Eu já falei sobre os tipos mais comuns de adubos orgânicos no outro post, agora vou falar sobre como utilizá-los, mas sempre da forma mais prática possível.
A forma mais usual de usar esse tipo de adubo é misturando à terra, mas antes de misturar à terra já deixe preparadas misturas específicas que vão facilitar a sua vida a cada adubação.
Misturas de Adubos
A base de qualquer mistura que eu faço é o húmus e a ele acrescento o que for necessário para criar um adubo equilibrado e rico em nutrientes priorizando o nitrogênio ou o fósforo dependendo da planta que vou adubar.
O ideal é usar duas misturas distintas sendo uma para ervas, temperos e folhagens em geral e outra para floríferas e frutíferas. Eu confesso que uso só uma porque a grande maioria das minhas plantas são floríferas ou frutíferas (faça o que eu digo, não faça o que eu faço).
No caso das ervas, temperos e folhagens o primordial para essas plantas é que a folhagem se desenvolva então coloque pouca farinha de osso na mistura e priorize a torta de algodão que é rica em nitrogênio como já expliquei no outro post sobre adubos orgânicos. Para isso sugiro a seguinte mistura:
12 col. de sopa de húmus de minhoca
6 col. de sopa de torta de algodão
2 col. de sopa de farinha de osso (se preferir nem coloque a farinha de osso)
Para floríferas e frutíferas o ideal é aumentar o teor de fósforo do adubo, então apenas modifique a mistura acima invertendo as quantidades de torta de algodão e farinha de osso.
Eu faço a mistura em um potinho pequeno porque ultimamente só uso em transplantes de mudas jovens (raramente em transplante de mudas recém-compradas e já adultas) e nesse caso os vasinhos não são grandes então uso pouca quantidade de adubo. Caso você faça uma mistura em pote maior faça a proporção entre cada item.
Como usar
– Se tiver argila expandida, casca de pinus, seixos ou qualquer coisa parecida no vaso, retire tudo. Caso você tenha, nesse momento vai desejar que não tivesse;
– Revolva superficialmente o substrato de forma delicada para não machucar as raízes. Eu uso sempre o ancinho do meu mini kit de jardinagem pra isso;
– Faça uma cova ao redor de toda a planta num ponto que fique entre a borda do vaso e o caule. Tome cuidado para não machucar as raízes. Não faça a cova muito próxima do caule porque mesmo sendo um adubo orgânico isso não é o ideal;
– Na cova coloque a quantidade recomendada da mistura que você fez. Espalhe a quantidade por vários pontos da cova. Evite colocar tudo no mesmo lugar;
– Misture bem o adubo ao substrato, resolvendo com um ancinho ou com uma pá;
– Depois de adubar sempre regue a planta. Faça uma rega mais abundante do que o normal, mas sem ser exagerada.
Com que Freqüência Usar
Eu usei por muito tempo o seguinte esquema de adubação:
– A cada 30 dias húmus de minhoca;
– A cada 60 dias húmus, farinha de osso e torta de algodão (mistura pronta).
Esse esquema é ótimo e funciona super bem, mas recentemente passei a usar um composto líquido como adubo foliar feito a partir do húmus e da torta de algodão, além disso uso outro composto líquido feito com húmus, farinha de osso e torta de algodão periodicamente nas regas, mas vou explicar tudo no próximo post. E ainda uso, mas com menos frequência, a mistura dos adubos direto no substrato.
Fiquem atentos para os próximos capítulos… : )
Boa noite!
Sabe dizer se as casquinha do chá mate (é o que mais consumo aqui em casa) podem ser usadas como adubo?
Pensei em talvez misturando no substrato na hora do plantio, ou fazendo uma pequena cova e preenchendo com as casquinhas do chá e cobrindo com mais substrato?
Parabéns pelo blog e por todas as informações compartilhadas.
Grato!
Emerson com certeza elas tem algo de bom para acrescentar ao substrato. Aqui tomo muito chá e guardo os saquinhos ou as ervas secas para colocar no minhocário e é o que sugiro para você, que coloque numa composteira ou minhocário, seria a forma mais segura de utilizar. Caso você não tenha ainda há um post no blog explicando passo a passo como fazer. ; )
Bruna lindona… falei com voce ha algum tempo atras que havia comprado um manacá, mas morreu! 🙁
ontem fui mexer na terra dele pra joga-lo fora e estava com o caule todo pintadinho.. achei estranho. Quando comecei a mexer na terra sairam vááááááárias lacraias pequeniníssimas e umas 3 ou 4 que vi de uns 3 cm . Entrei em panico!!!
Será que pode ser isso que matou meu manacá?????
Ja ate encomendei um novo num horto e deve chegar em no max 10 dias. eles pedem pra deixar o vaso pronto.. regado, com bastante substrato organico.
Ja deixei pronto seu adubo maravilhoooooooooso e estou batendo no liquidificador casca de banana, casca de batata, casca de ovo e po de café e rego a terra que meu manaca sera plantado com essa mistura 1x por semana… sera que ta bom?
rs
Beijocas floridas para voce.
Andreia desculpe a demora pra responder. Que eu saiba lacraias não causam danos às plantas, mas vou pesquisar melhor sobre o assunto, não posso afirmar nesse momento. Quanto ao adubo acho ótimo sim, mas não recomendo que você use puro. Regue uma vez por semana, mas diluído. Use a mesma diluição do adubo líquido que passei no blog. Espero que esse seu novo manacá te dê muitas alegrias. Qualquer dúvida estou à disposição. : )
Abraços Floridos
Oi Bruna… Estou mega feliz.. meu manacá pequenininho já deu umas 6 flores com menos de 1 mês la em casa. O rapaz do horto ficou impressionado e disse que quer saber que fortificante to dando pra ela pq normalmente eles so comecam a dar flores de 8 a 10 meses apos replantado. a muda veio com 15cm.
Hoje tem 40 dias que minha planta chegou e ela ja dobrou de tamanho.
Semana passada deu muita conchonilha, limpei de primeira com vinagre, folha por folha… dai comprei aquele oleo de neem pronto pra uso e borrifei na planta toda. 2 dias depois nao vi mais nenhum bichinho…
E as folhinhas continuam brotando… muitas… MEGA FELIZ
Num site vi que tem muitos motivos para as conchonilhas aparecerem e uma delas é excesso de nutrientes… Entao por esse motivo passei a fazer a rega com nosso MEGA ADUBO 1x por semana e sempre diluído. Estava fazendo 2x na semana.
Beijocas floridas.
Andrea fico muito feliz de saber que seu manacá está indo bem! ; )
Uma vez por semana está ótimo, é como uso aqui e os resultados são excelentes. Esse adubo realmente é muito bom e faz muita diferença no cultivo. Seu manacá vai crescer cada vez mais lindo!
Abraços Floridos
Oi minha querida.
obrigada sempre pelo seu carinho.
Acabei comprando um novo manacá e de quebra um limoeiro. rs Mas dessa vez não quebro mais minha cara e compro só um locais confiáveis. Fui atras de um horto aqui no Rio.
Estou apaixonada pelos meus bebezinhos.
O rapaz do horto disse que como o manacá veio com 15 cm ele so iria florescer dentro de 8 meses a 1 ano. E não é que com seu suco mágico fortificante em menos de 30 dias plnatado no vaso definitivo ele comecou a dar botões e deu a primeira florada com 6 flores lindas e perfumadas! (O meu manacá é o de jardim) .
Hoje, 1 mes depois meu limoeiro tambem está cravejado de flores. lindas !!
Estou muito feliz com minhas novas filhas e acho que elas tambem adoraram o suquinho fortificando que você receitou para elas.
Obrigada sempre pelas suas dicas maravilhosas.
Beijocas
Andreia
Flores de limoeiro são lindas! Que continuem crescendo assim com o uso desse adubo e com seus cuidados. : )
Abraços Floridos
Parabéns pelo seu blog. Li suas instruções sibre adubação, neste e em outros links. Mas continuou minha dúvida que é a seguinte: quando colocamos forração no jardim, como fazemos pra adubar a terra? Temos que retirar a forração, fazer a adubação e revolver a terra e depois replantar a forração.? Risos. Com certeza, não será isto! Gostaria de saber como se faz, ppous tenho vontade de colocar forração, mas tenho essa dúvida. Obrigada!
Jane eu adoro forrações e tenho em alguns vasos, nesses casos para adubar a melhor opção, e única na verdade, é o adubo líquido. Use uma ou duas vezes por semana. No blog tem um post ensinando a fazer, passo a passo.
Abraços Floridos
Parabéns pelo site e suas explicações!
oi acompanho vc pelo seu blog, acho muito legal e educativo. vc tem algum grupo de whatsaap?
Não José! Pretendo fazer no futuro, mas por enquanto não porque não teria tempo de administrar e dar a atenção que gostaria. Mas assim que eu fizer com certeza será publicado no blog. ; )
Abraços Floridos
Bruna, eu de novo.
Em hortaliças você acha muito ruim usar algodão+osso que já vem misturados (uso a sua receita de adubo prático líquido), ou você acha melhor eu usá-los separados?
Liguei na empresa que produz o adubo e eles me disseram que a torta de algodão e a farinha de osso estão em partes iguais na mistura.
Olá Denise! Não vejo problema, pode usar como vem na embalagem, mas como você perguntou em outro comentário sobre o cheiro, acho que o maior problema é a farinha de osso. É o que dá mais gases na garrafa e intensifica muito o cheiro ruim. Já fiz somente com torta de algodão e também só com húmus e a diferença é absurda.
Abraços Floridos
Gostei, agradeço que tenha gentileza de me adicionar à lista de emails.
Um abraço até breve
AMRodrigues
Olá Bruna,
Obrigado pelo seus posts, estou lendo e praticando.
Gostaria de saber, esta quantidade da mistura dos adubos orgânicos, como eu vou saber a quantidade para um vaso, tenho vasos de vários tamanhos moro em ap. Tenho vasos de 20 altura/15 diâmetro, outros 20/20, 10/15, jardineiras 10/20. como não exagerar ou por de menos nestas variedades de vasos.
Obrigado pela atenção.
Olá Jeferson! Faça uma cova estreita ao redor da planta e coloque os adubos nela sem preencher toda a profundidade da cova, apenas usando-a como referência. A quantidade especificamente não sei te dizer, nunca medi. Se você tem dúvidas erre para menos, especialmente se for usar adubos químicos.
Abraços Floridos
Parabéns pelo seu blog é muito esclarecedor para os que estão começando a mexer com as plantinhas.Obrigada!
Olá Francisca! Que bom que o blog está te ajudando ; )
Abraços Floridos
Bruna posso usar o organico liquido nas orquideas eu fz com humus etorta de mamona q vem cm farinha de osso e quanto tempo depois do quimico comecei agora a adubar 15em15dias com npk 4 14 8. Minhas plantas saomaioraior parte flores bj bj
Olá Elisabete! Pode usar sim, dê um intervalo de 15 dias da última adubação e use diluído como mostrei no blog.
Abraços Floridos
PARABÉNS PELO SEU TRABALHO AQUI NO BLOG ,ADOREI SUAS EXPLICAÇÕES.
BJS,
Obrigada Virginia!
Abraços Floridos
Olá Bruna!
As tais drosófilas são terríveis. Elas apareceram na minha horta, principalmente no meu vaso de quiabo. Já tentei controlar a umidade, mas mesmo assim tá difícil, viu? Agora elas estão por toda parte… eu faço uso do adubo líquido (sua receita) e regas normais..
A novidade é que embaixo das folhas do quiabo, tem umas bolinhas bem pequenas e transparentes. Se eu passo o dedo, elas saem… vc sabe o que pode ser? Será que tem a ver com as drosófilas? Não vejo elas atrapalhando o crescimento…aliás, a plantinha vai muito bem.
Moro em apartamento e são as “mosquinhas” que estão me incomodando muito…!
Bjooosss!
Olá Ana! Elas são realmente terríveis. Se você está borrifando o adubo foliar isso pode estar piorando a situação. Passe a usar na rega pelo menos até elas sumirem. Diminua as regas deixando o substrato secar entre uma e outra. Evite deixar lixo orgânico muito tempo na silveiras porque piora. Tudo que apodrece e fede elas amam (nojinho).
Quanto às bolinhas pela descrição podem ser ovos de alguma coisa, desde percevejos à borboletas. Se tiver fotos mande para o meu email e vejo se é alguma praga.
Me dê notícias das drosófilas depois. Se não melhorar com essas medidas vamos pensando em outras soluções. : )
Abraços Floridos
Olá…bom eu fiz a mistura como vc ensinou…misturei i humus, a farinha de osso e a torta de algodão, nessas proporções que vc passou…usei nos vasos e o que sobrou eu tampei o potinho e guardei…passadas duas semanas eu abri o potinho e estava tudo mofado e com umidade…o que será que aconteceu? outra coisa estranha que eu notei foi que começaram a juntar mosquitinhos nos vasos e antes quando eu usava o adubo químico isso não acontecia…todos os adubos que eu comprei foram industrializados, enãonão pode ser pq não estavam curtidos certo? se souber o que aconteceu me ajude por favor…
Oi Daniella! Quando você diz “o que sobrou” se refere ao líquido ou à parte sólida?
Aqui eu tenho nunca tive problemas com mofo nas garrafas.
Os mosquitinhos são drosófilas. Elas só aparecem quando há combinação de umidade com matéria em decomposição. É normal isso acontecer quando se começa a usar adubos orgânicos. Mas normalmente se há drosófilas é porque tem umidade demais. O ideal é regular bem as regas e elas somem ou pelo menos reduzem em 80%.
Abraços Floridos
oi de novo rs…O que mofou foi a mistura de adubos só, sem misturar com água, como este que vc guarda no potinho fofo de gatinho …fiz a mistura eu guardei em um potinho pra facilitar na hora de usar…mas a mistura mofou…coloquei húmus, farinha de osso e torta de algodão…obrigada pela explicação sobre os mosquitinhos, vou diminuir a rega e ver o que acontece…beijoo
Daniella aqui nunca mofou a minha mistura. Será que não tinha umidade dentro do potinho? Tente fazer de novo e tome muito cuidado para secar bem o pote antes de usar. Só posso imaginar que tenha sido isso que aconteceu. É uma pena : (
Depois me dê notícias quando começar a notar diferenças no crescimento e na floração das plantas ; )
Abraços Floridos