Agora é o melhor momento para plantar flores, e outras variedades, de inverno.
Talvez não em todo o Brasil. Na verdade, certamente não em todo Brasil. Temos um país enorme, de regiões e climas muito distintos, mas em locais nos quais o inverno é mais acentuado, São Paulo, Sul do Brasil, etc, agora é, de fato, um ótimo momento.
Resolvi fazer esse post, que eu já deveria ter feito antes, segundo as vozes da minha cabeça, porque todo inverno eu planto amor-perfeito (já tem post aqui no blog) e todo ano pensava em fazer esse post indicando essa e outras espécies, mas acabava não fazendo.
Nos meses mais frios eu acabo fazendo mais a manutenção do que já tenho e plantando sempre amor-perfeito, às vezes rabanete também. Esse ano, como eu queria plantar coisas diferentes, fui pesquisar e acabou sendo o momento perfeito para dividir as plantas que já sei serem de inverno e outras que descobri.
Além da minha vontade pessoal de dividir o que pesquisei e vou plantar, sei que muita gente planta espécies totalmente inadequadas para a época. Ou nem planta, achando que nada vinga no frio e fica aquela varanda, jardim, sacada, vaso, meio sem vida, vazio nos meses frios.
No geral, a dica mais importante é: escolha e comece agora, porque até o inverno elas estarão crescidas e no ápice da floração ou produção!
A intenção desse post é só indicar plantas, então não vão ter informações aprofundadas, porém muitas já tem post completo e detalhado aqui no blog.
Vamos às opções, porque tem de tudo, até pimenta.
FLORES
Amor-Perfeito
A típica florzinha de inverno. Tem post bem detalhado sobre o amor-perfeito aqui no blog. É uma planta que eu amo, todo ano planto e é uma alegria quando vejo as flores.
É fácil de cultivar, mas tem ciclo curto, como é característico das flores anuais.
Amores-perfeitos produzem flores lindas e comestíveis.
Lavanda
Outra que é a cara do inverno, até pela sua cor acinzentada. Com as folhas de um verde que parece mais frio, ela personifica a estação.
É linda, cheirosa e tem inúmeras funções medicinais. Aqui no blog não tem post sobre a lavanda, ainda, mas tem post sobre os sabonetes artesanais que faço e ensino passo a passo para que qualquer pessoa possa fazer os seus próprios. Lá cito que meu extrato preferido pra usar nos sabonetes faciais é o de lavanda.
Margaridas
Essas também são típicas, mas eu nunca tinha plantado. Esse ano cismei com elas e comprei 3 variedades diferentes.
Assim que plantá-las e acompanhar todo desenvolvimento vai ter post no blog.
Capuchinha
Muita gente planta capuchinha no verão, eu já fiz isso, mas elas gostam mesmo é de clima ameno. Quando esquenta demais ficam feias, começam a apresentar problemas nas folhas e o crescimento fica prejudicado.
Capuchinhas, além de darem flores lindas, são comestíveis, tanto folhas quando flores.
Ervilha de Cheiro
Sou apaixonada por essas florzinhas, mas nunca tive sucesso com elas. Já comprei sementes pra esse ano, então oremos.
A espécie a qual me refiro aqui é a Lathyrus odoratum e não é comestível, apenas para apreciação visual e olfativa.
Áster
Outra que nunca cultivei, mas ainda pretendo cultivar. Nesse caso, me refiro à espécie callistephus chinensis.
É uma planta anual, boa para cultivo em vasos e tem flores lindíssimas e super coloridas.
Prímula
Cultivei uma vez, muitos anos atrás, e sempre tive vontade de cultivar de novo, esse ano isso vai acontecer. As sementes já foram encomendadas e não vejo a hora de tê-las e descobrir a cor das flores, amo essa parte!
Prímulas me lembram sempre as violetas, são compactas, perfeitas para vasos, tem florzinhas coloridas e delicadas. São ótimas para habitarem ambientes internos, perto de uma janela bem iluminada.
Tem um post bem detalhado sobre elas aqui no blog, mostrando todo o processo de crescimento do plantio das sementes até a floração.
Goivo
Nunca cultivei, mas pense numa vontade! Essa florzinha é linda, produzida por uma planta compacta, ótima para trazer vida para os vasos nos meses mais frios.
FRUTAS
Morango
Morangos preferem temperaturas mais amenas e por isso são perfeitos pra plantio nessa época.
No blog você encontra um post falando sobre a polinização das flores do morango, mas depois pretendo fazer um mais completo sobre o cultivo.
Das frutíferas citadas nesse post, o morango é a mais adequada para cultivo em vasos, aliás, perfeitos! Podem servir até como forração em vasos grandes de outras plantas.
Maçã
Germina fácil, mas claro, não é tão fácil assim ter os frutos e explico tudo em detalhes no post que tem aqui no blog sobre o plantio das maçãs.
Se você quer um arbusto fofinho, com folhas lindas pra quem sabe um dia ter frutos, plante maçãs.
Pêssego
Esse também tem post detalhado aqui no blog.
Um processo levemente mais complicado de plantio, mas se você tem espaço em casa vale super a pena.
Ameixa
Não tem post no blog, mas o do pêssego pode ser usado como referência, inclusive para separar as sementes da casca, plantio, etc. Já germinei sementes de ameixas e tive mudas, mas na época não acompanhei registrando o passo a passo do crescimento.
LEGUMES
Ervilhas
Cultivei recentemente e vai ter post em breve. É ótima para cultivo em épocas mais frias, mas vale lembrar que é trepadeira, cresce loucamente, apesar de ser uma trepadeira de folhagem menos densa.
A minha muda ficou contida porque cresceu na varanda, com espaço limitado. Tive só 5 vagens, mas valeu a pena. As flores são lindas e delicadas.
Repolho
Pra quem tem mais espaço, ou pelo menos um vaso grande disponível, o repolho, seja o roxo ou verde, é uma excelente opção para o inverno. Repolhos toleram temperaturas mais altas, mas gostam das amenas para se desenvolver.
Recomendo especialmente o repolho roxo, que além de saboroso, produz mudas belíssimas. Ainda não cultivei o repolho roxo até a colheita do repolho em si, mas cultivei os microverdes e são os mais saborosos que já provei. Tem post completo do plantio à colheita do repolho roxo aqui no blog.
Cenouras
Cultivei cenouras e tem post aqui no blog. Na publicação tem todos os detalhes possíveis, mas se você tiver um vaso fundo e alto será perfeito para elas. Elas não precisam de tanto espaço assim, então para quem tem horta em vasos são maravilhosas.
Se achar sementes, recomendo o cultivo das coloridas. São incríveis!
Rabanetes
Rabanetes eu também cultivei e tem post no blog. A maioria das variedades pode ser cultivada no inverno, mas recomendo, em especial, o preto (Ulisses) e o melancia (quiron) para a estação.
Esses legumes bonitos, fofinhos e picantes precisam de pouco espaço e tem crescimento rápido. Assim como as cenouras, para quem tem horta em vasos, os rabanetes são ótimos!
Pimenta Rocotó
Cultivei há alguns anos sem muito sucesso, mas agora vai em nome de Jesus!
Demorei a cultivar de novo porque achar sementes dela costuma ser difícil, mas dessa vez achei e já estão germinando, afinal a temperatura aqui em São Paulo capital caiu e elas, diferente de mim, preferem assim.
A pimenta Rocotó é comum na Bolívia, Peru e Chile e ela tolera bem o frio do inverno, pelo menos bem melhor do que a maioria das pimentas.
Então, pra você colega pimenteiro, que não vive sem uma mudinha de pimenta e fica frustrado que no inverno elas não desenvolvem, experimente a Rocotó. Tem muitos posts sobre pimentas aqui no blog, basta usar a barra de pesquisa.
Essas e Muitas Mais
Tem uma infinidade de espécies que não estão aqui, claro, a natureza é muito vasta, mas ficam essas sugestões, que são fáceis de encontrar, na sua maioria.
E você? Qual planta de inverno você costuma plantar? Se tiver alguma sugestão fora dessa lista deixe nos comentários, outras pessoas podem se beneficiar.