Antes de começar a falar sobre o cultivo desses microverdes de repolho roxo, lindos, saborosos e nutritivos, eu preciso confessar uma coisa: a única motivação que eu tive para começar o cultivo dos microverdes pelo repolho roxo foi o fato dos brotos serem roxos.
Devo citar ainda um agravante, que teve algum peso na minha escolha, que é o fato de eu ter um cachepô de cerâmica em um tom lindo que combinaria perfeitamente com os brotos roxinhos do repolho roxo. Afinal jardinagem, além de saborosa e nutritiva, também pode ser fofa e decorativa.
Mas voltando …
Eu queria muito, pelos motivos já citados, cultivar microverdes de repolho roxo e aguardei ansiosamente minhas sementinhas chegarem. Quando chegaram foram necessários apenas 20 minutos e algumas fotos para elas estarem plantadas.
Além da indiscutível beleza, os brotos de repolho roxo são muito nutritivos. Possuem, principalmente, as vitaminas C, E, K e as do complexo B, além de cálcio, magnésio, manganês, potássio, ácido fólico, riboflavina e tiamina, segundo informações do site da CEAGESP.
Esterco, um dos melhores adubos orgânicos! Clique na imagem se quiser conhecer e comprar!
Essa espécie se mostrou bem fácil de cultivar e com crescimento muito rápido. Fiquei bem impressionada! É uma ótima opção para iniciantes, não só no cultivo de microverdes, como na jardinagem em geral.
Plantio
Eu tenho um cachepô que eu adoro e a cor dele combinaria perfeitamente com os brotos roxinhos do repolho roxo, porém, esse cachepô é mais alto do que deveria ser para o plantio de microverdes.
Eu poderia simplesmente preencher todo o espaço com substrato, mas gastaria bem mais e sem necessidade, então resolvi adaptar.
Coloquei areia no fundo, fazendo uma base mais alta para o substrato.
Por cima da areia coloquei uma manta de drenagem, para que o substrato não se misturasse com a areia no fundo.
Por cima da manta fiz o plantio dos microverdes normalmente, como mostrei em detalhes no post Como Produzir Microverdes (Microgreens). Coloquei 1,5 cm de substrato e por cima espalhei as sementes.
As sementes de repolho roxo não são tão pequenas, então é mais fácil observar onde devemos lançar mais para fazer um plantio uniforme.
Depois de plantadas, recomendo apertar levemente as sementes com uma pá de plantio, colher ou com os dedos para afundá-las um pouco no substrato.
Reguei com borrifador e aguardei a germinação.
Crescimento
As sementes foram plantadas no dia 17/04/21 e no dia seguinte já era possível ver muitas das sementes com os primeiros sinais de germinação.
Depois de 3 dias o substrato estava coberto de brotinhos arroxeados.
A germinação completa, com brotinhos bem formados e totalmente erguidos, ocorreu dia 21/04 e em 26/04 os brotos atingiram o tamanho ideal para colheita, que seria entre 6 e 8 cm de altura.
Começar pelos microverdes de repolho roxo foi uma ótima decisão, apesar da escolha ter sido por motivos completamente alheios à qualquer questão relacionada à técnica, rapidez na germinação, facilidade de cultivo, etc.
Colheita e Sabor
A primeira colheita foi feita em 26/04, quando os brotos tinham por volta de 8 cm.
O sabor é bem suave. Os brotos são macios e o sabor chega a ser levemente adocicado. Não amarga e não é picante.
Esses microverdes são uma delícia! Quando finalizei esse post já tinha provado vários outros e esse continua sendo meu preferido em sabor.
Esses brotinhos cresceram lindos, saudáveis e muito rápido. Foi um processo bastante gratificante e pretendo, sem dúvida alguma, fazer do repolho roxo uma variedade constante na minha mini horta de microverdes.
Amei esse repolho