cor.
Recomendo retirar as folhas afetadas e tratar com leite diluído como oriento no post Fungos. Em casos mais graves sugiro usar o cupro dimy, seguir as recomendações da embalagem e aguardar uma semana após a última aplicação para consumir, lavando bem as folhas.
Também é comum as folhas amarelarem, sem a presença da ferrugem, e isso pode ser simplesmente um sol muito forte e/ou falta de água. Elas amam sol, mas sem a devida irrigação vão começar a amarelar.
Colheita
Para colher as cebolinhas basta cortá-las, deixando uma pequena parte do talo. Pode-se também puxar levemente até chegar ao bulbo. Particularmente eu prefiro cortar.
As cebolas em si vão se formar em algum momento. Quando? Não sei. Pode demorar muito ou nem tanto, varia do cultivar que você plantou, das condições de cultivo, da época do ano em que foi plantada, etc.
Eu já colhi cebolas que se formaram em outros plantios que fiz, mas não fotografei e nem anotei o tempo que demorou pra se formarem, e era pra eu ter feito isso, mas não lembrei justamente porque fui comendo as cebolinhas maravilhosas e esqueci na terra até que um dia começou a murchar tudo e quando tirei estavam lá umas pequenas cebolas, bem fofas.
Para o plantio das cebolas recomendo a jardinagem com desapego. Plante, coma as cebolinhas, esqueça e um dia vai ter uma cebola lá. A alternativa é escolher um cultivar específico, pesquisar sobre ele e seguir as recomendações de cultivo para colher (se tudo der certo) em um período mais aproximado.
Eu não sei se onde vc mora é frio, mas se eu deixo essas cebolas cortadas pra enraizar aqui dentro de casa (Fortaleza – CE) elas começam a apodrecer rápido e pior foi o que aconteceu depois que plantei uma, ela começou a morrer do nada (tinha deixado um tempo ao ar livre e dps botei na geladeira com água pra enraizar), sem sinal de doença, cavei e descobri que no tempo que eu deixei ela ao ar livre dentro de casa (só um dia), as moscas de banana tinham botado ovos nela e as larvas estavam comendo ela por baixo. Fiquei com nojo e dó e nunca mais enraizo plantas na água sem ser na geladeira na parte mais baixa. Recomendo você mudar o post e dizer que isso não é recomendado para lugares muito quentes, deixar assim ao ar livre pq das duas uma: apodrece ou as moscas botam os ovos
Karine eu moro em SP e já enraizei várias cebolas, alhos e ervas ao ar livre e dentro de casa em épocas de muito calor, normalmente deixo na minha varanda e nunca tive problemas. A podridão pode ocorrer em alguns casos sim, mas descarta-se e tenta com outro. O que você pode fazer é enraizar direto no substrato. Basta mantê-lo levemente úmido, sem exageros. ; )
Quanto às moscas de frutas, na verdade a praga cujas larvas comem as raízes das plantas é fungus gnats. É um inseto diferente e faz enormes estragos. Quando descobrimos a presença dele normalmente já é tarde demais.
Eu tenho bebe em casa e um belo dia ela escondeu uma cebola num armário inativo aqui de casa qnd achei a cebola, ela já estava com a planta em 15 cm aproximadamente, decidi cortar no meio e colocar na água e pasme, os brotos estão enormes e o lado da metade cortada com dois talos querendo enraizar, e sinceramente não sei pq fiz isso kkkk, acho q foi só curiosidade, agora estou procurando no Google qual benefício ela pode me trazer nesse estado, se desse eu postava a foto aqui
Laura plante na terra e você terá uma cebolinha super saborosa e depois pode colher suas próprias cebolas ; ). Que ótimo que seu bebê fez isso rs.
Abraços Floridos
Olaa parabéns amei o post grande beijo fique com Deus
Gostei das suas dicas já plantei uma e estou com outra enraizando na água, é preciso adubar e qual adubo devo usar.
Ricardo eu costumo usar o adubo líquido que mostrei no blog e misturar alguns adubos orgânicos ao substrato. Veja o post Cardápio das Plantas. Deve te ajudar. : )
Abraços Floridos
Olá ! Eu também gosto de fazer uns experimentos e fiz este das cebolas . Você pode colocar cebola de qualquer tamanho no copinho plástico , basta colocar três palitos na mesma . quanto ao tamanho da cebola que vc vai colocar na água , não precisa ser tão grande , basta com um dedo e meio mais ou menos . Você cortando neste tamanho elas brotam mais rápido . Espero ter ajudado . Um abraço !
Fiz a experiência usando água com o alho. Realmente funciona bem também. : )
Abraços Floridos
Oi Bruna, tudo bem? Meu pai viu que tinha na geladeira uma cebola murcha e com brotos e a plantou inteira em um vasinho, cobrindo-a toda com terra … Fez uns furos na terra para ajudar na drenagem da água e a planta pega sol indiretamente parte do dia. Os brotos estão grandes. Achei seu blog porque ficamos na dúvida se cebolinhas nasciam mesmo de cebolas e então de onde viriam as próprias cebolas… e aí resolvi pesquisar. Acho que nossa dúvida foi sanada… Como faço pra enviar a foto do vasinho a você?
Abs, Karin
Karin mande para o meu e-mail, [email protected]. Não deixem de comer as cebolinha da cebola, são bem saborosas. ; )
Abraços Floridos
Bruna, adoro seu blog. Plantei uma cebola pra fazer a experiência. Tenho duvidas se os brotos que ficam fora da terra podem ser consumidos. Parecem cebolinha!!! Ou é a própria?
Para saber quando colher a cebola, tenho que esperar essas ramas externas secarem, é isso mesmo?
Bjão.
Lucia pode e deve consumir, eles são bem saborosos. De todas as cebolinhas, tradicional, cebola e alho, a que gosto mais é a do alho, mas a da cebola também é muito boa. Não desperdice, rs! E mesmo consumindo você deixa sempre uma parte e cultiva normalmente. Quando a planta toda secar você faz a colheita das cebolas, mas se o vaso for pequeno irá colher cebolas beeeem pequenas, mas fofas, rs.
Abraços Floridos
Oi bruna… quanto tempo leva para as cebolas nascerem e eu colhe-las?
Susi pode variar, mas as cebolas estão formadas quando as cebolinhas secam completamente.
Abraços Floridos
Muito bom, adorei ☺
Gostaria de saber se no Rio de Janeiro, por ser um clima tropical é possível plantar cebola, caso positivo, qual o processo para o plantio, desde já fica os meus agradecimentos.
Olá Renato! Acredito que não tenha problema algum. Para fazer o plantio basta seguir as orientações do próprio post.
Abraços Floridos
Bacana suas dicas! =)
Ola bruna, adorei as dicas.. comecei a plantar umas mudinhas a pouco tempo. Plantei sementes de cactos, umas de um tipo de flor, e sementes de camomila. Decidir começar a plantar como forma de terapia contra ansiedade
, e está me fazendo muito bem. O meu cacto não deu certo, e nem minha flor, pois pegou muita chuva um dia desses logo que plantei e pesquisando nos sites vi que plantei eles de forma errada.. mas minha sementinha de camomila começou a germinar, e eu estou muito emocionada com isso.. Sei que parece exagero mas estou dividindo isso com vc, por que acho que vc me entendi. Agora eu quero ter um quintal cheio de plantas, flores, frutos e tudo que tiver direito, vou tentar usar todas as suas dicas.
Olá Marina! Quando plantar sementes tente não deixar expostas ao tempo, deixe em local protegido. Cactos germinam com facilidade. Quanto à emoção com as mudinhas novas eu entendo muito bem… Planto sementes há muito tempo, mas cada semente que germina me traz tanta felicidade quanto a primeira que germinei. É realmente muito gratificante! : )
Abraços Floridos
Muito legal! Quero fazer *-*
As fotos são lindas! Até como enfeite no jardim *-* kk
Olá Vanessa! Vale a pena. Não só com a cebola, mas com o alho também. Crescem rápido, ficam lindas e são deliciosos : )
Abraços Floridos
Ola eu queria saber se a cebola nasce embaixo da terra ou nos galhos. E quanto tempo demora pra nascer uma nova cebola
Olá Maria Eduarda! Nasce embaixo da terra. Não sei te dizer quanto tempo leva para nascer uma nova cebola.
Abraços Floridos
Oi Bruna,
Sem a intenção de ser “entrão”, existe uma variedade de cebola que apresenta “filhotes” na extremidade de uma folha (mais ou menos como a Clorofita).
Não sei o nome da variedade, mas já vi uma foto.
JG
Não conheço Jorge. Se você souber o nome da variedade depois me fale para eu pesquisar sobre ela.
Abraços Floridos
Acho que é Nirá.
Boa tarde Bruna, tudo bem?
Fiz a mesmo procedimento com a Cebola, depois de nascer as raízes, plantei numa garrafa Pet de 3litros. A garrafa está cheia de raízes, mas não nasceu o brotinho como está no seu Post. Aliás, nasceu só um pouquinho (3cm) e já faz 30 dias que está na terra.
O que aconteceu?
No seu aguardo, obrigado
Daniel
Olá Daniel! Se você mora em local frio pode ser esse o motivo do crescimento lento. No calor elas crescem bem mais rápido. Se a cebola tem raízes e o broto está crescendo é questão de tempo mesmo. Depois me avise se com o calor o crescimento acelerou.
Abraços Floridos
Bom Dia Bruna, tudo bem?
A cidade aonde moro é de clima quente (Ribeirão Preto). Esqueci de falar que do lado da Cebola saiu um tipo de uma plantinha, depois que ela morreu, isso foi no domingo passado e na segunda feira no mesmo dia que postei para você, começou a aparecer um brotinho na cebola, agora já está com 15cm e aparecendo mais brotinhos. O estranho é que demorou mais de 1 mês para nascer o brotinho, sempre com essa plantinha verde do lado da cebola e quando ela morreu, nasceu o broto.
Obrigado por me responder.
Abraços…
Olá Daniel! Que bom que brotou. Às vezes demora mais mesmo, mas se tem raízes crescendo sadias é questão de tempo.
Abraços Floridos
Gostei muito do seu blog, ele é super!
Vou te contar minha experiência com cebolas. Morei em um país que tinha neve e lá as cebolas do supermercado eram as hidropônicas, bem fininhas! Dai eu usava as folhas e plantava as raízes e cresciam maravilhsas, com flores roxinhas. Na neve sumiam e a cada ano brotavam mais fortes com folhas mais largas!
Aqui no Brasil plantei as raízes de uma hidropônica, já no primeiro ano cresceu, inacreditável folhas tão grossas e grandes que não dava pra dizer qual a origem, solo bem adubadinho, nossa durou uns 3 anos, flores brancas, durou até que o spulgoes conseguiram dar cabo dela, era enoooorme mesmo! Pena que não tirei foto.
Olá Eliane! Que pena mesmo que você não tirou fotos. Me deixou curiosa, rs.
Abraços Floridos
Olá 🙂
Sua cebola cresceu? Chegou a fotografar como elas ficaram depois de “maduras”, colhendo e tal? Estou curiosa, porque já vi as raízes em vários blogs mas ninguém postou o depois.
Olá! As minhas formaram cebolas sim, elas sempre formam, mas as minhas ficaram bem pequenas porque não tiveram tempo de se desenvolver. Para ter cebolas maiores o vaso deve ser grande e você deve esperar bem para colher as cebolas. Se preferir periodicamente cave com cuidado ao redor da muda para ver se as cebolas estão bem desenvolvidas.
Abraços Floridos
Olá!! E então como anda essa cebola do post, vc já colheu? Fiz essa experiencia hj, e gostaria de saber qtas originam de uma? To fazendo tbm com alho, espero q dê certo! Bj
Olá Vanessa! Eu não colhi a cebola, só colhi os ramos mesmo. Chegou a formar 3 cebolas, mas bem pequenas e como plantei só um pé não dava pra fazer nada de produtivo com elas porque eram minúsculas mesmo. Para ter boas cebolas acredito que o ideal seja plantar em vaso grande e esperar um bom tempo para as cebolas se desenvolverem bem.
Abraços Floridos
Queria saber quanto tempo leva para eu ter uma cebola inteira? Se de meia cebola derivam-se outras? Ou devo plantar 5 metades para colher 5 cebolas?
Olá Kezia! Eu já colhi cebolas bem pequenas das que plantei como ensinei no post, mas como meu objetivo nunca foram as cebolas eu não observei o tempo que demoraram para se formar. O que você pode fazer é ir cavando com cuidado para ver se há cebolas se formando.
Abraços Floridos
Olá, eu estou fazendo do jeito que você ensinou no blog. .. Mais tenho uma duvida: Como é que faço para retirar as cebolinhas e quando é que sabemos o ponto certo para cortar?
Olá Janiny! Elas ficam bem compridas, quando vejo que já não crescem mais verticalmente é que eu tiro as minhas. Eu normalmente corto tudo, mas você pode retirar somente o que vai usar.
Abraços Floridos
valeu , gostei muito da explicação ;obrigado!
Tenho uma amiga q esta passando por um momento muito estressante e,uma outra amiga deu uma ideia pra ela tirar o pensamento dessa situação se dedicar a algum projeto e deu um exemplo plantar ,gostei e vou tentar tambem.
Olá Daianara!Tenho certeza que você vai gostar! Lidar com as plantas, mexer na terra, observar o crescimento e o desenvolvimento delas é muito gratificante : )
Abraços Floridos
Bem interessante. Fiz e deu super certo!
Obrigada por compartilhar seus conhecimentos!
bjo.
Ana
Olá Ana! Que bom que deu certo! Você vai ver como a cebolinha produzida da cebola é gostosa. : )
Abraços Floridos
Gostei muito das suas informações, tentei plantar uma cebola cortando pela metade como vi no site , mas não deu certo. Perdi ela para os fungos. Acho que talvez seja melhor plantar ele inteira. A casca externa deve fornecer uma barreira contra a infecção fúngica. Outra observação importante é que as flores da cebola são hermafroditas mas não realizam auto-fecundação , então é uma boa idéia plantar duas para ambas fecundarem as flores uma da outra.
Vou tentar denovo com a cebola inteira.
abraços…
Olá Levy! Será que você não colocou muita água ao invés de colocar apenas o suficiente para cobrir as raízes?
Bom saber sobre as flores da cebola. Obrigada por compartilhar a informação aqui no blog : )
Abraços Floridos
Eu fiz isso com uma coroa de abacaxi. Deixei-a na água por quase duas semanas, criou raízes e plantei numa garrafa pet pra ver se enraizava ou nao.
Deiixei plantado na garrafa pet até aparecer bastante raiz, depois transportei para um vaso. Está crescendo, lindo , lindo meu abacaxi.
Olá Karina! Adorei a idéia do abacaxi! Obrigada pela dica : )
Abraços Floridos
Coloquei a coroa do abacaxi na agua. Com poucos dias estava cheia de raízes. Coloquei em garrafa pet de 2 litros e um ano depois esta com frutos lindo. Cheio de mudinhas. Façam e muito gratificante. Lindo mesmo.
Olá! Gostaria de saber se posso colocar a cebola na água no sol ou não. Obrigada!
Olá Cintia! Eu não coloco e acho que seja realmente melhor deixar à meia sombra pelo menos até saírem os primeiros brotos. Se você colocar na água e no sol talvez ao plantar direto na terra ela ” sinta” mais. De qualquer forma você pode tentar e depois me falar se deu certo ; )
Abraços Floridos
Deixei a cebola no sol, mas ela começou a ressecar. Então acho melhor à meia sombra mesmo.. 🙁
muito bom amei
olá eu gosto muito de seu blog e gostaria de saber se é melhor plantar a cebola inteira ou cortada.
Olá Julio! Fico feliz que você goste do blog. : )
Eu costumo plantar cortada, mas você pode plantar inteira sem problemas. Teve até alguém aqui no blog que me mandou um link da cebola que plantou inteira já germinando.
Abraços Floridos
eu planto elas inteira mesmo!!
Olá,
Essa cebola que plantou só irá originar uma outra cebola?
Olá Ana Rita! Eu já vi com mais de uma cebola, mas não sei dizer ao certo se será só uma ou mais de uma.
Abraços Floridos
Muito bom!!!
Vou tentar também, pois estou começando no ramo…