Eu, como sempre, estava com problemas de espaço e tinha mais suculentas do que tinha lugar. Eu estava sem saber o que fazer quando tive a idéia de colocar as suculentas excedentes nos mini vasinhos fofura e pendurá-los no meu manacá de cheiro que estava quase sem folhas depois do banquete das lagartas.
A princípio eu fiz isso como teste apenas, mas adorei o resultado e as suculentas mais ainda. Como meu manacá pega sol durante toda a manhã, mas não pega o sol mais forte da tarde, acabou sendo o local perfeito para as suculentas e elas estão já com novos brotos, vigorosas e com cores lindas.
Como o resultado foi muito positivo vim mostrar passo a passo como eu fiz minha árvore de mini vasinhos fofura.
Material
– Alicate;
– Nylon;
– Prego de tamanho médio;
– Vasinhos leves e pequenos;
Como Fazer
Usando um alicate você vai encaixar um prego na ponta dele para não queimar a mão.
Depois, usando o fogão, esquente da ponta até a metade do prego. O ideal é usar pregos mais longos ou médios ao invés dos pequenos.
Eu faço esse mesmo processo quando quero fazer furos no fundo dos vasos de plástico só que uso parafusos mais grossos ao invés de pregos.
Depois de apenas alguns segundos o prego vai estar quente o suficiente, então imediatamente coloque o prego no local que vai furar o vaso e faça alguns movimentos circulares para fazer um buraco digno para passar o nylon sem muito esforço. Repita a mesma coisa do outro lado do vaso. Se for necessário, esquente novamente o prego.
Eu furo por volta de 0,5cm (meio cm) abaixo da borda do vaso.
Depois de furar, passe o nylon pelo buraco de um dos lados e dê vários nós para ficar firme.
Passe o nylon por cima do vaso deixando livre uma altura que seja suficiente para o tamanho da planta e dê vários nós como fez do outro lado.
Com os vasinhos prontos, basta pendura-los na árvore ou arbusto. Procure colocar os vasos com cuidado para não quebrar folhas e galhos e coloque sempre nos galhos mais fortes ou naqueles que você tem certeza que vão suportar o peso dos vasos.
Evite colocar os vasos na ponta dos galhos, coloque sempre depois de ramificações ou bem no fim do galho na junção com o principal para impedir que os vasos escorreguem e caiam com o vento.
Essas abaixo são as três primeiras espécies que coloquei e pretendo colocar bem mais.
Para colocar os vasos em outra planta não é necessário usar mini vasinhos. O tamanho dos vasos vai depender do tamanho da planta e da força dos galhos. Não use vasos que vão ficar pesados demais para a planta.
Muito criativo, amei. Infelizmente meu AP não tem varandas, então minhas plantinhas são bem pequenas. Nada que permita copiar essa fofura
Olá estou com duvidas em relação a uma plantinha que apareceu no condomínio, poderia me auxiliar? A planta eh Rosa e tem um leve aroma de Mel, parecida com tuia holandesa e com limaozinho…
Olá Mariana! Já respondi o e-mail que você mandou com a foto da planta.
Abraços Floridos
Já usei essa técnica de furar garrafas Pet e vasos, esquentando o prego no fogo, processo cansativo e perigoso. Agora eu uso o ferro de solda, é bem mais prático e rápido. O preço dele é bem baixo. Experimente, você vai gostar.
Eu tenho a impressão de que se der um vento forte ou chuva grossa, os seus vasinhos irão cair, e, quando as folhas e flores surgirem, as suculentas ficarão sufocadas.
Abraço
Olá Rosely! Já me falaram sobre o ferro de solda, mas nunca procurei porque é algo que é muito raro eu fazer, então uso o que tem em casa mesmo, mas com mais tempo vou procurar. Quanto ao vento não caem não. Estão bem firmes porque como eu disse no post coloquei bem na base dos galhos e não tem como eles caírem, só se a planta cair, RS.
Abraços Floridos
Que boa idéia! Amei! Ficou muito fofo! Gostaria de ver fotos das suas outras plantinhas! Beijos!
Oi Camila! As suculentas adoraram e foi ótimo porque arrumei um bom lugar para elas : )
Depois tiro foto com as outras especies.
Abraços Floridos
Lindinhos demais, ficaram bem charmosos !!!!! bj.
Olá Luzia! Orbigada ; ) Já coloquei mais vasinhos e hoje vou ver se acho espécies que não tenho para colocar mais alguns. Suculentas são um vício, rs.
Abraços Floridos