A larva minadora é um problema muito comum e pode ser difícil de lidar quando não se sabe combater. Em muitos casos o problema pode se agravar porque essa praga é facilmente confundida com fungos dependendo do tipo de inseto que a causa e dos sintomas que apresenta.
Felizmente eu não costumo ter esse problema nas minhas plantas, apesar de já ter tido aqui algumas poucas ocorrências, mas minha mãe e meu irmão sofrem muito com ele, especialmente no manjericão, e recebo muitos e-mail de leitores com dúvidas sobre essa praga. Por isso vou falar sobre tudo que sei sobre a larva minadora.
Livro sobre Pragas e Doenças. Clique na imagem para Comprar na Amazon!
Em geral, considerando os pequenos cultivos, a larva minadora não causa tantos danos quanto outras pragas, que prejudicam consideravelmente o desenvolvimento das plantas. Porém, se ocorrer em grande quantidade e não for tratada de maneira adequada pode se agravar. É importante estar atento e agir ao menor sinal de sintomas.
Apesar de percebermos os sintomas apenas quando a larva já está causando danos, o que precisamos combater são os insetos adultos. Há dois gêneros de insetos que são normalmente os responsáveis pelas infestações de larva minadora, uma mini mariposa fofa, mas ordinária, chamada phyllocnistis e uma mosquinha nojenta, afinal todas são, chamada liriomyza.
Os insetos adultos depositam os ovos nas folhas e quando os ovos eclodem liberando as larvas elas entram no tecido foliar, criando os característicos caminhos que vemos. Os danos causados pelas larvas atrofiam o tecido foliar e prejudicam a fotossíntese, além de facilitarem a entrada de outras pragas e doenças nas plantas.
O controle com defensivos afeta apenas os insetos adultos. As larvas estão protegidas pelo tecido das folhas e o único tratamento é retirar as partes afetadas, que devem ser descartadas no lixo longe da planta.
Se detectada no começo essa praga não afeta tanto a planta, mas caso já tenha se espalhado muitas folhas precisarão ser retiradas. Após a retirada das folhas afetadas sugiro usar combos de defensivos com ação repelente como o álcool com alho e inseticida como o óleo de neem, fazendo aplicações a cada dois dias até não ver mais novos sintomas e depois uma vez por semana como preventivo se for uma praga regular. Para um borrifador de 500 ml deve ser usada uma tampinha do óleo de neem puro e 3 tampinhas de alho curtido no álcool, completando o resto com água. Pode-se acrescentar também 1 colher de sobremesa rasa de detergente neutro ou de côco ou 10g de sabão de côco (meu preferido) já dissolvidos em água.
Outra sugestão é usar também placas amarelas que são próprias para captura de insetos e servem inclusive para o controle do mosquito da dengue e drosófilas, por exemplo.
Caso seja necessário retirar muitas folhas o ideal é usar o adubo líquido duas vezes por semana para estimular novas brotações. Quando elas começarem a surgir reduza para uma vez por semana e mantenha, fará muito bem para a planta independente de qualquer praga.
Boa tarde! Meu manjericão estava lindo, mas foi infestado. Como eram várias folhas, praticamente todas, cortei tudo, ficou no talo. Essa praga passa para a terra ou é apenas às folhas? O que fazer?
Ela fica apenas nas folhas. Use as dicas do post aplicando defensivos que sejam repelentes. Uma outra dica é plantar próximos matinhos que sejam PANC’s e que atraem larva minadora, evitando que elas infestem o manjericão, como trapoeraba azul e maria pretinha.
Grata pelas orientações e dicas!
CONTRA LARVA MINADORA TEM UM VENENO QUE ACABA COM ESSA PRAGA CHAMA KRAFT É MUITO EFICAZ
Se ingerir folhas que estão infectadas, causa algum dano a saúde?
Neide eu não sei dizer com certeza se causa danos à saúde, mas não recomendo a ingestão dessas folhas por via das dúvidas.
Abraços Floridos
Como preparar o produto com álcool e alho?
Regina no próprio post da larva minadora tem o link para ver o que fala sobre o preparo e como utilizar o alho curtido no álcool: https://www.saberesdojardim.com/defensivo-repelente-de-alho/
Abraços Floridos
Adoro manjericões, essas larvas minadoras atacaram os meus pés de manjericão, no início eu não entendia o que era e achei que era normal, mas depois que se espalhou fiquei preocupado, foi quando ouvi falar no óleo de neem, salvador da pátrica, rsrs. Tirei as folhas atacadas e apliquei neem nos manjericões e deu certo.
Óleo de neem é ótimo mesmo Júnior! Eu uso muito : )
Abraços Floridos
Oi. Senti falta do seu blog…
Tive esse problema com a primeira planta do meu projeto de jardim. Era, teoricamente, um rabo de galo, mas nunca chegou a ficar tão bonito quanto um. A coisa deslanchou totalmente quando essas larvas tomaram todas as folhas e eu continuei sem saber o que fazer (não sabia o nome dessa praga infeliz).
Assim que o $$ cair na conta irei comprar os itens dos preventivos. Obrigada pelas dicas. Seu blog é um dos meus favoritos.
Obrigada pelo carinho Saran! Qualquer dúvida estarei à disposição.
Abraços Floridos