Pulgões

 

Os pulgões são uma praga chata e persistente, mas, particularmente, eu não acho tão difíceis de combater, desde que usados os defensivos corretos.

Os bichinhos, vistos com muito zoom, são até bonitinhos, mas são terríveis para as plantas. Os brotos ficam atrofiados quando nascem, as folhas começam a amarelar e a planta fica com o desenvolvimento lento, quase nulo. Se a sua planta estagnou sem causa aparente, procure por pulgões.

pulgao_00

Acho que o grande problema dos pulgões é que se camuflam muito bem e geram sintomas genéricos na planta, sem apresentar nada que seja muito característico. Os sintomas que aparecem podem estar relacionados a outras pragas, problemas com a rega ou até falta de nutrientes, então pode acabar demorando até que se perceba que eles são a causa.

Os pulgões podem ser verdes ou marrons e são difíceis de perceber sem um olhar atento. Costumam se concentrar principalmente embaixo das folhas e ao redor dos brotos mais novos no topo da planta.

pulgao_01

Eu uso o combo super top plus defensivos contra os pulgões associado ao alho curtido no álcool. Mas deve-se tomar muito cuidado com o fumo, porque algumas plantas, como os tomates e pimentas, não toleram bem. Além disso o fumo pode queimar as folhas de qualquer planta se usado em excesso. O ideal é borrifar pouco, sem deixar as folhas com acúmulo de líquido nas pontas.

pulgao_02

Atualmente eu tenho até preferido utilizar o combo sem o fumo, usando apenas o óleo de neem e o sabão de côco e também acrescento no borrifador (300ml) três tampinhas de alho curtido no álcool (uso a do próprio frasco). Caso ainda não tenha o alho curtido pode usar apenas o álcool comum, que já ajuda bastante.

Dependendo da infestação o ideal é fazer a aplicação a cada dois dias até notar uma boa melhora e ainda um controle manual, tirando o excesso de bichos. O ideal é usar as mãos mesmo, porque usando cotonetes, por exemplo, eles apenas caem no substrato e depois sobem novamente nas plantas. Sim é nojento fazer isso e muito desagradável, recomendo luvas para os mais sensíveis, mas é fato que faz toda a diferença.

É interessante que os pulgões parecem gostar mais de umas plantas do que de outras e, nas que aparecem, costumam voltar, então é sempre bom estar atento.

39 comentários em “Pulgões

  1.  

    Boa tarde. Meus vasos estão com um pulgão na terra. Parece uma baratinha branca de uns 2 a 3 milímetros. Quando mexe na terra eles aparecem. Não sei o que fazer porque não acho nada na internet sobre eles. Alguns são vasos de temperos que uso rotineiramente, por isso não queria jogar veneno. Queria uma receita caseira. Já coloquei água de fumo, mas não resolveu. Acabo tendo que trocar toda a terra e muitas vezes a planta não resiste e morre. Aguardo seu retorno, agradecendo antecipadamente.

    1.  

      Eliane, veja um post chamado “Não é Cochonilha, é Tatuzinho de Jardim”, talvez nele você ache o “pulgão” que imagina ter nos vasos. Se identificar como o tatuzinho do post não precisa fazer nada, são inofensivos.
      Abraços Floridos

  2.  

    Olá, comecei a cultivar pimentas e gostei muito do seu blog, ele muito autoexplicativo e tem excelentes informaçoes.
    Estou com uma infestação de pulgoes verdes na minha habanero, e nao consigo me livrar deles de jeito nenhum. Sabe me dizer o que fazer? A planta está linda, mas eles estao derrubando todos os brotinhos de flor.
    Já tentei tira-los todos com a mao, ja tentei agua de pimenta, oleo de neem e tambem agua com vinagre e detergente, nada parece funcionar. 🙁

    1.  

      Eu sempre uso óleo de neem diluído com sabão aqui e funciona muito bem. Você aplica com qual frequência? Para erradica-lós deve aplicar a cada dois dias, sem deixar as folhas pingando para não queimar a planta. Faça aplicações com esse intervalo até que a planta esteja sem sinal de pragas.
      Abraços Floridos

      1.  

        Oi, eu não encontrei o oleo de neem concentrado, apenas o pronto, já diluído, quanto deveria colocar de sabão? O sabão seria de coco?

        Tentei passar a cada dois dias, durante 1 semana e nada…

      2.  

        Eu nunca usei esse pronto, sempre concentrado, mas você pode abrir o frasco e acrescentar um pouco de sabão de côco diluído, dependendo da quantidade que vem no frasco. No post Combo Super Top Plus Defensivos eu explico a diluição ; ).

  3.  

    Olá, cultivo manjericão na varanda do meu apartamento, tava indo tudo bem , até aparecer uma espécie de mosquitinho preto , parecidíssimo com aqueles que ficam nas frutas, porém , percebi que a terra está infestada de um bichinho branco bem pequeno, parece uma pulguinha , depois ela cresce e aparentemente se transforma nesse mosquito. Já coloquei fumo curtido em 48 horas, já coloquei cebola , alho e pimenta triturados no liquidificador, já fervi sabão de coco e encharquei a terra , mas tudo isso , só diminuiu não elimina , não queria partir para o inseticida químico , pq não faria sentido , quero comer meu manjericão . Então, o que vc me indica.

    1.  

      Para esses mosquitinhos pretos recomendo água oxigenada. Veja o post Guia de Defensivos Naturais e lá tem a exata proporção de uso. Espero que ajude!;)

  4.  

    Olá
    Moro apartamento bem iluminado e acho que minha mostera está com pulgões. Nao achei o bicho mas tem aqueles escrementos ou ovos grudadosem algumas folhas. Tô muito friste pq usei nem em outra mas ela acabou nao resistindo a praga. Que faço?
    Grata

    1.  

      Ana se estão meio grudentos provavelmente são cochonilhas, mas eu teria que ver fotos para ter certeza. De qualquer forma o tratamento é o mesmo, pode usar o óleo de neem com sabão de côco ou até o óleo de neem puro, mas sempre diluído, claro. Veja o post sobre cochonilhas aqui no blog, que pode te ajudar a identificar.

    1.  

      Junior acabei de responder seu comentário te passando outro nome rs. Se for aquele da foto que você mandou o link é o nome que te passei anteriormente. De qualquer forma o tratamento é o mesmo. Recomendo algum repelente feito com óleo de neem e alho curtido no álcool ou pimenta curtida no álcool. Aplique dia sim dia não até ver alguma melhore, depois a cada dois dias. Se possível procure ovos deles nas folhas e as retire.
      Abraços Floridos

  5.  

    Olá Bruna tudo bem? Tem um bicho grande que ficam por debaixo da folha do pepino, ainda não consegui identificá-lo, estou usando olho de neem, porém não sei se é eficaz. Você saberia me dizer que inseto é esse? Estão acabando com as folhas do pepino. O que possa usar para acabar com eles, pois o pepino está dando flores e fico receoso de usar o neem e com isso afastar insetos polinizadores.

    O inseto ou praga se parece muito com este do link abaixo:

    http://www.mfrural.com.br/imagens/insetos-pulgao-na-planta-de-tomate-86.aspx

    1.  

      Junior esse percevejo suga a seiva da planta, mas não come as folhas até onde sei. Ele se chama phthia picta. De qualquer forma é muito prejudicial então sugiro que você continue usando o óleo de neem e use associado algum outro repelente como o alho curtido no álcool ou pimenta como mostrei no post Guia de Defensivos Naturais.
      Abraços Floridos

  6.  

    Olá, Bruna, gostaria de saber qual a graduação desse álcool acrescentado às receitas de inseticida. Ou independe se for de 45º, 70º ou 90º? Abração!

    1.  

      Gilson essa pinta preta é nos frutos ou nas folhas? Se for o que estou pensando é um fungo e eu trataria com leite. Veja o post “Fungicida Natural para Tomateiros”.
      Abraços Floridos

  7.  

    ola, estou com problema com pulgões no meu pé de laranja kinkan (plantado em vaso) só que eles estão na terra, não sobem na planta, acho que estão atacando a raiz dela. já joguei óleo de neem (aquele que vem pronto num borrifador) por diversas semanas mas eles nem se importam com ele. não sei o que posso jogar na terra para afastá-los de vez…

    1.  

      Cristiane nunca vi pulgões na terra. Você pode me mandar uma foto por e-mail, [email protected]? Se não conseguir tirar foto e achar algo semelhante na internet me mande o link. Talvez seja algum outro inseto ou praga.
      Abraços Floridos

      1.  

        Olá , achei sua página aqui preocupada com a minha jibóia , vi esse comentário e é exatamente o que ta acontecendo com ela.. eles não sobem pra planta mas estão se multiplicando e enchendo o solo. Sou nova com plantas mas andei pesquisando e parece ser essa praga também . O que posso fazer ? Ah já aprendi muito por aqui , obrigada por compartilhar seu conhecimento com a gente!!

      2.  

        Olá Bibi! Se estão na terra não devem ser pulgões, podem ser ácaros (tem tipos específicos que ficam no solo e aparecem muito em composteiras e minhocários), mosquitinhos de fungus gnats ou tatuzinho. Pesquise por esses termos aqui no blog que você vai achar fotos que vão te ajudar a identificar. Cada um tem um tratamento diferente. Mas assim que identificar me avise e te indico o melhor tratamento.
        Eu que agradeço o carinho com o blog : )

  8.  

    Por favor, o que é oleo neem e onde é vendido ?
    Folhas de tomate, couve manteiga, alfaces etc começaram a apresentar furos e penso que sejam gafanhotos.
    Esse óleo ajudaria no combate?

    Muito obrigado pelas informações úteis. Minha horata caseira agradece !

    1.  

      Óleo de neem é um defensivo natural e em lojas de jardinagem você encontra com facilidade. Não sei se ajudaria com gafanhotos, mas você pode ver o post Cartilha de Defensivos Naturais porque lá com certeza tem alguma receita que vai te ajudar.
      Abraços Floridos

  9.  

    Ai, Bruna… venci as mosquinhas, venci o pó da reforma do vizinho, venci até o meu gatinho Otto, que come minhas alfaces, mas percebi aqui agora muitos pulgões. Não gosto da idéia de usar fumo, vi receitas que usam cebola, alho, coentro… achei interessante. Li também sobre o óleo de nim, o que você acha? como posso usá-lo para matar e controlar essas coisas?
    Já vi de tudo nesse centro de são paulo, menos joaninha! :s

    1.  

      Kkkkkkk adorei a parte do gato. Sei bem como é! Eu uso aqui óleo de neem com sabão de côco como mostrei no post Combo super top Plus defensivos, mas também não uso o fumo porque tenho muitos tomates e pimentas e eles não reagem bem ao uso dele. Acrescento ao Combo uma tampinha de álcool no borrifador e costuma funcionar bem para cochonilhas e pulgões usando a cada dois dias ou dia sim dia não se for uma infestação muito grave. Já testei receitas com alho e pimenta e não me agradou muito. Tem que ser feita na hora e usada e isso é complicado com o tempo que eu não tenho na vida, então prefiro essa opção que passei no blog, mas tem um post com uma cartilha que traz várias receitas naturais caso você queira experimentar alguma outra.
      Abraços Floridos

      1.  

        Olha, achei no blog estufa de vidro uma receita que mistura oleo de cozinha, água, detergente e bicarbonato de sódio: SU-SU-SUCESSO! Mas algumas plantas não gostaram nem um pouco, outras nem ligaram. Comprei o neem e vou começar a testar essa sua receita sem o fumo.

      2.  

        Denise o que aconteceu com as plantas que não gostaram? Qual foi o sintoma? Eu gosto dessa receita com o neem e costuma funcionar. Tenho acrescentado uma tampinha de álcool no borrifador e o efeito é ótimo.
        Abraços Floridos

      3.  

        Passaram uns dias e as folhas murcharam e morreram. Mas não matou nenhuma planta, testei uma mistura mais suave e deu super certo também.
        To preferindo o neem pq tb espanta outras pragas.

      4.  

        Eu gosto muito do neem Denise. Só não uso para ácaros porque o enxofre funciona bem melhor, mas de resto uso neem com sabão e álcool.
        Abraços Floridos

  10.  

    Bruna, meu sabão de coco nunca derrete até o fim, mesmo fervendo por bastante tempo, e além disso a solução acaba entupindo o borrifador. Será que meu borrifador/sabão é que são ruins ou eu estou fazendo algo errado?

    1.  

      Olá Paty! Eu uso um coador depois que fervo o sabão, se você fizer isso não terá mais problemas. Aliás eu faço isso pra quase todos os defensivos que preparo e para o adubo liquido, quando vou usar na rega.
      Abraços Floridos

  11.  

    Oi Bruna! Os pulgões também estão animadinhos por aqui rss… Tenho dois tipos de “Escova-de-garrafa” uma com as folhinhas macias e aveludadas e outra com as folhas bem firmes e eles só atacam as da primeira… Foi como você falou no post, eles têm preferência por alguns tipos de folhas.

    E como só faltam dois dias para o Natal já vou aproveitar para lhe desejar um Feliz Natal e um ótimo Ano Novo! Um grande abraço e que você continue com esse trabalho maravilhoso no blog!!!

    Jardinet – O jardim virtual das flores e beija-flores!

    1.  

      Oi Ju! Os safadinhos gostam mais de algumas plantas mesmo. Paladar apurado, kkk. Obrigada novamente pela mensagem, apesar de já termos conversado também por email : ) Aproveito também pra desejar que 2015 seja um ano maravilhoso pra você.
      Abraços Floridos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »
error: Content is protected !!