Aprendi a fazer amigurumis recentemente e, apaixonada por plantas que sou, só podia mesmo querer fazer amigurumis de plantas de algum tipo ou algo relacionado.
Se por um lado eu tinha certeza que queria amigurumis voltados para jardinagem, por outro lado queria começar com algo simples, porque aprendi crochê em maio, sim desse ano. Eu já sabia fazer tricô bem, o que facilitou muito. Decidi aprender depois de ler o livro O Coletivo de Crochê de Copeton, que recebi da TAG Inéditos, clube de assinatura do qual faço parte.
Logo de cara fiquei muito empolgada com os amigurumis. Me apaixonei pela possibilidade de fazer coisinhas pequenas e fofas de todo tipo. Depois de aprender, fazer testes e aprimorar um pouco a técnica, resolvi compartilhar aqui no blog amigurumis que podem servir de base para qualquer projeto que tenha relação com jardinagem.
A receita vai ficar disponível também na loja do blog por um preço simbólico apenas no caso de quem a quer em outro formato para download.
Visite a loja: Sementes do Jardim. Em breve vão ter mais receitas de amigurumis lá, antes vou desenvolver os métodos e aperfeiçoar minha técnica.
Grumpy e Sunshine
Sou uma pessoa que lê muito e existe na literatura, no gênero de romance, o conceito de grumpy e sunshine, que seria um casal em que um é alegre e o outro rabugento. Não sou a pessoa que lê romances, prefiro a fantasia, ficção científica e suspense, mas lembrei desse conceito na hora em que terminei o rostinho do meu projeto e estava pensando em que nome dar para ele. Era claramente Grumpy!
Imediatamente pensei que teria que fazer Sunshine!
Assim surgiu meu par de vasos fofos, que podem ser usados de diversas formas. Você pode optar por crochetar uma flor pra ele, um cacto, um legume, usar como porta trecos, como porta lápis e canetas, etc.
Materiais
Olhos pretos 12 mm com trava
Agulha crochê 2,5 mm
Fio Amigurumi da Círculo nas cores canário, amêndoa e branco
Linha de costura preta
Agulha de costura grossa
Agulha de tapeçaria
Tesoura
Marcadores de ponto (opcional)
Medidas
Finalizado com aproximadamente 4,5 cm de altura e 9 cm de largura.
As medidas vão variar conforme o fio e agulha usados. Se quiser maior basta usar agulha maior e fio mais grosso. Não há medida exata para esse projeto.
Abreviações
AM – anel mágico
pts – pontos
car – carreira
aum – aumento
pb – ponto baixo
pbx – ponto baixíssimo
Instruções
Usei os fios canário e amêndoa, mas as cores ficam a critério, só recomendo as mais claras porque as feições do amigurumi ficam mais contrastantes com o tom do fio e por isso ficam mais nítidas.
Esse par de vasos é muito simples de ser feito e uma receita que qualquer pessoa que saiba fazer anel mágico e ponto baixo consegue executar sem dificuldades. É uma receita perfeita para iniciantes.
Para os mais experientes ela será ótima como base para outros projetos e todo tipo de acréscimo pode ser feito. É uma receita bem versátil.
A construção dos vasinhos inicia-se da base para a borda.
Base
1ª Car : AM com 8 pts
2ª Car : (1 aum) x 8 – 16 pts
*Abaixo o passo a passo do ponto baixo em 5 passos. Para os aumentos do anel mágico basta seguir a tabuada. São sempre 8 pontos de aumento, então quando tivermos 24 pontos serão grupos de 3 pontos (2 pb, 1 aum), quando tivermos 32 pontos serão 4 pontos (3 pb, 1 aum), etc.
3ª Car : (1 pb, 1 aum) x 8 – 24 pts
4ª Car: (2 pb, 1 aum) x 8 – 32 pts
5ª Car: (3 pb, 1 aum) x 8 – 40 pts
6ª Car: (4 pb, 1 aum) x 8 – 48 pts
7ª Car: (5 pb, 1 aum) x 8 – 56 pts
Ao finalizar a base puxe bem o fio do meio para fechar o espaço central da base.
Corpo
8ª Car: 56 pb, apenas pelo fio de trás
9ª a 17ª Car: 56 pb
Borda
18ª Car: 56 pb, apenas pelo fio da frente
19ª Car: 56 pb, apenas pelo fio de trás
20ª Car: 56 pbx
Corte a linha, faça um laço e passe o fio restante por dentro puxando bem e depois esconda o fio entre os pontos na parte interna do vasinho.
Expressão
Usei olhos de 12 mm com 5 pontos de espaçamento entre eles. Coloquei alfinetes para marcar o local exato dos olhos antes de colocá-los.
Fiz cílios usando linha preta e agulha de costura mais grossa e coloquei um fio branco na parte debaixo usando agulha de tapeçaria para dar um destaque.
Acho que fica mais bonito e ilumina o rostinho do amigurumi, mas esses detalhes são opcionais.
Como meu par de vasos chama-se Grumpy e Sunshine, eu obviamente precisava fazer as feições deles de forma que combinassem cada um com seu respectivo nome. Fazer isso foi bem simples, bastou mudar a posição da boquinha. Grumpy parecendo chateado (boquinha pra baixo) e Sunshine feliz (boquinha pra cima). O restante foi igual para os dois.
Usei linha preta e agulha de costura mais grossa pra fazer as bocas. Basta fazer um formato de V, mais ou menos aberto, conforme seu gosto.
Você pode fazer o rostinho como preferir. Os únicos detalhes que são necessários nessa receita são os olhos (podem ser de 10 a 12mm) e a boquinha que deve ser feita uma virada para baixo e a outra virada para cima.
Sugestões de Uso
Há várias receitas por aí de cactos, tulipas, etc em vasinhos assim. Também já vi legumes e achei uma gracinha.
Eu preferi fazer um porta-trecos fofinho, então fiz um segundo vasinho, ligeiramente menor para preencher a parte interna.
Usei as cores do Grumpy no Sunshine e vice-versa. Fiz a parte de dentro sem borda, somente até o fim do corpo e arrematei.