A farinha de casca de ovo é um excelente adubo. Já o uso há muito tempo e as plantas adoram, mas eu estava devendo um post no blog falando sobre o assunto. Vou pagar minha dívida e tentar explicar tudo que for possível sobre o uso da casca de ovo como adubo para as plantas, que traz excelentes resultados.
A casca de ovo é rica em cálcio, mas também possui bons percentuais de potássio e magnésio. Além de ser um adubo orgânico de excelente qualidade, muitos de nós produzimos em boa quantidade sem esforço e podemos aproveitar tudo que ela oferece com baixo custo e bem pouco trabalho.
Esterco de frango. Clique na imagem para Comprar na Amazon!
O processamento das cascas de ovos para transformá-las em farinha é super simples e esse adubo ainda tem a vantagem de poder ser armazenado com facilidade e durar muito tempo.
Como Fazer Farinha de Casca de Ovo
Eu tenho um processo que aprimorei ao longo do tempo com as cascas de ovos que produzo e vou relatar em detalhes aqui.
A primeira coisa a fazer é secar as cascas. Elas devem estar bem secas para serem armazenadas. Para colocá-las pra secar há diversas opções que podem ser usadas e vão do coração de cada um.
Eu sempre lavo levemente as cascas antes de colocar para secar. Essa lavagem é sutil, só para tirar restos de gema e a maior parte dos resquícios de clara. Não me preocupo em tirar a membrana que às vezes fica grudada na casca. Esse rápido enxágue já faz toda a diferença no odor que pode vir a ficar depois, quando elas são deixadas pra secar.
Após enxaguar eu coloco em um pote super fofo que deixo em cima da pia da cozinha.
Faço isso com cada ovo usado e junto as cascas até o potinho encher. Quando o pote está cheio eu tiro tudo e uso o socador do pilão para triturar.
Como meu pilão é pequeno, coloco as cascas em um pote maior qualquer e trituro nele. Também é possível usar um processador, liquidificador ou até colocar as cascas em um saco plástico e, sobre uma tábua, usar um martelo para triturar.
Eu não chego a transformar as cascas em farinha fina, apenas as deixo em pedaços bem pequenos e armazeno em um pote de vidro que um dia foi de geleia, doce ou qualquer coisa parecida. Sempre é bom reaproveitar. Guardo o pote de vidro dentro de um armário na minha área de serviço, que é um local seco e fresco, sem sol direto.
Uma alternativa para o potinho fofo é colocar as cascas para secar dispostas em uma bandeja, em local seco e arejado. Pode ser dentro de casa, próximo a uma janela é o ideal, ou fora de casa. Mesmo para quem mora em apartamento é uma opção, desde que seja feito o processo de enxague das cascas antes para evitar odores e drosófilas.
As cascas de ovos também podem ser colocadas para secar ao sol. Basta dispor numa bandeja ou em cima de um pano, deixar secar bem e depois triturar. Porém, cabe aqui um aviso, pesquisando sobre o assunto li que as cascas de ovos perdem parte do nitrogênio quando são secas ao sol, portanto talvez seja melhor secá-las à sombra por via das dúvidas.
Como Usar Farinha de Casca de Ovo
Direto nos Vasos
A farinha de casca de ovo pode ser usada como adubo de manutenção e plantio. Eu uso eventualmente, não sigo um cronograma com ela porque nem sempre incluo na adubação de rotina, muitas vezes por esquecimento mesmo, mas as medidas são as seguintes:
- 1 colher de café para vasos pequenos;
- 1 colher de sopa para vasos médios;
- 2 a 4 colheres de sopa para vasos grandes.
No Adubo Líquido
A farinha de casca de ovo também pode ser colocada no adubo líquido, que já mostrei como preparar passo a passo aqui no blog.
Eu particularmente nunca testei o uso dessa forma. Acredito que traria bons resultados, porém não sei se aumentaria a produção de gases no adubo ou se pioraria ou não o odor. Se alguém testar agradeço o feedback.
Para esse uso recomendo a medida de uma colher de sopa bem rasa para garrafas de 500 ml. Para garrafas maiores basta fazer a proporção.
No Minhocário ou Composteira
Outra forma de utilizar as cascas de ovos é colocando-as no minhocário ou composteira.
Pelo que já observei as que eu coloco no minhocário não são decompostas. Quando vou usar o húmus elas estão intactas, apenas acrescentando mais nutrientes, mas sem estarem efetivamente decompostas nele.
Como elas não são decompostas a ponto de incorporarem-se completamente ao húmus eu prefiro não usar muito. Não sei precisar exatamente a quantidade, porque faço isso “no olho”, mas diria que coloco no máximo de 20 a 30 % do volume da caixa de cascas de ovos no minhocário.
Cuidados
Há quem use a casca de ovo direto no substrato, sem nenhum tipo de processamento prévio. Não encontrei nenhuma contraindicação para essa prática, mas recomendo que sejam colocadas apenas em vasos de ambientes externos, pois ainda pode ter algum cheiro. Além disso, e também por causa do cheiro, podem atrair drosófilas se não forem bem cobertas com substrato.
Outra recomendação é lavar levemente para tirar qualquer resíduo de gema que possa ter ficado.
Apesar da possibilidade de usar a casca de ovo dessa forma, recomendo a farinha por evitar o risco do cheiro ruim e das drosófilas e por ser mais fácil de medir a quantidade a ser usada.
Deve-se evitar as cascas de ovos em plantas que preferem substrato mais ácido, como os mirtilos, por exemplo, ou usar uma dose bem pequena.
As cascas só devem ser trituradas quando estiverem bem secas.
Obrigada pelo tutorial. Muito didático.
Assim, pode ser utilizada para dar aos pássaros, misturada com semente?
Não sei dizer Jorge, não sabia nem que pássaros comiam cascas de ovos. O ideal nesse caso é perguntar a um veterinário especializado em aves.
Abraços Floridos
Muito Obrigada por tanta informação útil para quem ama plantas!
Você pode triturar as cascas no liquidificador até formar uma farinha. Ponha depois no minhocário, assim as cascas serão consumidas pelas minhocas que irão produzir um húmus de melhor qualidade. Recomendo colocar também carvão moído ou cinzas de madeira.
Obrigada pela dica ; )
Obrigado por compartilhar!! Muitíssimo útil!!