Hoje eu vou falar da calda de fumo, um produto natural que é usado no combate à pragas. Para pulgões é mais eficiente do que o óleo de neem, mas para cochonilhas ajuda, mas não resolve.
Para quem pretende utilizar a calda de fumo saiba que têm alguns detalhes que devem ser levados em consideração:
– Suja horrores! O óleo de neem também suja onde você borrifa, mas a calda de fumo suja bem mais por causa da cor. Quando for aplicar calda de fumo, se for em plantas que estão em vaso já leve um paninho junto porque vai precisar.
– Fede muito! Triste é quando você vai aplicar e o vento joga tudo em cima de você. Nesse ponto o óleo de neem é melhor, porque a calda de fumo além de te deixar fedida ainda mancha sua roupa por causa da cor que é um marrom bem escuro.
– Preparar é o ó! Mas podia ser pior. Com o pó de fumo (já sequinho e triturado) é bem mais fácil. O preparo da calda de fumo pode ser profundamente desagradável se você comprar o próprio fumo que tem aspecto horrível, fede e como se não pudesse ser pior ainda mancha a mão. Você tem que cortar o fumo (usando luvas, claro) e deixar curtindo na mistura com sabão de côco e água para então coar! O ó. Agora está bem mais fácil, já tem o pó pronto e basta curtir, coar e misturar, sem ter que olhar aquele coisa comprida, marrom e horrorosa.
Sobre o preparo vou falar do pó de fumo Dimy que é o que há de mais prático.
Na própria caixa vem as instruções de preparo, porém vou fazer algumas observações em relação à forma como eu prefiro preparar para usar nas minhas plantas, mas é claro que você pode simplesmente seguir as instruções da embalagem:
Quantidade de água X Quantidade de pó: Nas instruções do produto é recomendado usar um saquinho de 50g (vem separado em saquinhos, mais prático impossível) para 500 ml de água. Eu prefiro usar um saquinho de 50g para 1 litro de água.
Tempo para a mistura curtir: Nas instruções é recomendado deixar de 2 a 3 dias curtindo. Eu costumo deixar 24 hs, mas se você preferir deixe os 2 ou 3 mesmo, porém eu não vejo necessidade.
Para melhorar a aderência: O fabricante recomenda usar álcool para melhorar a aderência. Sinceramente eu nunca tentei, sempre uso o bom e velho sabão de côco. Corte uma barra de 200g em 4 partes iguais, depois corte cada parte pela metade, depois corte pela metade novamente e dilua esse último pedacinho em 1 litro de água. Já vi pessoas que usam detergente, também nunca usei, mas deve fazer o mesmo efeito do sabão.
Tirando esses detalhes eu sigo o procedimento que vem na caixinha: Despejo a água quente no pó de fumo, deixo curtir, depois passo numa peneira fina e borrifo nas plantas.
Apesar dos pesares da preparação e utilização do pó de fumo, é o que há de melhor para pulgões. Funciona muito bem! Se o seu problema é esse, apesar do óleo de neem ser mais prático, menos fedorento e quase incolor, eu sugiro a calda de fumo. Elimina pulgões melhor e mais rápido do que o neem. Agora para cochonilhas só óleo de neem mesmo, pó de fumo não resolve.
O fumo não deve ser usado em nenhuma planta da família solanaceae, como tomates, pimentas, batata, beringela, etc. O próprio fumo é da família solanaceae e por isso pode transmitir para outras plantas um vírus específico dessa família chamado vírus do mosaico do fumo, por isso a contra-indicação de uso.
Tenho um pé de limão, e o pé está cheio de pintura nas pretinhas nas folhas, ele parece estar secando por isso, o que fazer ?
Felippe tem um post sobre fungos no blog, coloque “fungos”na caixa de pesquisa e vai localizar. Pela sua descrição pode ser fumagina. No post tem a indicação de tratamento com leite e você pode usar também cupro dimy.
Abraços FLoridos
Olá,
minha alfavaca está com uns pontinhos pretos e em volta com uma mancha, como se tivesse consumindo a folha. Dei uma pesquisada na internet e em um vídeo descobri que é a Mosca Minadora. Fumo de calda serve para essa praga? Já está chegando na minha hortelã também 🙁
Obrigada!
Tem um post só sobre ela aqui no blog, vai te ajudar bastante. É importante retirar as folhas afetadas. Pode usar fumo sim, mas eu prefiro óleo de neem.
https://www.saberesdojardim.com/larva-minadora/
Abraços Floridos
Olá! Eu tenho que aplicar o fumo de quanto em quanto tempo? Eu apliquei ontem e parece que estão mortos, mas não tenho certeza!
Beijos e parabéns pelo conteúdo! 😉
Mayara eu recomendo aplicar uma vez por semana se a infestação não está tão grande. Caso tenham muitos aplique duas vezes na primeira semana, depois aplique uma vez por semana por mais duas semanas.
Abraços Floridos
Bom dia! o tempo de cura da calda mais prolongado reduzirá o cheiro.
Infelizmente não, continua fedendo rs.
Abraços Floridos
Quanto tempo depois posso consumir as hortaliças, após a aplicação de fumo (usei um de mercado, que já vem com borrifador)?
Marcelo eu recomendo esperar uma semana e lavar bem antes de consumir.
Abraços Floridos
Bom, depois de tudo que foi dito, acho que nunca mais!!
bruna são os mesmo problemas de todos,chonilhas,pulgo~es e outro só q eu cultivo rosas do deserto.
Veja o post Guia de Defensivos Naturais, deve te ajudar e qualquer dúvida estarei à disposição.
Abraços Floridos
Qto tempo após pulverizar com fumo posso consumir este alimento ( couve).
Grato,
Rubens espere por volta de uma semana.
Abraços Floridos
Obrigado por me ensinar cuidar de minas Portulaca gradiflora!
Bom 2017! BRUNA PIMENTEL.
Viva 2016!
Em 2016 houve fato fabuloso sim, apesar de Vanessa Grazziotin falar que não, dessa forma assim:
“O ano de 2016 é, sem dúvida, daqueles que dificilmente será esquecido. Ficará marcado na história pelos acontecimentos negativos ocorridos no Brasil e no mundo. Esse é o sentimento das pessoas”, diz Grazziotin.
Mas, por outro lado, nem que seja apenas 1 fato positivo houve sim! É claro! Mesmo que seja, somente e só, um ato notável, de êxito. Extraordinário. Onde a sociedade se mostrou. Divino. Que ficará na história para sempre, para o início de um horizonte progressista do Brasil, na vida cultural, na artística, na esfera política, e na econômica.
Que jamais será esquecido tal nascer dos anos a partir de 2016, apontando para frente. Ano em orientação à alta-cultura. Acontecimento esse verdadeiramente um marco histórico prodigioso. Tal ação acorrida em 2016 ocasionou o triunfo sobre a incompetência. Incrementando sim o Brasil em direção a modernidade, a reformas e mudanças positivas e progressistas. Enfim: admirável.
Qual foi, afinal, essa ação sui-generis?
Tal fato luminoso foi o:
— «Tchau querida!»*
[(*) a «Coração Valente» do João Santana; criada, estimulada e consumida. ATENÇÃO: eu disse Jo-ã-o SAN-TA-NA].
Eis aí um momento progressista, no ano de 2016. Sem PeTê.
Feliz 2017 a todos do blog do Esmael.
posso fazer inseticida com folha de fumo ? tem o mesmo efeito do desfia do
José nunca usei as folhas, então não posso afirmar, mas acredito que tenha algum efeito repelente.
Abraços Floridos
tenho uma boa quantidade de po de fumo pra vender
oi bruna socorro minhas plantas estao horiveis (principalmente minhas pimenteiras),ja tentei de tudo calda de fumo,combo super top oleo de neen enchofre enfim.vc pode me ajudar?
Rute já respondi seu e-mail.
Abraços Floridos
Minha planta está com pequenas bolinhas brancas
O chá de fumo resolve?
Cesar depende, eu precisaria saber exatamente que bolinhas são essas. Se forem cochonilhas sugiro usar o combo super top plus defensivos e acrescentar álcool (post Turbinando Defensivos).
Abraços Floridos
Olá, Bruna! Sou fã do seu blog há tempos, muito grata por tudo que você ensina!
Você já usou outra marca de Fumo em pó? Achei uma que custa pouquinho mais que 50% do preço da Dimy, mas não quero arriscar um mau produto pra minhas plantinhas só por economia.
Agradeço! Abraços
Pérolla não conheço. Só uso essa e fumo eu uso pouco. O que você pode fazer é usar mais diluído para evitar problemas se tem receio.
Abraços Floridos
Eu tenho dois pés de manjericão, hortelã, girassol, todos no vaso e agora estão surgindo nanchas marrons e deixam as folhas quebradiças, calda de fumo resolve?
Depende da causa. Se você tiver fotos é melhor, porque as manchas podem ser uma série de coisas.
Abraços Floridos
olá, bom esclarecimento. Só não menciona o tempo de aplicação, o intervalo entre uma e outra, bem como por quanto tempo se deve aplicar. Obrigado.
Olá! O intervalo entre uma aplicação e outra depende da infestação, pode ser uma vez por semana ou a cada 2 dias. O tempo de aplicação também varia porque a calda de fumo deve ser usada enquanto houver sinais de pragas.
Abraços Floridos
Oi Bruna!
Seu blog foi um achado! Sempre acho tudo muito complicado em se tratando de jardinagem mas do jeito que você explicou sinto que consigo fazer! 🙂
Já tinha comprado o fumo Dimy e adorei as suas dicas.
Só fiquei com uma dúvida. Eu tenho uma ixória que pegou pulgão. No auge da infestação, como ainda não conhecia a calda de fumo, cortei vários galhos que estavam muito comprometidos e limpei o restante na mão com cotonete embebido em álcool. Agora alguns voltaram nos brotinhos e estou preparando a calda. Minha dúvida é se borrifo só a planta ou também a terra, porque moro em um apartamento alto e me parece que os benditos só podem estar se escondendo na terra, não sei. Será que seria melhor eu replantar em um novo vaso? Ela ainda está no que veio da loja. Obrigada!!!
Olá Cynthia! Você fez bem em limpar a planta com o cotonete. Isso ajuda muito! Eu não acho necessário replantar, apenas faça as aplicações e pode borrifar na terra e no vaso se quiser, mas pulgões tendem a voltar nas plantas que gostam e são uma praga bem sazonal ao meu ver. Tem épocas que somem e outras que aparecem com força total.
Abraços Floridos
Minha dúvida é se posso regar as plantações depois de passr o caldo de fumo, porque tenho medo que ao regar a planta eu tiraria o caldo que acabei de aplicar.
Olá Diego! O ideal é regar antes de fazer a aplicação.
Abraços Floridos
Minhas roseiras ficam c/manchas marrons e em seguida caeem.
O fumo é bom?
Att,
Iraci Stanley.
Olá Iraci! Pode ser que sejam fungos, se for o tratamento é leite. Pesquise por ferrugem e veja se os sintomas são os mesmos das suas roseiras. Excesso de água também pode causar manchas marrons nas folhas, principalmente nas pontas.
Abraços Floridos
Saudações,
De quanto em quanto tempo eu borrifo essa calda na planta ? Precisa intercalar com borrifos de água ?
Att,
Raoni
Olá Raoni! A cada dois dias se estiver muito infestado ou a cada três dias. Não precisa intercalar com água.
Abraços Floridos
Oi, o meu problema são as formigas, elas estão fazendo casa em quase todos os vasos de plantas, não sei mais o que fazer… Obs: Não são formigas cortadeiras, são aquelas que faz casa dentro de casa. O que fazer? Obrigada! Clarine
Olá Clarine! Aqui também já tive esse problema. Faço o seguinte: coloco em uma garrafa de 500ml dois dedos de cravos no fundo e completo com álcool. Deixo apurar por uma semana. Depois disso eu coloco com uma seringa o líquido nos vasos, mas coloco só nos cantinhos bem rente à borda porque sinceramente não sei se prejudica as raízes e nunca quis arriscar. Funciona bem. Além disso a outra solução é trocar toda a terra do vaso e antes de replantar lavar bem o vaso e secar.
Abraços Floridos
Adorei! muito obrigada. Cida de Osasco.
Olá, essa calda de fumo serve para caramujo de jardim, tenho aquela grama alta que geralmente usa-se para adornar plantas, mas tenho uma área grande plantada com essa grama, e os caramujos se aproveitam da sombra e da umidade que ali se faz, será que da certo? obrigado
Olá Carlo! Não sei te dizer se funciona com caramujos. Nunca tive esse problema então nãos ei realmente como tratar, mas você pode tentar. Se você usar as medidas corretas mal à planta não. Aí fazer. Tem também um arquivo no blog que fala sobre vários tipos de defensivos naturais, está no post cartilha sobre uso de defensivos naturais.
Abraços Floridos
Bom dia Querida Bruna! Adorei seu blog e mais ainda a seu jeito de falar super legal! A forma que você falou sobre o fumo é o máximo ! Beijos Cida de Osasco.
Olá Cida! Obrigada ; )
Abraços Floridos
A calda pode ser usada em pimenteiras?
Olá Leandro! Pode ser usada sim.
Abraços Floridos
ola tenhu um pé de maconha em casa e não sei oque está cortando as folhas o fumo pode afastar grilos largatas etc.?? obrigado
Olá Felipe! Eu nunca tive problemas com lagartas, mas já vi algumas pessoas comentando que usam fumo sim. Não sei te dizer se realmente dá certo porque eu nunca usei, mas vale a tentativa. Faça nas medidas corretas e se não resolver pelo menos não faz mal à planta.
Abraços Floridos
Bom dia Bruna! Primeiramente parabéns pelo seu blog. Moro em Nova Lima, na grande BH e tenho um grande e lindo jardim na minha casa (Modéstia à parte…hehehe), mas esse ano várias de minhas árvores foram atacadas por pulgões (Manacá da Serra, Quaresmeira, Ipê Roxo, Amexeira, Amoreira, Sapucaia, etc.) A quaresmeira, para minha tristeza, não deu nem uma florzinha sequer. Gostaria de saber se essa receita de calda de fumo também serve para árvores de grande / médio porte em áreas externas, ou se existe algo melhor e qual deve ser a periodicidade das aplicações.
PS: Fiz uma única aplicação de óleo de neem e não deu nenhum resultado.
Obrigado.
Olá Flávio! Já começou o comentário me deixando curiosa pra ver esse lindo jardim, rs.
Eu tive pulgões aqui nas minhas éricas e foram muitos mesmo. Demorei para ver porque o danados ficaram por baixo das folhas. Mas ao contrário do que aconteceu com você fiz uma aplicação com o neem e o resultado já foi fantástico. Ainda fiz mais algumas aplicações para garantir, mas o problema foi resolvido.
A calda de fumo funciona sim, mas tem os problemas que mencionei no post. Fede, mancha, etc. O que eu sugiro é que antes você teste o combo super top plus defensivos que mistura neem e sabão de côco e se quiser adicione ainda a calda de fumo nessa mistura.
Pulgões são bem fáceis de combater. Caso não resolva você me mande fotos porque pode ser que seja outra praga.
Abraços Floridos
ola meu nome é marilucia eu tenho as flores de maio tenho 5 mais uma morreu elas esta cheio de pulgão e esta quebrando as flolhas o que devo jogar pra matar os pulgões vou agradeçer se me ajuda !!!!!!!!!!
Olá Marilucia! Use a receita que passei no combo super top plus para os pulgões. Deve resolver o problema.
Abraços Floridos
Bruna adorei o seu blog.Ando triste com meu pé de Fícus, ele está com Lacerdinha e eu gostaria de salvá-lo, posso usar a calda de fumo?Como sou alérgica, prefiro produto natural.O meu filho mora num vaso na sacada do meu prédio (nono andar).O que fazer,?
por favor me oriente.Moro na Amazônia(em Belém do Pará).Agradeço a atenção..
Olá Maria de Fatima! Eu tive que pesquisar no google o que é lacerdinha, rs, mas sugiro a calda de fumo com sabão de côco para combatê-la. A calda de fumo deve ajudar, mas por via das dúvidas eu usaria os dois.
Abraços Floridos
Oi Bruna!
Minhas roseiras estão com pulgões e tripes, são bem novinhas e já tem botões e flores.
Quantas aplicações você normalmente faz, qual o intervalo entre elas?
Pode ser passado em cima dos botões e flores?
Se puder responder ficarei muito agradecida.
Seu blog foi crucial no sucesso que estou tendo com algumas sementes que plantei.
Muito obrigada.
Juliana
Oi Juliana!
Quando uso fumo é uma vez por semana e também tiro os pulgões manualmente usando um cotonete ou algodão com a calda de fumo, mas tem que tomar bastante cuidado com brotinhos e botões.
Pode borrifar em toda a planta. Normalmente eu até noto que a planta fica mais bonita e parece mais saudável depois das aplicações de fumo.
Fico feliz que o blog tenha te ajudado. : )
Abraços Floridos
Olá, Bruna.
Usando fumo sabiá (vem picado, pronto para preparar os cigarros), consegui exterminar completamente os pulgões após deixar o fumo apenas 10 minutos de molho.
Adorei o blog.
Olá Tonim! Nunca ouvi falar no fumo sabiá, mas é sempre bom conhecer algo mais prático. Na próxima vez que eu precisar vou procurar.
Calda de fumo para pulgões realmente é o que há de melhor.
Abraços floridos
Keep working, nice post! This was the information I had to know.
Bruna, gosto muito desse assunto e dou seu blog! Espero mais posts sempre.
Obrigada pelo carinho Marisa!