A zebrina, tradescantia zebrina, também conhecida como lambari, é uma planta maravilhosa. Eu sou suspeita para falar dela porque sou apaixonada por plantas roxas e ela é uma das minhas preferidas. A folhagem listrada de roxo, prata e verde em tons bem brilhantes é linda!
Além de belíssima essa variedade é de fácil cultivo e bastante resistente. Plantar a zebrina é muito gratificante e ainda dá para fazer várias mudas pra dar de presente, porque ela cresce super rápido e a propagação por estaquia é bem simples.
Livro sobre Plantas de Sombra. Clique na imagem para Comprar na Amazon!
Plantio
Eu adquiri minhas mudas depois de pegar dois ramos numa calçada cheia de zebrinas. Cortei os dois com a unha porque não tive opção, mas o ideal é usar uma tesoura de poda ou outra tesoura bem afiada para fazer o corte. Depois basta colocar os ramos em um copo com água e deixar enraizar.
Foi incrível a rapidez com que as mudas começaram a criar raízes, em dois dias já dava para notá-las crescendo.
Deixei os ramos criarem uma boa quantidade de raízes, o que levou por volta de 8 dias, para só então plantar no substrato. Usei uma mistura de duas partes de substrato pronto de boa qualidade, duas partes de húmus de minhoca e uma parte de esterco bovino bem curtido.
Plantei as mudas em um vaso na treliça que pegava somente o sol da manhã. Sinceramente achei que elas ficariam muito tempo nesse vaso, mas começaram a crescer bastante e estavam cada vez maiores e com muitas brotações.
Depois de deixar as mudas crescerem bem, optei por replantar em um vaso maior já que elas nitidamente tinham ocupado todo o espaço daquele vaso inicial. Para completar o espaço do vaso novo ao fazer o replante usei a mesma mistura de substrato que foi usada antes.
A zebrina aceita bem replantes, mas claro que o ideal é movimentar a planta o mínimo possível e, sempre que for necessário, fazer isso com o máximo de cuidado para preservar bem o torrão e as raízes.
Ela não é exigente quanto ao substrato, mas como prefere que seja mantido levemente úmido o ideal é que tenha uma drenagem relativamente boa para que não haja encharcamento. Não usei areia ou outro tipo de material que favorece a drenagem porque plantei em um vaso de cerâmica, que absorve bastante umidade. Caso seja plantada em vasos de plástico ou alumínio, que retém umidade, o ideal é usar misturado ao substrato algum material que auxilie na drenagem, como areia, casca de pinus moída, substrato pronto para orquídeas, etc, sendo duas partes de algum desses materiais, duas partes de substrato pronto, duas partes de húmus de minhoca e uma parte de esterco bovino bem curtido.
Sol
A zebrina não gosta de sol pleno, o ideal para ela é apenas sol da manhã, sem incidência de sol direto nas horas mais quentes do dia.
Uma questão interessante é que quanto mais sol a zebrina pega menos roxas ficam as bordas das folhas na parte superior. Quanto menos sol mais arroxeadas e o verde fica mais escuro.
As minhas mudas estão em um vaso que pega sol do fim da tarde, mas por pouco tempo e está muito bonita. Ela cresceu muito nesse local depois que foi replantada e está sempre florescendo. Considerando a coloração das folhas e crescimento da planta, é nítido que o local está adequado para ela, portanto além de seguir essas regras de cultivo quanto à incidência de sol também é sempre muito importante observar.
Apesar de preferir uma incidência de sol menor isso não quer dizer que elas gostam de sombra. Na sombra ficam estioladas e sem cor, até o verde e o prateado das folhas fica opaco e o roxo some completamente. Se é o caso da sua muda, coloque-a em local que pegue pelo menos um pouco de sol, seja pela manhã ou fim da tarde, desde que não seja nas horas mais quentes do dia.
Rega
Ela prefere substrato levemente úmido, mas tolera relativamente bem se secar um pouco mais. Pode ser mantida também deixando o substrato secar levemente entre regas, mas pelo que observei ela prefere um pouco mais de umidade.
A zebrina é muito versátil e resistente, mas se ressecar demais vai sentir, especialmente se for cultivada pegando mais sol. O estresse hídrico não faz nada bem à planta, mas o encharcamento também pode matá-la, apodrecendo as raízes. Então é importante manter o equilíbrio e analisar ao longo do cultivo o que funciona melhor para ela nas condições em que é mantida.
Adubo
A zebrina não é uma planta exigente com adubo, mas certamente se desenvolve melhor em substrato rico em matéria orgânica.
Mantenho para ela a mesma rotina de adubação que utilizo para as demais plantas, usando o adubo líquido uma vez por semana nas regas ou borrifando a folhagem como adubo foliar e o leite diluído também uma vez por semana, mas nesse caso uso exclusivamente como adubo foliar.
Pragas
Eu cultivo a zebrina há apenas alguns meses, mas ela está linda e muito saudável e assim sempre esteve, desde que fiz as mudas a partir de estaquia.
Elas nunca tiveram nenhum tipo de praga, são plantas realmente muito resistentes, mesmo assim sugiro a leitura do post Guia de Defensivos Naturais, nele será possível encontrar muita informação sobre pragas e os respectivos tratamentos para cada uma.
Muito obrigado pela ajuda!
Também me ajudou bastante!
Obrigada
Olá! A minha está ficando com folhas escuras que logo caem… e algumas das folhas novas também estão nascendo já queimadinhas.
Ela não fica no Sol, e adubo de 2 em 2 semanas (desde que comecei a adubar ela passou a crescer muito mais!!!).
Estou super na dúvida se deveria regar mais ou menos… como identifico se é falta de rega ou se é água de mais? Consegue me ajudar?
Oi Thamy! Desculpe a demora.
Isso pode estar relacionado à falta de umidade do ar, irregularidade das regas ou fungos. O que recomendo é testar, infelizmente não tem melhor forma, ao meu ver de tentar resolver. Sugiro, se possível, comprar cupro dimy em pó e usar nas regas uma vez por semana. É super barato e rende muito.
Além do uso do cupro dimy, que também é um adubo e fará bem para suas plantas, recomendo regar em menor quantidade e quando o substrato estiver levemente seco.
Abraços FLoridos
Tenho uma há 6 meses, cresceu bastante e dá novas flores quase todos os dias, porém nos últimos 2 meses comecei a notar a coloração de algumas folhas mais claras, tipo desbotadas, e muitas folhas estão secando agora. Eu achava q podia ser excesso de rega, moro numa cidade q o clima costuma ser mais seco e ela está na minha varanda onde pega o sol da manhã, num vaso de plástico suspenso e eu molhava 3x na semana (a cada 48h a 72h o substrato já parecia estar seco). O rapaz da floricultura me disse depois q era para molhar apenas 2 x na semana, q eu não deveria estar percebendo a umidade do substrato mais interno, mas usando um palito de churrasco percebo bem seco molhando menos e as folhas continuam secando. Será que não seria o inverso? Ela estaria com mais sede?
Olá Alexandrina! Se for falta de água você as notará murchas, como não estão acredito que seja apenas o caso de replantar. As folhas mais secas são as mais próximas à base da planta? Se for o caso o que eu faço em casa é podar a planta toda, removo tudo do vaso, coloco novo substrato e replanto o ramos que estavam bonitos, retirando todas as folhas secas. Já fiz isso algumas vezes com a minha e ela continua crescendo lindamente depois.
Eu amo tradescantias, mas como não posso dedicar muito tempo às plantas, ainda não havia chegado a um consenso sobre como cuidar delas. O post ajudou muito! percebi que as especies e mudas que estão expostas apenas ao sol da manhã realmente tem uma com mais viva, e as folhas murchas menos, mesmo quando esqueço de regá-las. Vou mover todas para a meia-sombra.
ganhei uma muda verde e branca da minha sogra. Ansiosa para vê-la crescer!
Fico feliz de ter ajudado : )
Oi! Também sou apaixonada por essa lindeza e consegui minha muda enraizando um galhinho. Agora que já está na terra, ele vai crescendo bem e já soltou três folhas novas! Mas o galho está crescendo só “pra cima”, ficando mais comprido. Será que eu devo cortar a ponta, pra que cresçam galhos laterais?
Mais uma vez: agradecida pela sua atenção! Seu trabalho me ajuda muito!
Pérolla recomendo esperar mais um pouco, não faça podas ainda. Elas costumam começar a brotar lateralmente ao longo do crescimento. Quando estiver maior e já com brotos laterais você poda a parte que cresce verticalmente e planta no mesmo vaso, fazendo uma nova muda ; ).
Oi minha amiga Bruninha das Pimentas,
Também gosto muito dela. A Tradescantia zebrina Heynh, ex Bosse (sinônimo Zebrina pendula, Schnizl) me lembra as aulas de anatomia vegetal, nos felizes dias de ingresso na universidade, em que eram usadas para nós calouros estudarmos cromoplastos. Eles são cheios de antocianina que dá essa bela cor arroxeada. Tem uma outra do mesmo gênero a Tradescantia pallida, lindíssima também ótima para estudar, mas sem os raios prateados, vulgarmente conhecida como Trapoeraba roxa. Ao longo do tempo acabei descobrindo que, em trabalhos de recuperação de áreas degradadas, essas lindas senhorinhas são ótimas para recobrir taludes e pequenas encostas após a estabilização física inicial do terreno. Espalham-se com muita facilidade e rapidez sobre o terreno e protegem-no contra o impacto direto da chuva, formando uma espessa trama de folhas e ramos para dissipar a energia da água caindo, impedindo seu escoamento direto sobre o terreno, fazendo-a infiltrar-se lentamente. Além de tudo conferem uma beleza sem igual para as áreas tratadas. Lindo post. Um grande abraço.
Essa trapoeraba roxa eu também adoro e vejo muito dela. Qualquer dia também pego uma muda rs. Não sabia sobre a antocianina, que interessante! Depois pesquisando sobre a zebrina descobri que ela é comestível e costuma ser usada para fazer sucos em alguns países.
Obrigada pelo carinho de sempre : )
Abraços Floridos
Gostaria de saber se pode criar ela na água?
Eu recomendo deixar na água somente pelo tempo de criar raízes e depois plantar no substrato. A água é inerte e você precisaria ficar colocando adubos líquidos, mesmo assim não é a mesma coisa que cultivar no substrato.