A fruta do milagre, synsepalum dulcificum, é uma planta que tem origem na África e tornou-se conhecida por alterar o sabor cítrico e azedo do limão, deixando-o adocicado.
Nesse momento você deve estar se perguntando se de fato funciona e a resposta de quem cultiva, provou e testou é sim! Funciona e muito!
A primeira vez que provei fiquei realmente impressionada com o quanto ela altera o sabor do limão. Nem há necessidade de bater junto, misturar, nada do tipo. Basta mastigar a polpa da fruta e depois chupar o limão ou tomar o suco, que o resultado é imediato.
Depois farei um post no blog sobre o plantio das sementes! Aproveite e comente se quer ver o post sobre Como Plantar Sementes de Fruta do Milagre e quais outras frutas ou plantas gostaria de ver detalhadas por aqui!
Minha Muda
Passei anos querendo essa criatura fofa, saborosa e milagrosa. Finalmente consegui comprar a muda em setembro de 2021 e só agora, entre fevereiro e março de 2024, ela frutificou pela primeira vez e deu muitos frutos.
Em lojas de jardinagem eu nunca a achava. Quando via pra vender era on-line e normalmente as mudas eram um absurdo de caras. Quando a muda não era muito cara, o frete era o preço da muda.
Por acaso, ao comprar substrato e sementes para produzir microverdes, vi na página inicial da loja Plantei um anúncio da muda de fruta do milagre na promoção! Aproveitei a oportunidade e comprei.
A muda chegou linda, saudável e com aproximadamente 35 cm de altura. Agora ela está com 78 cm de altura e produzindo bem.
A Fruta do Milagre
A fruta do milagre, synsepalum dulcificum, é uma planta perene e costuma ficar com aproximadamente 1 m de altura, sendo ótima para cultivo em vasos. Então mesmo que você tenha, como eu, só uma pequena varanda ou uma sacada, mas quer uma frutífera, a fruta do milagre é uma das mais adequadas.
As folhas são alongadas, ovaladas e verdes brilhantes.
As florzinhas são brancas, pequenas e duram pouquíssimo tempo abertas, menos de 24 horas, pelo que observei.
As primeiras da floração caíram sem formar frutos.
Achei que não fosse vingar nenhuma, mas logo em seguida veio uma leva de flores que não teve nenhuma perda.
Todas deram frutos!
Os frutos medem por volta de 2 a 2,5 cm. Tem casca bem vermelha e lisa. São ovalados e lembram frutos de café.
Os frutos tem pouca polpa, mas é uma polpa branca, macia, suculenta e bem adocicada. Pra mim lembra muito o sabor da stévia. A casca é vermelha, brilhante e fina.
Plantio
Recomendo para o plantio das mudas um substrato de boa qualidade. Gosto muito de usar o biomix, e húmus de minhoca em partes iguais.
A planta, mesmo adulta, é pequena, então se o cultivo for feito em vaso, não precisa ser um vaso muito grande. A minha é cultivada em um vaso de 32 cm de altura x 31 de largura e vai muito bem, produzindo bastante. Recomendo um vaso de pelo menos 20 litros para que não seja necessário replante depois.
Sol
A minha muda é visivelmente menos densa de folhagem do que a maioria das fotos que vejo por aí. Por outro lado, ela produz super bem! Superou e muito minha expectativa para uma primeira floração.
O fato dela ter a folhagem menos densa provavelmente é reflexo de não pegar tanto sol. Ela fica num local da varanda que pega bastante sol da manhã, mas depois não mais.
O indicado é que ela pegue bastante sol. É uma planta de sol pleno e não deve ser cultivada à meia sombra.
Rega
Claramente uma planta que precisa de pouca rega. Eu procuro manter o substrato ligeiramente seco. Rego quando percebo que o substrato secou.
Na primavera e no verão, e em dias mais quentes no geral, rego todos os dias. Rego tanto por causa do sol mais forte, quanto porque o vaso no qual minha muda está é de barro. Vasos de barro secam bem mais rápido do que vasos de plástico.
Adubo
Para a fruta do milagre usei húmus, produzido no meu próprio minhocário, misturado ao substrato na hora do plantio.
Nas reposições de substrato também uso húmus e acrescento esterco bovino curtido ou uso apenas um dos dois, caso não tenha o outro. Uso a proporção de 1:1 com o húmus e 1:4 com o esterco.
Nas demais adubações ao longo do ano uso bokashi em pó misturado ao substrato de acordo com as indicações da embalagem. Costumo adubar de 2 a 3 vezes ao ano com bokashi.
Pragas
Minha fruta do milagre não teve nenhuma praga sequer. Amém!
Caso a sua tenha algum indício de praga ou doença recomendo ver aqui no blog, na categoria Pragas e Doenças, os posts que podem te ajudar.
O mais comum é que a fruta do milagre tenha deficiência de nutrientes e fungos. Para os fungos tem um post bem completo mostrando fotos de vários tipos de fungos aqui no blog e como tratá-los. Recomendo também usar cupro dimy, de acordo com as instruções da embalagem, dependendo da gravidade da doença fúngica. Farei post sobre ele em breve.
O Milagre da Fruta
A synsepalum dulcificum é popularmente conhecida como fruta do milagre justamente por transformar sabores azedos e amargos em doces. Ela faz isso porque a polpa dos frutos possui uma proteína chamada miraculina. Quando está em contato com a língua e também com alimentos azedos ou amargos, ela os adoça. Sozinha a miraculina não tem essa ação, mas em contato com a língua humana e suas papilas gustativas sim. O efeito pode durar entre 30 minutos e 2 horas.
Inicialmente, quando fui testar a primeira vez, eu achei que seria algo sutil, que ela dava uma adoçada leve, uma mudança pequena no sabor. Estava enganada! A mudança é absurda! O limão fica doce, como se fossem colocadas muitas colheres de açúcar, no melhor estilo suco de açúcar com limão. Também o senti menos ácido.
Minha experiência, pra detalhar de forma exata, foi colher os frutos, separar um limão, cortar o fruto da fruta do milagre, picadinho, pra ver a polpa e separar a semente.
Depois usei a mesma faca para cortar o limão e meu namorado lambeu a faca e falou que estava doce! Eu então mordi a fruta e depois chupei o limão e fiquei chocada com o quanto estava de fato muito doce. Era outra fruta!
Nesse post não vou entrar nos pormenores sobre a atividade química que leva à alteração de sabor promovida pela fruta do milagre, mas, pesquisando, localizei algumas menções aos benefícios que a fruta do milagre traz para o tratamento da diabetes também. Deixo aqui um dos trabalhos que li sobre.