Secar ervas e temperos é a melhor forma de conservá-los por mais tempo e nesse post vou mostrar duas formas de fazer isso. A primeira técnica é a que eu prefiro usar, já a segunda é uma outra opção, mas acho menos prática, porém vale a pena mostrar.
Seja para uma ou outra, o material usado é super simples. Basicamente só é necessário ter as ervas ou temperos frescos, papel toalha e paciência, muita paciência.
Ambos os métodos que vou mostrar precisam de semanas para que tudo esteja bem seco e a desidratação fique perfeita. Há formas de acelerar o processo e ter as ervas e temperos frescos em apenas alguns minutos usando o forno ou microondas, mas eu prefiro usar métodos naturais, que apesar de levarem semanas, não deixam de ser práticos e não tem risco de queimar ou os efeitos nocivos do microondas.
Para secar naturalmente a primeira coisa a ser feita é lavar as ervas ou temperos e recomendo que isso seja feito quando houver uma boa disponibilidade de tempo, porque dependendo da quantidade demora bastante.
Após a lavagem das folhas e ramos sacuda bem para tirar o excesso de água. O próximo passo é enrolar no papel toalha, fazendo uma trouxinha. Eu uso duas ou três folhas no máximo para fazer isso.
Após enrolar os ramos basta amarrar o papel toalha envolvendo os talos na base e para isso pode ser usado arame de pão, fio de lã, linha de costura, nylon ou qualquer coisa parecida.
Depois pendure com a parte aberta virada para baixo em local seco e fresco dentro de casa, onde fique protegido para não pegar poeira.
As ervas vão levar de 3 a 6 semanas para estarem completamente secas e só devem ser recolhidas e armazenadas quando estiverem todas quebrando com facilidade.
Outra opção para secar as ervas é fazer um processo semelhante. Nesse caso deve-se forrar um tabuleiro, por exemplo, com papel toalha e colocar as ervas. Elas não devem ficar sobrepostas, devem de preferência ser colocadas lado a lado. Depois cubra-as com mais papel toalha ou dobre a própria folha da base sobre elas, dependendo da quantidade.
O tempo de espera para que todas estejam completamente secas é o mesmo do método anterior.
Após secar e observar que estão todas bem secas e quebradiças, partindo com muita facilidade ao toque, devem ser armazenadas, preferencialmente em um recipiente de vidro, mantido em local seco e fresco.
As ervas e temperos conservados dessa forma duram alguns meses, podendo variar muito dependendo das condições climáticas e do local.
coloquem dentro de um livro
É mais fácil desidratar no microondas
Bom dia, nas vasilhas de pode tampar?
Desculpe, não entendi bem a pergunta, mas se foi para saber se pode tampar as vasilhas após as ervas estarem secas, sim, deve manter tampada.
Abraços Floridos