A avenca, adiantum raddianum, que é a variedade que tenho, é uma folhagem linda da família das samambaias. Ela não dá flores, mas sua beleza está nas cores, na textura e na delicadeza das folhas.
A reprodução das avencas ocorre por divisão do rizoma ou através do plantio dos esporos. Ainda não reproduzi a minha, mas acho o processo de plantio e crescimento dos esporos muito interessante e logo pretendo começar as experiências com eles.
Eu tentei cultivar avenca pela primeira vez há alguns meses, especificamente em setembro de 2016. Quando comprei minha muda ela estava linda, cheia de folhas e com brotos novos. Eu a transplantei para outro vaso e daí em diante começaram os problemas. As folhas secavam, não nasciam mais brotos e ela foi ficando feia e sem vida até quase não ter mais nenhuma folha.
Ao ver minha avenca definhando eu comecei a buscar motivos para ela estar naquela situação e fui testando tudo que poderia fazê-la melhorar. Claro que nesse processo pesquisei muito e descobri algumas das várias exigências da avenca para ser feliz. Ao longo do tempo ela foi melhorando e se desenvolvendo, mas foram meses até que eu olhasse para ela e visse uma planta linda e saudável de novo.
A primeira coisa que se deve saber sobre as avencas é que elas são muito sensíveis, mas muito mesmo. Você deve estar se perguntando em relação a que são sensíveis e a resposta é: em relação a tudo! Água, vento, adubo, umidade, luminosidade, etc. Mas não há motivo para pânico, porque quando encontra-se o equilíbrio entre regas, luminosidade e adubo o cultivo torna-se simples.
Hoje posso dizer que minha planta está estabilizada, pelo menos por enquanto, e não me dá praticamente nenhum trabalho. Mas para chegar nesse ponto eu tive que achar o local perfeito para o vaso e entender todas as necessidades que ela tem, sem excessos ou faltas. Daí para frente ela se tornou uma planta de fácil cultivo.
Local Ideal
Claro que cada caso será diferente, mas o principal para ter uma bela avenca é encontrar o local ideal para ela em termos de luminosidade, vento e umidade. Substrato, rega e adubo podem ser mais facilmente adaptados.
O local ideal para uma avenca é onde tenha muita luminosidade indireta, mas tem que ser muita mesmo, ou sol direto, mas filtrado, e por poucas horas.
A minha avenca fica no escritório em cima de uma mesinha em frente à janela e pega por volta de duas horas do sol do fim da tarde com a janela sempre fechada, filtrando a luz. Por pegar sol direto, ainda que filtrado, ela ficou com as folhas mais claras, porém maiores e mais bonitas do que quando comprei.
Eu sugiro que a avenca fique dentro de casa, mas caso isso não ocorra o ideal seria deixá-la em local sem sol direto, mas com muita luz natural.
Outra opção é deixar a planta fora de casa, protegida por outra planta, que a cubra parcialmente e permita que alguns raios de sol cheguem, mas nesse caso recomendo sol da manhã e não da tarde, porque, ainda que parcial, o sol incidiria nas folhas sem qualquer filtro e isso poderia queimá-las.
Seja dentro de casa ou fora dela o vento também é um fator muito importante. A avenca não suporta vento. Além de suas folhas serem muito delicadas e finas, podendo ser facilmente danificadas, o vento pode ocasionar mudanças bruscas na temperatura e umidade do ambiente e isso não funciona bem para as avencas. Então seja onde for elas devem estar bem protegidas do vento.
Quanto ao local ideal a primeira providência é analisar ao invés de ficar trocando a planta de lugar. Avencas não gostam de mudanças de ambiente e podem sentir bastante.
Recomendo que seja observada a luminosidade e o vento dos locais que são considerados opções para colocá-la. Verifique a incidência de sol ao longo do dia. Durante a semana é impossível para a maioria das pessoas que trabalham fora, portanto sugiro verificar nos fins de semana, mas é muito importante que isso seja feito.
Rega
Outro detalhe do cultivo da minha planta é que procuro usar água descansada como faço com carnívoras e orquídeas.
Depois de testar vaso de plástico comum, prefiro o cultivo da minha avenca em vaso autoirrigável. Esses vasos são ótimos para elas porque mantém a umidade constante e regulada, algo que é muito importante para as avencas. Umidade excessiva jamais pode ocorrer.
As regas nos vasos autoirrigáveis são feitas por caninhos que levam a água direto ao reservatório no fundo. Não rego imediatamente depois que o reservatório seca. Espero a superfície do substrato aparentar estar levemente seca, então encho novamente. Isso pode ocorrer muito rápido ou levar uns dias dependendo da época do ano, umidade do ar, temperatura, etc.
Caso a planta esteja em um vaso de plástico convencional ou em um vaso de barro, o ideal são pequenas regas, mas todos os dias.
Em dias muito quentes e secos pode-se borrifar água nas folhas. Deve-se borrifar a uma certa distância para que apenas uma nuvem muito fina de respingos vá para a planta.
Adubo
Toda vez que rego a planta eu coloco meio copo dos de plástico de adubo líquido puro e completo com água descansada o volume do reservatório.
Diz a lenda que pó de café é ótimo para elas, mas não uso porque não tenho esse item disponível em casa. O que faço é colocar meio copo de plástico da água misturada com café que sai da minha cafeteira no reservatório e completar com água descansada. Faço isso a cada duas ou três vezes que rego e quando uso a água com café não uso o adubo líquido.
Independente de ser cultivada em vaso autoirrigável ou não, sugiro que não sejam usados com frequência adubos misturados ao substrato. Não custa lembrar que avencas são sensíveis, muito sensíveis, e não é interessante ficar perturbando as raízes. Então as melhores opções de adubos para elas são os líquidos e os que são apenas colocados por cima do substrato como os que existem em pastilhas (adubos químicos) ou que podem ser feitos a partir de adubos orgânicos.
Problemas
Até agora falei de tudo que é bom e faz bem para as avencas, mas há muitos problemas que podem ocorrer, afinal elas são sensíveis.
Se mesmo com todo o cuidado que mencionei a planta não estiver bem, e isso é muito comum, pode ser por vários motivos e nem sempre é fácil identificar a causa do problema.
Se houve mudança de ambiente poderão ocorrer muitas reações negativas no começo. Ainda que seja uma mudança para melhor será necessário ter paciência para ver se a planta vai concordar ou discordar.
Os sintomas mais comuns de desgosto são folhas com as borbas secando ou folhas secando por inteiro e rápido, sem sinal de crescimento de novos brotos. Quer dizer, a planta só perde folhas e não renova, ficando cada vez mais sem vida. Esses sintomas podem ser devido à mudanças de ambiente, falta de umidade do ar ou correntes de vento. Como às vezes é difícil saber exatamente qual é o problema sugiro levar em consideração todos os pontos que mencionei e procurar as condições ideais para a avenca.
Se as folhas estão murchando provavelmente é por falta de umidade no substrato. Observar o substrato e manter a umidade constante é fundamental, por isso recomendo os vasos autoirrigáveis para elas.
Se as folhas estão amarelando por inteiro ou verdes muito claras, quase amarelas, provavelmente é excesso de luminosidade.
Pra manter a planta saudável, além de tudo que já mencionei, também é importante cortar as folhas secas rente à base, isso deixa a planta com aspecto mais bonito e favorece o crescimento de novos brotos.
Me salva, minha avenca estava linda embaixo de uma parreira de uva ai coloquei ela na sala as folhas começaram a secar….vc acha q devo voltar ela no local? ????? Pensei em mudar o substrato tbm
Shirley avencas sentem muito mudanças de ambiente. Ela pode vir a se recuperar sim, mas pode levar tempo. Mesmo que você a coloque de volta ela ainda vai levar um tempo pra se recuperar. Fica a seu critério deixar onde está ou colocar de volta. Caso você deixe onde está e passado algum tempo ela não melhorar, coloque de volta onde estava, mas será um exercício de paciência de qualquer forma. Não recomendo mudar o substrato, será mais um mudança e elas são sensíveis. Melhor deixar como está e usar adubo à base de pó de café diluído que ajuda muito. Tem post mostrando passo a passo como fazer esse adubo no blog.
Abraços Floridos
Sou iniciante nas plantinhas, matei quase todas que eu tinha, mas depois de pesquisar aqui no seu blog, fui comprar o material para cuidar das sobrevivente e me empolguei e acabei de comprando uma avenca, mas agora que li, não sei se devo transplanta-la ou deixar no vaso em que ela veio (e estou me sentindo a seifadora da pobrezinha, porque ela é bem difícil de cuidar, provavelmente morrerá :p )… Também, por sorte, tenho adubo liquido mineral 10-10-10, é esse que você usa?
Não há motivo para pânico Natália rs. Siga as dicas do post, mas recomendo que por enquanto você a deixe no vaso que veio. Troque somente quando sentir que achou um lugar que ela gosta. O mais importante inicialmente é achar um cantinho bem iluminado pra ela ficar. Se você notar que ela indo bem com brotos novos frequentes, talvez depois de um período inicial de estagnação, aí você a troca de vaso. Mantenha o substrato levemente úmido. Não recomendo adubos químicos pra ela, qualquer erro pode ser fatal já que são sensíveis. O que a avenca ama é borra de café diluída na rega e húmus de minhoca. ; ) Tem posts sobre os dois no blog.
Boa sorte no cultivo e qualquer dúvida estou à disposição.
Abraços Floridos
Olá, comprei uma avenca a uma semana, não mudei o vaso e deixei no banheiro (pouca luz e pouco vento) ela está apresentando novas folhinhas aos poucos mas as folhas de baixo, mais próximas a terra estão amarelando nas pontas. Como sei que elas são muito sensíveis fiquei preocupada. Percebi a terra seca, mas sei q ela não gosta de muita umidade. Algum conselho em especial?
Adorei sua postagem
Ela gosta de umidade leve, substrato levemente úmido. Um dos motivos das pontas das folhas estarem amarelando pode ser o ar seco demais, que elas não gostam. Outro motivo pode ser estarem mais velhas mesmo, mas se secam mais rápido do que as novas aparecem é algum desequilíbrio, provavelmente relacionado à umidade. Nem sempre é fácil acertar com as avencas, mas tente borrifar as folhas com água, caso não tome banho nesse banheiro e controle melhor as regas, deixando o substrato levemente úmido.
Abraços Floridos
Oi. Comprei uma avenca e aparentemente por duas semanas tava indo tudo bem. tinha um aspecto saudável. Viajei por três dias e meio. A casa ficou toda fechada e quando voltei a minha avenca estava com as folhas secas. Eu não sei o que fazer para recuperá-la. devo podar as folhas secas? Importante destacar que as folhas não mudaram de cor, apenas secaram.
Brenna coloque água e observe. Pode ser que ela se recupere. Caso as folhas sejam revitalizadas com a rega mantenha os cuidados normalmente, caso não revitalizem e permaneçam secas corte todas elas e mantenha os cuidados com sua avenca, porque novas folhas irão brotar com o tempo. Veja o post Adubo de Borra de Café e faça um adubo desse tipo para ela, avencas reagem muito bem ao uso da borra e nutrientes vão ajudá-la a se recuperar, mas siga as proporções indicadas no post.
Abraços Floridos
As daqui estão com umas larvinhas na terra. Estão matando minhas avencas. Você sabe o que posso fazer pra me livrar delas?
Iana pode ser fungus gnats, pesquise por esse nome no google e veja se identifica as larvas. Caso seja mesmo veja o post Guia de Defensivos Naturais, lá falo sobre o fungus gnats e sobre o tratamento, que é com água oxigenada diluída.
Abraços Floridos
Algumas das minhas avencas estão com um problema que não sei o que é, são manchas brancas, parecendo algodão nos ramos. Como tratar?
Lourdes veja o post cochonilhas. Acredito que seja esse problema. No post você poderá identificar com certeza se for essa praga e verá como tratar em detalhes. Qualquer dúvida estarei à disposição.
Abraços Floridos
Olá Bruna !
Eu vou fazer isso que você disse. Irei deixar em água morna por 24hrs e depois lixar, só não sei como faço para lixa-las :/
Vou dar uma olhada no seu post sobre o Mix 😀
Vou te atualizando !
Oliver use uma lixa de unha normal e vá lixando por toda a semente. Não precisa lixar loucamente, rs, mas tirar um pouco a camada superficial.
Abraços Floridos
Bom dia !
Adorei seu post 😀
Recentemente comprei Atemoia no mercado e gostaria de saber como faço para germinar as sementes dela. Adoraria se você fize-se um post ensinando a germina-las. Desde já agradeço.
Oliver já anotei na lista de sugestões dos leitores. : ) Mas por hora sugiro que você deixe as sementes de milho na água morna por 24hs, depois lixe as sementes levemente por toda a superfície e use a técnica da estufa. Essas sementes são difíceis de germinar. Veja o post Mix de Técnicas de Germinação, ele irá te ajudar e qualquer dúvida estarei à disposição.
Abraços Floridos