Eu sou uma pimenteira assumida e adoro as minhas ardidas. As espécies que eu cultivo variam porque estou sempre querendo experimentar novos frutos e acompanhar o desenvolvimento de novas plantas, mas tem algumas que adoro e costumo manter sempre por aqui. Essas que eu cultivo só para “provar”, se vejo que não vou querer continuar consumindo, normalmente porque são variedades nucleares (apelido das pimentas master mega ardidas), eu dou para amigos e familiares que vão apreciá-las.
No momento tenho 7 variedades que vim apresentar aqui no blog. Fiz esse post não só para mostrar as minhas lindas ardidas, mas também porque várias pessoas me mandam e-mails perguntando sobre pimenteiras, se é possível tê-las em apartamento ou cultivá-las em vasos. Mesmo já tendo respondido os e-mails, se não chegou mais nenhum enquanto escrevo esse post, vou mostrar cada uma das minhas plantas para servir de incentivo para os que ainda tem dúvidas quanto ao cultivo.
Jalapeno Purple
Essa é minha frondosa jalapeno purple. A foto não mostra a beleza dessa planta. As flores são lindas, a folhagem dela é bem escura comparada à outras espécies e os frutos roxos (óbvio) bem escuros de ardência média e saborosos, apesar de não serem tão saborosos quanto os da variedade comum de jalapeno.
É uma planta resistente a pragas e está bem florida e frutificando mesmo sem estar no sol pleno, mas obviamente recebe sua dose semanal de adubo orgânico, exceto quando está florindo, nesse caso suspendo a adubação para evitar perder as flores. No momento ela está frutificando já pela segunda vez.
Assim como na jalapeno purple, em várias outras pimenteiras há buracos nas folhas e pedaços faltando que foram obra das lagartas que nasceram aqui na minha varanda e essas não foram as mesmas que mostrei no post passado, são de outra espécie.
Cheiro do Norte
Que plantinha difícil essa. Já deve ser a quarta muda que planto dela. Elas crescem, ficam bonitas, até dão botões, mas não dão frutos e a maioria dos botões cai antes de abrir. O vaso em que ela está é grande, a terra bem adubada, recebe muito sol, não está com pragas… eu simplesmente não consigo me entender com a Cheiro do Norte e queria muito essa pimenta.
Como não consigo ter sucesso com elas não posso falar sobre as flores e frutos, mas posso dizer que é uma planta mais difícil de cultivar e é bastante suscetível aos ácaros.
Variegata
A variegata é uma velha conhecida aqui no blog. Essa muda eu plantei e ela demorou muito para crescer. Ficou bonita, cheia de botões, mas sempre pequena, não crescia de jeito nenhum, então resolvi colocá-la no vaso de bonsai e fazer um bonchi já que a murupi que estava nesse vaso eu doei para os meus pais.
Eu sou apaixonada por essas nuances de cor da variegata que mudam de acordo com a incidência de sol. Nunca vi, pelo menos ao vivo, outra pimenteira tão linda quanto essa. As flores são roxas, simples, mas bonitas e os frutos são bastante ardidos e não tem sabor nenhum. Essa é uma clássica pimenteira ornamental, serve mais para admirar do que para saborear. Não é tão resistente a pragas, mas com uma dose de enxofre semanal e boa adubação se mantém saudável. Esse, na verdade, é o segredo para quase todas as pimenteiras.
Leopard
Também não posso falar muito sobre essa espécie porque não deu frutos, mas já deu várias flores. Eu sempre faço a polinização manual, mas ainda não consegui frutos dela. É uma pimenta que vou provar, mas depois com certeza vai ser doada para uma amiga ou vai para a casa dos meus pais, porque sei que é muito ardida. Mesmo sabendo que não vou ficar com ela queria ver o desenvolvimento, as flores e os frutos, que são muito diferentes.
No momento a pobrezinha está cheia de pulgões, mas eles já estão sendo devidamente eliminados.
Cabaça Roxa
A minha cabaça roxa está muito bonita com uma folhagem viçosa e brilhante. Amo essa pimenta. Ela é muito saborosa e a planta assim como as flores e os frutos são lindos.
Demorei para conseguir as sementes, mas plantei apenas duas delas. As duas mudas cresceram e ficaram lindas. A princípio eu ia doar uma delas, mas me apeguei, então coloquei as duas juntas em um vaso grande e parece que gostaram bastante.
Ambas estão com frutos ainda da primeira floração e agora estão iniciando a segunda cheias de botões. Minha expectativa era de que os frutos tivessem baixa ardência, mas são de média ardência (talvez alta para algumas pessoas) e muito saborosos.
Rocotó
A rocotó costa rica é uma pimenteira bem exótica. A folhagem dela é um pouco diferente das pimenteiras mais comuns e tanto as folhas quanto o caule e os botões de flores são cobertos de pelinhos bem finos e pequenos. As rocotós são as únicas pimentas que têm as sementes pretas e elas preferem clima mais ameno ao invés do calor que a maioria das pimenteiras adora. A minha rocotó fica em um local em que só pega sol da manhã no verão e primavera e sol o dia todo (quando tem sol) no outono e inverno.
Essa minha muda está iniciando a segunda floração. Passou um tempo sem florescer por causa de ácaros, mas agora está ficando linda de novo e já estão nascendo alguns botões. Achei que os frutos fossem ser super ardidos, mas são de média ardência, muito saborosos e diferentes dos outros que já provei. Achei a consistência deles mais macia do que das outras pimentas.
A flor da rocotó é a mais linda que já vi. No post sobre pimentas há fotos da flor e frutos dessa rocotó costa rica e de todas as outras pimenteiras que estão nesse post, exceto as que ainda não floresceram ou frutificaram, obviamente.
Neyde
A pimenta da Neyde eu conheci pelo fórum pimentas.org e consegui as sementes da própria Neyde, que batizou essa espécie. A planta é linda, vigorosa e o fruto totalmente negro. É uma pimenteira bastante exótica e dizem que é muito saborosa, mas muito ardida.
A minha muda já floresceu bastante, mas só agora deu o primeiro fruto. Ainda há muitas flores abertas e vários botões, então espero que ela frutifique bastante. Como provavelmente essa pimenteira vai superar o limite de ardência que eu tolero, devo doá-la.
Cambuci
Essa é uma das pimentas que tento manter sempre por aqui por causa dos frutos deliciosos e de pouca ou nenhuma ardência. Perdi minha última muda para os ácaros há algum tempo e como tinha várias outras espécies para plantar acabei demorando muito para plantar outras sementes dela.
Essa minha muda estava linda e lotada de botões, mas recentemente a perdi por causa de uma chuva muito forte que deu aqui em SP. Encharcou demais o vaso, todas as folhas e flores murcharam e o caule dela começou a apodrecer. Tentei podar, mas não adiantou. Como último recurso ia cortar a parte superior do caule para tentar uma estaquia e quem sabe salvá-la, mas percebi que a planta estava mesmo totalmente perdida.
Fiquei muito triste de perder essa pimenteira porque ela estava linda. As folhas eram imensas e ela estava carregada de flores. Já coloquei novas sementes dela para germinar, mas fico triste de olhar essas fotos.
Berçário
Atualmente tenho no berçário sementes de pimentas lemon drop, aji omnicolor, amarela comprida, cambuci e tomate green zebra. Estou louca por outra muda de cambuci e na expectativa da aji omnicolor e da lemon drop.
Ainda procuro sementes de aji fantasy, trinidad perfume, pepperoncini, costeno amarillo e sweet banana. São espécies que tenho muita vontade de cultivar. Caso alguém tenha para troca mande um e-mail ; )
Olá, estou adorando seu blog, comecei uma horta em casa e estou aprendendo aos poucos como cuidar dela rs.
Tenho a pimenta Jalapenho, comprei na feira, veio com muitos frutos, já até os colhi, gostaria de saber quanto tempo ela leva para frutificar novamente…tinha uns 4 brotinhos, 3 amarelaram e cairam, 1 só que parece q vai formar uma pimenta, é normal? transferi a pimenteira para um vaso maior e adubei com humus de minhoca e agora comprei o adubo liquido. Ainda não tem flor.
Aguardo sua resposta. Bjs
Adrieny depende de vários fatores, difícil te dizer. Os brotos caírem não é normal. Tem um post no blog falando sobre a queda dos botões em pimenteiras, deve te ajudar. Sugiro usar esterco bovino além do húmus, ajuda bastante e use também o leite diluído borrifando a planta uma vez por semana. Esse adubo que você comprou tome cuidado ao usar. Adubos químicos devem ser usados com menos frequência e em quantidades bem pequenas.
Abraços Floridos
Oi Bruna,
Muito obrigado por sua atenção e sua mensagem. A minha pimenteira não está com problema nutricional não. Acabei desvendando o enigma da queda, quase uma chuva, das belas flores. O problema vinha do ar condicionado aqui do escritório que era mantido entre 21°C a 22°C. Pedi um ajuste para 23° a 24° e … abracadabra, a mágica aconteceu. Dois graus fizeram a diferença. Está lotada de frutos, mas a polinização com pincel não pode parar. Acertei com o Tigre 165-0 Orelha de boi. Fininho e macio o suficiente para colocar o pólen e iniciar o crescimento do tubo polínico sem entortar o estilete. O sofrimento educa e agora que aprendi um pouco mais vou comprar sementes de outras espécies e variedades. Minha sala vai entrar para sua família: vai virar um Pimentel. Desculpe a brincadeira.
Cordialmente
Yt Silva
Yt se soubesse que tinha um ar nessa temperatura aí teria sido a primeira coisa que ia te dizer, RS. Pimenteiras precisam de temperaturas de pelo menos 24 graus para germinar e frutificar. Fico feliz que você tenha desvendado o mistério, rs, nada mais gratificante do que colher os próprios frutos. : ). Vou fazer um post sobre as possíveis causas das flores da pimenteira não formarem frutos. E gostei da comparação, vai ver por isso que gosto tanto de pimentas, está até no nome. Kkkk
Abraços Floridos
Olá
Gostaria de adquirir uma muda de rocoto mas não acho em lugar algum, somente sementes. Moro no sul e já tentei planta-la mais de uma vez e não consegui
Geovane eu nunca vi mudas de rocotó para vender, as sementes já são difíceis de achar, mas a rocotó é uma pimenta resistente ao frio, diferente das outras variedades que apreciam muito o calor. Eu sugiro que você siga as dicas do blog para plantar as sementes e tente cultivar, mas aviso que elas tem um crescimento mais lento do que as outras pimentas.
Abraços Floridos
Oi, Camila! SOu um grande admirador de pimentas também, porém as únicas que nasceram comigo foram as Dedo de Moça e a Jalapeno Purple (lindas)….Fiquei curioso sobre esse tal berçario…
como faz? o que usa? como manté? rs
Obrigado e parabéns pelas pimentas!
Rafael respondi seu email e como disse por lá o berçario na verdade é minha mesa na varanda que fica em um canto que tem sol da manhã, ideal para mudas jovens. Eu germino as sementes como mostrei no post Mix de Técnicas de Germinação e depois transplanto e deixo nessa mesa, todas crescendo. Quando atingem um determinado tamanho eu transplanto para vasos maiores na varanda se estiverem vagos ou deixo na mesa esperando abrir uma vaga, rs, ou faço uma doação para amigos ou familiares.
Abraços Floridos
Plantei sementes de pimentas rocoto foi germinando e ao ficar mais omemos com 10 cm de altura replantei e aos poucos foi crecendo sairão flores rochas e esbraquicadas em seguidas vários frutos com a pimenta dentro e aos poucos vão secando e não consegue desenvolver ate o pe fica seco.
Olá Lourival! Se isso está acontecendo provavelmente é alguma praga. Você já observou a planta para ver se encontra alguma praga?
Abraços Floridos
Uma bonita colecção, parabéns!
Obrigada ; )
Gostei do post sobre a cheiro do norte evite deixa-la exposta ao vento pois suas flores sao muito sensiveis.
Olá Otavio! Por causa do seu comentário e também porque ela realmente não está dando certo onde está, eu troquei a cheiro do norte de vaso. Vamos ver se ela se anima agora, rs. Obrigada pela dica.
Abraços Floridos
Oi Bruna, as pimentas estão lindas! Não esquece de mim qdo tiver semente da variegata hein? A única que pegou aqui das que vc me deu morreu =( Se possível queria essa da Neide tb pq não germinou nenhuma. No momento estou tendo a vulcão, malagueta e biquinho. Uma das malaguetas está enorme e llindaaaaaaa, vou mandar foto pra vc ver. Ah, tenho cambuci tb, ela floresce mto mas só deu um fruto ainda. Eu não estava tendo mta sorte com as pimentas por causa dos ácaros, mas agora tenho problemas com a mosca branca! Toda época dessa ela vem e é uma praga! As pimentas estão verdinhas e brilhantes, mas olha debaixo das folhas e tá cheio de foco da danada mosca. Não ando com paciencia pra jogar fumo e tals, aí vou podando as folhas atacadas, e tenho me dado bem. Tenho uma muda que ganhei de uma amiga mas ainda não frutificou, apesar de dar mtas flores. As folhas dela são bem diferentes, não sei o que é. Vou te mandar foto pra vc se vc identifica. Ganhei uma tal pimenta marrom de uma troca internacional, as mudinhas estão pequenas ainda. Qdo florir te mostro. Bjos!
Oi Camila! Pode deixar que quando as variegatas estiverem no ponto te mando as sementes. Nunca tive problema com mosca branca, mas que eu saiba o tratamento é neem com sabão de côco, borrifando por baixo das folhas a cada dois dias. Aqui tive problema com pulgões nesse verão, mas consegui controlar. Essas pragas não dão sossego.
Beijos Floridos