Meu primeiro contato com o trevo de 4 folhas, oxalis tetraphylla, foi quando comprei uma caixinha com um kit de bulbos, vasinho e substrato numa viagem que fiz a Holambra. Isso foi há anos atrás e desde então não parei mais de cultivá-los.
Descobri tantas coisas interessantes sobre o cultivo dos trevos e o processo de desenvolvimento deles é tão gratificante que fiquei apaixonada por essas plantinhas lindas, que além de tudo ainda são um conhecido símbolo de sorte.
Livro sobre Plantas. Clique para Comprar na Amazon!
Para comprar bulbos de trevo de 4 folhas e também ter a experiência de cultivá-los acesse a loja Sementes do Jardim.
Plantio
Quando plantei os trevos de 4 folhas pela primeira vez usei tudo que veio no kit que comprei em Holambra, mas é fato que esses kits, apesar de fofos, vem com vasinhos que não são adequados para o plantio por serem pequenos demais para acomodar até mesmo apenas um bulbo.
Na época que fiz o plantio usando o kit deixei apenas os bulbos brotarem no vasinho original e logo depois já replantei para que pudessem se desenvolver em um vaso maior. Isso é o que recomendo para quem compra esses kits ou sequer usar o vasinho que vem neles e já plantar em um vaso maior com espaçamento adequado, que é de 5 cm entre os bulbos.
O plantio dos bulbos de trevo é bem simples, mas requer que alguns detalhes sejam observados para garantir o sucesso da brotação.
Recomendo usar uma mistura de uma parte de substrato pronto de boa qualidade e uma parte de húmus de minhoca para o plantio dos bulbos.
Trevos não precisam de muito espaço, mas devem ser plantados em um vaso pelo menos do tamanho dos tradicionais vasos de violeta, não menor do que isso, caso contrário será necessário fazer o replante algum tempo após a brotação, quando as mudas estiverem mais desenvolvidas. Apesar do replante ser uma possibilidade o ideal é plantar no vaso definitivo.
Ao fazer a preparação para o plantio deve-se preencher quase todo o vaso com a mistura de substrato, por volta de 2/3 do volume total. No substrato usado devem ser acomodados os bulbos. Sugiro no máximo 3 bulbos em um vaso do tamanho de violeta para que tenham espaço suficiente para se desenvolverem. Os bulbos devem ser plantados com a ponta virada para cima, isso é muito importante. É da ponta que saem os brotos e da base que saem as raízes, por isso o posicionamento correto do bulbo é fundamental para o sucesso do plantio.
Após acomodar os bulbos no substrato deve-se cobri-los, preenchendo o restante do vaso e deixando as pontas dos bulbos levemente cobertas, sem que tenham uma camada de substrato muito espessa sobre elas. Uma camada que tenha por volta de 2 cm de altura é suficiente.
Após o plantio o vaso deve ser regado de maneira que todo o substrato fique levemente úmido, sem exageros. O vaso deve ser colocado em local que tenha sol da manhã, preferencialmente, ou sol do fim da tarde. A umidade deve ser sempre mantida sem exageros com o substrato levemente úmido até começar a ocorrer a brotação.
Se o vaso for deixado em local que não tenha sol direto em nenhum momento do dia pode ser usada uma cobertura de plástico filme, que vai ajudar bastante na manutenção da umidade e calor para a brotação dos bulbos. Essa cobertura, mesmo na situação de falta de sol direto, não é necessário ou indispensável, mas auxilia, porém ela não deve ser usada se o vaso pega sol, ainda que seja por pouco tempo. Quando o plástico filme é usado a rega ocorre apenas quando o substrato começa a secar e isso demora vários dias para ocorrer, dependendo da temperatura e umidade do ar, então é importante observar. A rega deve ser feita com borrifador já que a quantidade de água necessária é bem menor do que quando o vaso estão com o substrato completamente exposto. O ideal é levantar o plástico todos os dias, uma vez ao dia, ou pelo menos em dias alternados para arejar o vaso.
Por volta de 10 a 15 dias após o plantio dos bulbos a brotação deve começar a surgir. Quando os brotos estiverem maiores e as primeiras folhas completamente formadas e abertas o vaso deve ser colocado em local que tenha pelo menos 3 horas de sol da manhã ou da tarde, caso já não esteja nessa condição.
Deve-se tomar cuidado porque os trevos podem tornar-se invasivos, então o ideal é mantê-los em vasos ao invés de plantar direto no solo com outras plantas.
Sol
Na fase inicial de plantio e crescimento dos brotos o ideal é deixar o vaso em local com luz indireta se for um clima muito quente. Se o sol não for tão forte o vaso pode ficar em local que pegue sol da manhã ou do fim da tarde.
Quando a planta está mais desenvolvida prefere mais tempo de sol direto, porém não recomendo sol muito quente e durante muitas horas do dia. Um cultivo no sol da manhã ou do fim da tarde, sendo por volta de 3 a 4 horas de sol direto é suficiente.
O desenvolvimento do trevo é nitidamente melhor quando há sol direto. Apesar dele poder ser cultivado à meia-sombra, nessa condição irá estiolar, o que deixa o aspecto da planta bem menos interessante, o crescimento será mais lento e certamente produzirá menos flores.
Um comportamento interessante dos trevos, e que não deve ser entendido como um problema, é que as folhas se fecham durante a noite e durante o dia abrem novamente.
Rega
Os bulbos do trevo de 4 folhas precisam de substrato levemente úmido, mas sem excessos. Se o substrato ficar encharcado os bulbos podem apodrecer e toda a planta será perdida sem possibilidade de replante. É preciso ter cuidado com as regas e observar bem o substrato, analisando todos os dias se há necessidade de água ou não.
Durante o período de dormência as regas devem ser diminuídas gradativamente e mantidas apenas uma vez por semana ou a cada 15 dias até que a temperatura comece a subir novamente.
Adubos
Os trevos gostam de substrato rico em matéria orgânica, então uma boa rotina de adubação é fundamental para um bom desenvolvimento.
Para o plantio dos bulbos recomendo usar uma mistura de uma parte de substrato pronto de boa qualidade e uma parte de húmus de minhoca.
A partir do início da brotação e daí em diante ao longo de todo o desenvolvimento dos bulbos recomendo usar adubo líquido uma vez por semana, alternando uma semana na rega e outra como fertilizante foliar, borrifando toda a planta, evitando apenas as flores.
Durante o período de dormência não se deve usar nenhum tipo de adubo.
Pragas
Os trevos são plantas resistentes, mas há pragas bastante comuns que podem comprometer o cultivo, como pulgões e cochonilhas.
Para saber como combater eventuais pragas que possam vir a surgir nas plantas recomendo a leitura do post Guia de Defensivos Naturais.
É importante não deixar de usar os adubos regularmente quando a planta está com alguma praga ou doença. Os nutrientes vão ajudá-la a suportar melhor os sintomas e a se recuperar mais rápido.
Dormência
Os trevos, por serem bulbos, entram em período de dormência, mas depois brotam novamente, então se o trevo aparentar que está morrendo, com as folhas secando e sem novas brotações, não jogue seu precioso vasinho fora.
Há duas formas de lidar com a dormência:
– Quando o período de dormência começar, a rega deve ser reduzida ou interrompida até uma nova brotação começar a surgir. Isso é feito sem interferência nenhuma no vaso, deixando os bulbos plantados como estavam.
– Outra opção é deixar o trevo entrar em dormência e quando parar de dar flores e as folhas secarem, desenterrar os bulbos e separar os menores (filhotes) dos maiores. Após a separação esses bulbos podem ser plantados novamente.
A questão é que os trevos brotam na primavera, então o período de dormência seria durante o outono e inverno ou somente durante o inverno, dependendo do local. Então caso seja usado o método de deixar o bulbo no próprio vaso sem replantar, a rega deve ser interrompida ou reduzida até que a temperatura comece a aumentar novamente. Caso os bulbos sejam desenterrados e separados, o plantio deles deve ser feito também quando o clima estiver mais quente.
Propagação
É possível plantar trevos a partir de sementes, mas não é o processo mais fácil, nem o mais rápido. A propagação é bem mais simples quando feita a partir dos bulbos, já que pequenos novos bulbos costumam se formar próximos aos bulbos maiores, que foram originalmente plantados.
No final do período de dormência os bulbos podem ser desenterrados e separados. Os bulbos menores que se formaram podem ser replantados, gerando novas plantas.
Amuleto
Quando eu era criança fiz um amuleto de um trevo de 4 folhas que eu achei em meio a um monte de trevos de 3 folhas (esse foi sorte mesmo) e eu adorava meu trevinho seco. Agora que eu tenho vários trevos para chamar de meus eu não poderia deixar de fazer outro amuleto.
O processo é bem simples. Basta cortar uma folha do trevo rente à haste, deixando apenas uma pequena parte do talo. Para evitar danos à folha é melhor cortar sem se preocupar com o tamanho do talo e depois, já com a folha separada da planta, aparar e deixá-lo mais curtinho.
A folha cortada deve ser colocada dentro de um livro, de preferência grosso, e ficar secando lá por uma semana.
Após uma semana a folha já estará seca e deve ser plastificada. Ela também pode ser colocada dentro de um saquinho plástico, que deve ser deixado sempre na carteira ou na bolsa para atrair sorte.
Eu recomendo muito o cultivo do trevo de 4 folhas. É divertido, eles crescem rápido, são lindos, é possível fazer amuletos da sorte e ainda podem ser divididos e doados para os amigos e pessoas queridas. São muitos os motivos para amar essas criaturas.
Olá gostaria de saber quanto tempo leva para um trevo florescer a partir da brotação do bulbo?
O tempo vai ser muito relativo, aqui em casa rebrotam na primavera (setembro/outubro) e florescem entre primavera e verão (novembro/dezembro em diante até o fim do verão). Isso com o clima de São Paulo, dependendo de onde você mora talvez seja diferente.
Abraços Floridos
Bom dia! Adquiri os trevos de 4 folhas, tanto o todo verde quanto o do miolo roxo. Essa semana plantei ambos juntos em um vaso maior. Você acha que dará problema eu ter plantada eles juntos? Desde já agradeço pela atenção.
Olá Ana Paula! Não vejo problema algum, só pode acontecer de um dos dois prevalecer e eu aposto no todo verde, que é mais invasivo. Se você notar algo desse tipo bastante separá-los depois.
Abraços Floridos
Boa noite!
Plantei os bulbos do trevo no vaso autoirrigável, eles brotaram rapidinho e estão crescendo bastante. Percebo que consomem bastante água, pois constantemente tenho q repor a água do compartimento. Ocorre observei que os brotos das flores estão murchando antes de abrirem, já ocorreu duas vezes isso e está me deixando triste. Meu vaso não fica no sol, fica em uma área da casa de meia sombra. Me ajude, por favor. Obrigada!
Lenice pode ser que seja substrato úmido demais que está prejudicando. Trevos gostam de água, mas em excesso pode até apodrecê-los. Experimente deixar o substrato secar um pouco mais antes de colocar água no compartimento novamente. Talvez só isso resolva.
Além disso você pode separar alguns bulbos, fazer um segundo vaso, sem ser autoirrigável, e ver em qual os trevos se desenvolvem melhor. É sempre bom fazer testes ; )
Abraços Floridos
Adorei o conteúdo. Mas fiquei com dúvidas num ponto, os meus trevos murcharam e secaram e gostaria de separar os bulbos. Desenterrei e está com bastante raiz, bulbinhos juntos e um negócio meio estranho maior, duro, parece um reservatório de água, não sei. Gostaria de saber como separar os bulbos para doar alguns para amigos. Não sei se esperei pouco tempo para desenterrar (os últimos trevos morreram ontem) ou se é normal isso mesmo.
Letícia os bulbos já ficam separados, normalmente não há necessidade de fazer alguma separação. Basta limpar com uma escovinha bem macia ou pincel para tirar o excesso de terra, doar e esperar esquentar um pouco para plantar ; )
Olá! Eu comprei um também, plantei e eles ficaram lindos. Entretanto faz um mês e está crescendo de 3 folhas, é normal ou é falta de nutriente ou alguma praga?
Provavelmente não é oxalis tetraphylla e sim outro tipo de trevo.
Estive em Holambra dia 29/09 e comprei uma caixinha dessa tbm… plantei no vasinho que vem na caixinha, mas já vou providenciar um vaso maior.. alguns bulbos já estão dando , além do trevo, pendão para as florzinhas.. uma graça
Olá! Esse post foi o mais completo que encontrei sobre trevos! Muito obrigada!
Tenho uma dúvida eu comprei um trevo exatamente como o da postagem no supermercado a menos de uma semana, eles têm ido bem, porém tenho a impressão de que o vaso é um pouco pequeno pra ele, pois logo ele irá brotar mais… Devo trocar ou posso mantê-los no vaso em que está?
Como posso fazer essa troca sem danificar eles?
Normalmente as plantas vem mesmo em vasos pequenos demais para elas. Agora é um bom momento para trocar de vaso, porque assim ele já começa a primavera acordando em um vaso maior rs. Para trocar de vaso e não danificar é muito importante preservar o torrão. A melhor forma de fazer isso é regando o vaso antes de tirar o trevo e apertando as laterais para o substrato soltar aos poucos. Veja aqui no blog o post “Como Plantar Mudas” , tem texto e um vídeo que vão te ajudar. 😉
Gente, tudo bem?
comprei meus trevinhos no mercado, pq fiquei encantada com eles, mas eles vieram “desmaiados” nao é a folha nao, é o caule, como se estivesse mole, sem forças de ficar em pé.
eles estao verdes mas estou com medo deles morrerem pq caídos assim podem quebrar o caule no meio com facilidade!
amem a matéria! :*
Raquel pelo que você diz acredito que sejam só os caules compridos mesmo e caídos, o que é normal. Se as folhas estão murchas aí sim, seria desidratação ou algum outro problema. Mas se preferir pode mandar fotos para o e-mail [email protected] e eu analiso seu trevinho. ☺️
Gostaria de saber se aquelas batatas grandes que ficam no fundo são comestíveis? Elas ficam abaixo das batatinhas pequenas, geralmente é uma vem grande!
Sim, são comestíveis os bulbos do trevo, mas são ricos em ácido oxálico, então o consumo deve ser com moderação. No blog Come-se, da Neide, ela fala bastante sobre o consumo dos trevos. 😉
Oiee!
Meus trevinhos estão com o caule um pouco amarronzados… Isso é normal? Estou um pouquinho preocupada. Eles também estão todos caidinhos pra baixo. O que pode ser?
Amarronzado e seco? Ou apenas amarronzado? É normal eles começarem a secar e sumirem completamente ou quase nessa época de frio. Mas depois rebrotam quando esquenta se você reiniciar as regas. Quanto a estarem caídos para baixo pode ser só falta de água. Trevos gostam de substrato levemente úmido. Mas o ideal seria ver fotos da planta para saber se há alguma doença ou praga.
Abraços Floridos
Olá, boa tarde. É normal os caules ficarem longos? Pois está ventando um pouco e algumas flores fechadas caíram, e tenho medo de quebrar o caule ou cair mais flores, pois ainda têm poucas.
Plantei 2 bulbos 13 dias atrás e já estão enormes, com flores e folhas, estou apaixonada. *O*
É normal sim, mas normalmente quanto menos sol, mais longos os caules e menores as folhas. Trevos são uma delícia de cultivar. : )
Texto gigante sem necessidade
pra um texto informativo, teve muitas firulinhas de linguagem quw poderiam ser removidas pra facil compreensao
Há muitos textos bastante resumidos e simples disponíveis na internet para sua fácil compreensão. 😉
Abraços Floridos
Eu deixei o meu no vaso e no ano seguinte não deu nada! O que fazer?
Os bulbos precisam de regas no período em que começa a esquentar para brotarem. Caso você tenha simplesmente deixado no vaso com o substrato seco eles não brotam mesmo. Agora você pode retirar os bulbos do vaso e replantar, fazendo as regas e é muito provável que brotem.
Abraços Floridos
Boa noite….eu estou com um cultivo de trevo em um vasinho retangular e está lindo e cheio de flores….
Como vejo ele querendo ir meio rasteiro….pensei que se colocasse próximo a uma parede com entrelicas de madeira e colocasse os galhos envolta das entrelicas ela pudesse crescer na vertical e preencher a parede como um painel….
Não sei se tem essa possibilidade.
Obrigada michelle
Michelle ele cresce muito se espalhando, mas em vaso vai só ficando mais cheio, não vão subir como trepadeira. Não recomendo plantar no chão por ser bulbo e eles dominarem aos poucos o local. Além disso no inverno ele seca e depois rebrota. ; )
Abraços Floridos
Olá tudo bem? Gostaria de saber se esse tipo de trevo é comestível. Li em alguns sites mas gostaria de confirmar!
Sara até onde sei são sim, mas são ricos em ácido oxálico e por isso não devem ser consumidos em grande quantidade. No blog Come-se da Neide, que é ótima, ela fala sobre os trevos e podem ser consumidas as folhas, flores e bulbos.
Abraços Floridos
Olá, eu plantei sementes do trevo e não germinou nenhuma… alguma dica?
grato
Sandro eu nunca plantei sementes de trevo, na verdade tive uma que nasceu sozinha no vaso, mas perdi a muda, porém as possibilidades para nenhuma ter germinado podem ser algumas das genéricas para qualquer semente, plantio fora de época, sementes que estavam velhas e já sem poder de germinação, excesso ou falta de umidade na germinação.
Abraços Floridos
Oi Bruna. Obrigada pela explicação anterior. 🙂
Tenho outra dúvida agora, meu trevo já brotou e já tem até florzinhas, porém umas delas morreram, estão murchas e pretinhas 🙁 aí não sei o que faço, devo deixar ou tirar? E se for tirar, como faço isso?
Obrigada! 😀
Kamila eu só retiro quando está bem seca e solta facilmente da planta. Você pode tentar puxar levemente, se sair tudo bem, senão deixe até estar solta. Faça isso com flores e folhas. : )
Abraços Floridos
Olá. Pode me explicar, por favor, quando e como faço para passar meu trevo para um vaso maior? Nunca plantei nada, estou com muita dúvida sobre como fazer, onde comprar a terra e tudo q for necessário.
Obrigada.
Abraços
Kamila veja o post Como Plantar Mudas, além das fotos tem um vídeo com todo o processo.
https://www.saberesdojardim.com/como-plantar-mudas/
Abraços Floridos
Acho que não estou sabendo cuidar do meu Trevo. Com frequência eles ficam com uma aparência feia, “triste” e com uma espécie de fungo, tipo uma pluma branca e grudenta.
Suzana as folhas à noite se fecham, isso é normal, não sei se é o seu caso. Agora se eles estão murchando não é normal, provavelmente o vaso está pequeno e eles estão com muitas raízes, a rega não está sendo suficiente ou estão pegando muito sol. Esse fungo você deve tratar com leite diluído, veja o post Fungos do blog, nele tem todas as informações sobre o uso do leite.
Abraços Floridos
Ameiiiiii…. Mto obrigada pela explicação, espero que meu nasça 🙂
Gostaria de ganhar uma muda de trevo 4 folhas daquele que não dá flor.
Bom dia, amei seu post, bem facil de entender. Tenho um vasinho com trevo de quatro folhas que no centro dele é roxinho, as primeiras folhas nasceram perfeitinhas, agora estao nascendo umas defeituosas. Sabem me dizer se é falta de fertilizante?
beijos
Rafaela pode ser falta de sol ou adubo. Tive esse problema com meu trevo roxo. Me fale mais sobre as condições de cultivo dele, rega, sol, substrato, etc.
Abraços Floridos
Olá. Eu ganhei uma muda desse trevo e ela já está com várias folhas, sendo que nas minhas pesquisas esse foi o post mais completo que encontrei na internet. : )
No entanto, estou em dúvida sobre a frequência de regar. O quanto eu rego?
Outra coisa sobre o sol…moro em cidade com clima muito quente, e a pessoa que me deu disse que ela é de sombra. O que fazer?
Paola trevos gostam de umidade, mas a frequência depende de muitos fatores, não há uma regra exata. Você deve observar o substrato e regar para manter levemente úmido. O problema que é muito comum é regar demais achando que está secando sendo que no fundo o vaso está encharcado. Então se o vaso for de plástico redobre a atenção porque eles acumulam muita umidade. Enfie o dedo na terra afundando uns 2 ou 3 cm e se estiver secando você rega. Eles não gostam de sol quente demais. Se possível mantenha só no sol da manhã já que mora em local quente.
Abraços Floridos
Olá!
Eu ganhei um trevinho desses, que veio num pequenino vaso de plástico e sem nenhuma informação. Coloquei o bulbo no meio do adubo que veio e tenho regado todos os dias, bem como colocado um pouco no sol. Mas há faz mais de 15 dias e nada acontece. Um pequeno fiapo verde surgiu mas não ganhou força e já sumiu na terra. O que devo fazer? Deu certo o plantio ou desisto e jogo fora? Obrigada! Abraços
Margareth não recomendo colocar o vasinho no sol,mas pode ser que o problema seja excesso de umidade e os bulbos tenham apodrecido ou falta de umidade por isso o broto não resistiu. O vasinho realmente é muito pequeno e por isso não deve pegar sol inicialmente.
Tente apenas tirar do sol e deixar em local com muita luz indireta mantendo a umidade.
Abraços Floridos
Na verdade o trevo desse kit é chamado de “falso-trevo”. O trevo “verdadeiro” (aquele clássico e famoso, que tem as lendas do trevo com quatro folhas e tudo mais, inclusive essa do amuleto) é do gênero Trifolium, enquanto o falso trevo é do gênero Oxalis.
O trevo com quatro folhas (que segunda as lendas dão sorte) é uma mutação que ocorre em alguns exemplares do gênero Trifolium, não são esses trevos-falsos, ou os trevos-de-quatro-folhas, onde todos possuem quatro folhas naturalmente, rsrsrsrs. Assim não vale, é muito fácil achar um com os requisitos para dar sorte, rsrsrsrs.
Sim você tem razão quanto ao gênero trifolium, que aliás tem variedades maravilhosas. Mas esse é conhecido tanto como falso trevo, quanto trevo de 4 folhas, justamente por todos terem essa característica. : )
Abraços Floridos
Se o placebo cura ou traz sorte tà valendo.
Tenho vários trevos de 4 folhas todo verde.Cultivo em casa..Nunca deu flores.como poderia vende-los
Vender eu não sei, nunca vendi nenhuma planta ou semente minha, mas você pode usar em trocas por outras plantas.
Abraços Floridos
Camila estou interessada em comprar mudas do trevo. Se vc ainda está interessada em vender entre em contato comigo. Obrigada
Marisa estou interessada nas mudas, entre em contato comigo. Obrigada
Olá Marisa, boa tarde, você ainda tem os seus trevinhos verdes? me interessa obter as mudinhas.
Não gostei dele ser roxo no meio, são todos assim?
Ele todo verde como os de 6 folhas acho mais bonitos.
Diego existem vários tipos de trevo, entre eles um todo verde, mas esse eu não possuo.
Abraços Floridos
Desejo saber onde compro kit de trevos de ( 04 ) folhas aqui na cidade de São Paulo.
Agradeço sinceramente a resposta.
Cordialmente.
Ailton de Almeida
Ailton a caixinha fofa que eu comprei em Holambra eu já vi no Tatuapé Garden, mas os bulbos no saquinho comum já achei na Cobasi Ceasa também. Normalmente vou apenas nessas duas lojas. Mas em lojas on-line você acha o de 4 mais comum que é esse que tenho com facilidade também.
Abraços Floridos
Ei, moça! Obrigada pelo post explicativo. Vai me ajudar a cuidar melhor do meu trevo. Porém, andei dando uma olhada (tanto no seu site, como em outros) e percebi que os trevas que tenho aqui são diferentes dos seus. Os meus não tem essa mancha no meio, não dão flor e, até onde eu percebi, não tem bulbos. Eles são completamente verdes e as olhas lisas nas beiradas. Será que é uma outra espécie?
Oi Isabela, você pode mandar uma foto? Posso tentar te ajudar a identificar, mas talvez não esteja dando flores por algum outro motivo, como falta de sol ou nutrientes.
Abraços Floridos
Vc não vende mudas? Se for vender entre em contato comigo.Pois estou interessada.
Eurides eu tenho apenas sementes para venda, mas não são de trevo de 4 folhas.
Abraços Floridos
O meu tem várias florzinhas rosa, mas nenhuma folha aberta ainda! Na verdade, pelo o que percebi, só tem 1 que parece um trevo mesmo.. Já fazem quase 60 dias… E as hastes estão cada dia maiores!
Nossa Larissa que coisa estranha. Quase 60 dias e nenhuma folha aberta é algo bastante atípico.
Abraços Floridso
Oi Bruna! Esses trevos são muito fofos mesmo né? Já os cultivo tem um bom tempo, e ele enche o vaso super rápido! Pode por num vaso com a boca bem larga, tipo cuia, que ele alastra e fica lindo… e realmente ele gosta de mais sol pra ficar bonito e dar mais flores, mas nunca aquele sol quente da tarde. Também gosta de bastante água. Engraçado que aqui nunca entrou em dormência… eu cultivo outros tipos de trevos, e tenho uma bacia com um mix deles… tenho trevo roxo, verdinho quadrado, verdinho mais redondo, trevo de 4 folhas todo verde… depois te mando fotos… Bjos!
Oi Camila! Eu agora quero outras espécies. Consegui uma linda no aliexpress, oxalis versicolor, espero que chegue, rs. Esses meus eu pretendo colocar em um vaso redondo bem largo que tenho aqui. Mas por enquanto vou deixar nesse vasinho. Tem muitas hastes novas crescendo e ele tem dado muitas flores. Lindo! ; )
Abraços Floridos
Posta depois como ficou o amuleto!
Ah, e é só uma ideia, mas já que você tem várias plantas bacanas, acha que tem como fazer com flores o que você está fazendo com o trevo? Minha mãe me contou que tinha uma dália como marcador de páginas! Deve ser super legal, mas acho que não dá pra fazer com qualquer flor…
Nossa, me empolguei aqui! Pena que as únicas flores que tenho aqui são as das pimenteiras, que são pequenininhas e estão em falta no momento rs.
Oi Fabi! Vou colocar uma foto no post. Coloquei o trevo seco dentro de um saquinho de plástico bem pequeno que uso para colocar sementes quando envio pelo correio e deixo na minha carteira. Dá pra fazer com qualquer flor o que eu fiz com o trevo, mas acho que para usar como marcador de páginas teria que colar a flor em um papel tipo cartolina ou plastificar como o trevo. A flor em si, acho que se for grande ou colhida com o caule, dá pra até pra usar, mas corre-se o risco dela se partir. Veja esse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=WvyjSOUnA0E , ela ensina a fazer o marcador e ainda aparece um gatinho super fofo. ; )
Abraços Floridos
nós compramos uma cx essa penultima feira , quase 2 anos atras.
o pequeno vaso que fornecem nao da conta do tamanho e da quantidade de trevos que brotam de 4 simples bulbos(que viraram uma duzia)., o periodo de dormencia para nos foi uma supresa, os bulbos ficaram muito tempo abandonados num pote sem terra nem nada…. e quando resolvi replantar em questao de dias o vaso estava repleto novamente. em meu face fiz um acompanhamento fotografico .. abçs
Olá Rafael! O vaso realmente é muito pequeno. Logo que brotaram todos os bulbos eu transplantei. Gostaria de ver o acompanhamento que você fez. Se possível me passe através da pagina de contato do blog o seu facebook.
Abraços Floridos