A oeceoclades maculata foi minha primeira orquídea e ela chegou bem antes de eu descobrir minha paixão por outras espécies, como a phalaenopsis. Ganhei essa muda do meu irmão e por isso tenho um carinho enorme por ela.
Essa orquídea terrestre é a única espécie do gênero oeceoclades que ocorre no Brasil. Essa variedade é pouco conhecida ou pelo que pesquisei parece, já que achei pouquíssima informação sobre ela.
Livro sobre Orquídeas Brasileiras. Clique na imagem para comprar na Amazon!
O cultivo da oeceoclades maculata é bem fácil não só comparado a outras orquídeas, mas também a outros tipos de planta. Além disso essa espécie é muito resistente, a minha nunca teve nenhuma praga ou doença e eu a tenho há aproximadamente 3 anos.
Algo que eu amo nessa variedade, e é o que mais chama a atenção nela, é que a folhagem é muito ornamental. Ela é bem diferente de outras espécies conhecidas e as folhas lembram muito a espada de são jorge. Quem não a conhece certamente não imagina que é uma orquídea.
As flores da oeceoclades maculata saem de pendões finos e altos e são bem delicadas. Eu tenho duas mudas, uma mais velha, a primeira orquídea que já tive, que tem flores amarelinhas e a outra ganhei recentemente do meu irmão também, mas essa ainda não deu flores.
No primeiro ano que cultivei essa minha muda mais velha ela estava estagnada, não saiam folhas novas nem flores. Eu não fazia idéia de como cultivá-la. Apesar do meu irmão ter dado dicas eu ainda não tinha aprendido o que era melhor pra ela aqui no clima de São Paulo.
Eu acredito que o problema foi falta de regas e adubo. Sabe aquela história de regar orquídea uma vez por semana que a gente lê em muitos sites e blogs por aí? Eu fazia isso e a pobrezinha esturricava. O substrato ficava muito seco, mas eu achava que estava fazendo o certo, deixando secar bem e regando pouco. Felizmente ela sobreviveu a mim e minha falta de informação e hoje está linda, tem um crescimento regular e floresce todo ano como deve ser.
Por ser uma orquídea terrestre recomendo para o cultivo uma mistura de 3 partes de substrato pronto, 2 partes de areia média (pode ser areia de construção ou areia de rio) e uma parte de húmus de minhoca.
O substrato deve ser mantido levemente úmido, mas sem encharcar. Sugiro que as regas sejam feitas quando o substrato estiver começando a secar, mas em pequena quantidade, apenas para manter úmido. Como eu uso vasos de plástico transparente para minhas mudas isso facilita muito. Então quando vejo que o substrato está começando a secar por inteiro, inclusive do meio para baixo, eu rego novamente.
Quanto à luminosidade ela não gosta de sol direto, no máximo sol da manhã. Minhas mudas ficam em um local da varanda que tem muita claridade, mas sem sol direto e vão muito bem.
Eventualmente preciso limpar as folhas dela que sujam com muita facilidade. Ficam cheias de pó e perdem o brilho bonito que têm, ainda mais agora que está tendo uma obra próxima ao meu prédio. Felizmente esse é um problema que qualquer paninho úmido resolve.
A oeceoclades maculata tem um comportamento bem característico. Ela solta uma folha nova por ano e pouco tempo após o desenvolvimento completo da nova folha ela floresce.
Em regra, ela floresce todos os anos no mesmo mês, no meu caso no mês de janeiro. O ideal é anotar a data ou pelo menos o mês da floração para saber quando ela irá florescer novamente.
Olá, amei o artigo, essa orquídea é linda e muito mimosa, eu tinha uma que floresça sempre em maio perdi ela qdo fiz uma obra em casa e o pedreiro matou com cimento 😕😞. Augusto de Volta Redonda l, vc disse que aí ela é mato, poderia me fazer doação de mudas? Ficarei eternamente grata, meu e-mail é [email protected]
Eu só tinha uma muda dela, Carmen, não tenho para doação.
Abraços Floridos
Olá, Carmen!!
Tudo bem??
Eu tenho bastante maculata aqui, como posso te ajudar?
Tenho uma e até antes de florir pensava que era uma espada de São Jorge mais pra minha surpresa vi as flores que pareciam uma orquídea então pesquisei e achei a resposta aqui e fiquei mais feliz ainda!!!Amo flores e agora vou cuidar mais ainda da minha orquídea maculata 😍😍 e a minha igual a sua também floresce em janeiro😍😍😍
Ótimo artigo parabéns. Eu moro na zona rural, aqui é muito comum esse tipo de orquídea.
Parabésn, ótimo artigo.
Aqui em Volta Rddonda-RJ essa orquidea é mato!!!!
Olá, adorei saber sobre esta espécie. Há dois meses encontrei três plantinhas na frente de minha casa: uma ainda com flor, uma com frutinhos e outra ainda bem pequena, consegui replantá-las e estão ficando lindas. A principio achei ser espada de São Jorge mas após pesquisar descobri que era a Oeceoclades maculata.
Bom dia,
Até ontem tinha uma, mas infelizmente uma funcionaria foi mexer no jardim e a jogou fora (achando que era só um tronco velho), sabe onde posso conseguir?
Neuvimar veja no Orquidário 4 estações e no Orquidário Paulista. São duas lojas que conheço e recomendo!
Encontrei um exemplar desta linda orquídea em meu jardim. Nasceu sozinha e eu jurava ser um tipo de espada de São Jorge, pois há algumas destas no local. Coloquei-em uma xícara com água e deixei no banheiro para acompanhar. Pois não é que floresceu??? Aí pensei, essa florzinha parece uma orquídea e cá estou. Obrigada pelas informações do site! Foram primordiais para eu descobrir de qual espécie se tratava.
Tenho uma ,acredito que está plantada meio enterrada mas está brotando , eu ia mexer ,mas agora q sei q floresce em janeiro ,vou aguardar p mexer depois das flores .
Melhor matéria sobre essa orquídea! Encontrei duas mudas aqui no quintal de casa, na Zona da Mata em Minas Gerais. Coloquei num vaso sem saber que eram orquídeas, por estarem no chão. Pelas folhas desconfiei serem orquídeas e por essa matéria à hora tenho certeza. Inclusive uma já está dando flor agora em janeiro. São simples, porém lindas e resistentes.Parabéns pela matéria e dicas! Felicidades!
Obrigada Gerson! Elas dão cápsulas de sementes com muita facilidade. Leve para a natureza, locais de mata fechada, quando estiverem prontas e quem sabe elas geram novas mudas. Espalhar as sementes ajuda a preservá-las : )
Abraços Floridos
Bom dia. Sou estudante de agronomia e trabalho como técnico de segurança rural, hoje pela manhã enquanto fazia minhas inspeções de rotina eu encontrei 2 plantas dessas na mata no meio do dendezal. Eu sei que retirar orquideas da natureza é crime mas eu as recolhi para estuda-las e tentar reproduzi-las para devolve-las e repovoar a área a qual eu as encontrei. Sou um amante das orquideas e sei o quanto elas estão sofrendo com a extinção.
Ivanildo essas orquídeas costumam produzir cápsulas de sementes, as minhas pelo menos sempre produzem, mas germinar orquídeas é uma tarefa muito difícil. Eu já tentei sem sucesso. Eu espero sinceramente que você consiga de algum modo reproduzi-las para devolver à natureza, porque de fato elas sofrem bastante com o desmatamento e muitas espécies estão correndo risco de extinção, mas não aconselho retirar muitas mudas, ainda que seja com o intuito de preservar. Que se retire um bulbo com raiz se for o caso e preserve a planta mãe no seu local original.
Abraços Floridos
Encontrei uma dessas num xaxim no lixo. Nem a conhecia. Cuidei dela e fiquei apaixonada pelas suas florezinhas.
Bom dia me chamo Regina sou de São Paulo e estou a procura dessa orquídea mas está difícil de achar, vc poderia me indicar onde posso achar?
Veja no site do orquidário 4 estações, talvez lá você encontre e já comprei com eles, são ótimos.
Abraços Floridos
posso te dar uma mudinha se quiser entre em contato comigo pelo meu zap 21972415263 moro no rio de janeiro e encontrei a minha numa estrada onde passavam carros toda hora e pisoteavam ela ainda nao deu flor mas ficarei feliz em lhe ceder uma muda,
Regina si quiser mando uma mudinha pra vc,quer coisa me manda um email [email protected]
Adorei essa publicação sobre essa orquídea que ganhei de uma amiga da Bahia. Adoraria ter você em nosso grupo de doações e trocas de mudas e sementes: https://m.facebook.com/groups/422967081396608?tsid=0.619813308177283&source=result
O cultivo é muito tranquilo e floresce religiosamente rs. Obrigada pela dica do grupo. : )
Abraços Floridos